BMW confirma lançamento nacional do novo X3 no 1º semestre de 2018


Apresentada mundialmente há pouco mais de um mês, durante o Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, a terceira geração do BMW X3 desembarca no Brasil no primeiro semestre de 2018. Desde o lançamento da primeira geração, que inaugurou o segmento de utilitários esportivos médios, em 2003 (até então só havia modelos do porte do X5, como o Mercedes ML), ele acumula mais de 1,5 milhão de unidades vendidas no mundo.




A terceira geração do BMW X3 tem dimensões exteriores praticamente inalteradas, porém o modelo ganhou 5,6 centímetros na distância entre-eixos. Vale destacar a distribuição de peso de 50%:50% entre os eixos dianteiro e traseiro. Pela primeira vez em um utilitário da BMW, a grade é "tridimensional" com controle de abertura das aletas, e faróis de neblina em formato horizontal.



Internamente, um dos destaques é o novo head-up display, que projeta imagens coloridas em alta definição no para-brisa e ficou 75% maior em relação ao recurso anterior. Ao centro do painel está a nova central multimídia com tela de 10,25 polegadas, sensível ao toque e controlável por gestos. Há ainda ar-condicionado automático de três zonas e bancos com abas esportivas.



O modelo oferece o sistema de detecção de acidentes Active Protection, além do engate de reboque de série em alguns mercados. A suspensão M Sport, de série no modelo X3 M40i, traz mais firmeza em molas, amortecedores e barras anti-rolagem. O Dynamic Damper Control está disponível no modelo X3 xDrive30i e inclui amortecedores controlados eletronicamente que se adaptam à superfície da estrada e à situação de condução.


Os freios esportivos são padrão no novo BMW X3 M40i e apresentam pinças dianteiras fixas de quatro pistões de alumínio pintadas em azul. Os discos de freio possuem altos níveis de resistência térmica para proporcionar um poder de frenagem robusta apesar do seu peso extremamente baixo. A direção esportiva variável de série no X3 M40i é opcional no xDrive30i.

O novo BMW X3 M40i traz o motor 3.0 M Performance TwinPower Turbo de 6 cilindros em linha, que rende 360 cavalos entre 5500 a 6500 rpm, além de torque de 50,9 kgfm entre 1520 e 4800 rpm. Com isso, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e atinge velocidade máxima de 250 km/h.



Já a versão xDrive30i traz o motor 2.0 a gasolina de 4 cilindros em linha TwinPower Turbo, com potência de 252 cavalos a 5200 rpm e um torque de 35,7 kgfm entre 1450 a 4800 rpm, aliado ao câmbio automático Steptronic de 8 marchas. O conjunto faz o X3 acelerar de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e chegar à velocidade máxima é de 240 km/h.



O Gesture Control (opcional), que estreou no atual BMW Série 7, permite o controle intuitivo da central multimídia usando gestos. O veículo também pode ser controlado usando o Intelligent Voice Control, que compreende uma linguagem mais coloquial. Entre os dispositivos conectáveis com o BMW Connected estão o Apple Watch e o Samsung Gear (S2 e S3) para o Amazon Echo, além do serviço de voz Alexa da Amazon Echo para verificar o nível de combustível do X3, trancar o veículo ou ativar o ar-condicionado.



Há ainda o detector de acidentes Active Protection, que aciona os tensores do cinto do motorista e do passageiro dianteiro, fechando os vidros e o teto solar, minimizando os efeitos de uma colisão. Se o pior ocorrer, o carro freia automaticamente.


Comentários