Audi lança série especial do R8 V10 com tração "nas rodas certas"


Para amantes de esportivos puristas, carro tem que ter tração nas rodas traseiras e ponto final. Para agradar aos adeptos desta corrente, que prezam por uma tocada mais dependente do talento do piloto ao dirigir, a Audi revela neste Salão de Frankfurt o R8 V10 RWS. que chega em série limitada de 999 unidades tanto na carroceria Coupé quanto Spyder. A tração é chamada Rear Wheel Series e o modelo será construído a mão na fábrica de Böllinger Höfe.



Externamento, o R8 RWS se diferencia pelo acabamento preto-brilhante da grade frontal e das aberturas de ar na dianteira e na traseira. A lâmina lateral no Coupé tem a parte de cima em preto brilhante, enquanto a lâmina inferior é da cor da carroceria. Similar ao R8 LMS GT 4, o Coupé está disponível com uma listra vermelha opcional que passa pelo capô, teto e traseira. Por dentro, os assentos esportivos são revestidos de couro e Alcantara. Bancos conchas são oferecidos como opcional. O painel apresenta uma plaqueta “1 de 999”, indicando o número da edição limitada.


O motor central 5.2 FSI V10 produz 540 cv. É um dos últimos naturalmente aspirados do segmento - até a Ferrari já se rendeu ao turbocompressor. Seu torque de 55,1 kgfm é entregue aos 6500 rpm. O Coupé acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos (3,8 segundos no Spyder) e alcança uma velocidade máxima de 320 km/h (Spyder: 318 km/h).


O Coupé pesa 1590 quilos (sem o motorista), ou significativos 50 kg a menos que na mesma configuração com tração integral, que precisa de componentes adicionais como eixo cardã, câmbio automatizado e diferencial central. Já o Spyder RWS é 40 kg mais leve que o R8 V10 Spyder, pesando 1680 kg. A distribuição de peso por eixo é de 40,6%/59,4% (Coupé) e 40,4%/59,6% (Spyder). Os ajustes de dirigibilidade adaptados para a tração traseira oferecem a oportunidade de fazer drifts controlados ao escolher o modo Dynamic no Audi drive select e ajustar o Controle Eletrônico de Estabilidade para “Sport”.


O R8 V10 RWS sai da linha de montagem com rodas de alumínio aro 19 com design de cinco raios e acabamento na cor preta, além de pneus 245/35 na dianteira e 295/35 na traseira. Esta versão estará disponível para reservas na Alemanha e em outros países europeus a partir do final de setembro, e as primeiras unidades começam a chegar às ruas no início de 2018.

Comentários