Para aguçar a curiosidade de jornalistas e potenciais consumidores antes da produção na fábrica Anchieta estar em pleno vapor, a Volkswagen libera sketches e mais detalhes sobre o Polo de sexta geração que será apresentado ao Brasil semanas após sua revelação no Salão de Frankfurt (Alemanha), em setembro. Produzido sobre a plataforma modular MQB que também serve ao Golf, esta é a maior geração do Polo em termos de distância entre-eixos, comprimento externo e largura, enquanto a altura continuou praticamente a mesma.
A dianteira do novo Polo brasileiro é levemente diferenciada do modelo europeu, mas não foi revelada na íntegra. Um vinco margeia a entrada de ar e corta o espaço entre o conjunto ótico principal e os faróis de neblina. A grade inferior é maior do que a do modelo europeu, bem como seu contorno no para-choque.
Uma linha dupla em forma de flecha é a marca registrada no design da lateral do Polo. A superfície dessa linha é levemente alargada e termina com um corte afilado para baixo. É uma linha "corajosa", por denunciar qualquer desalinhamento da carroceria. O hatch terá luzes de condução diurna em LED ao lado dos faróis de neblina e lanternas traseiras trapezoidais. Quatro airbags serão item de série para todas as versões, e em testes de impacto realizados pela própria marca, o Polo se saiu bem.
O principal destaque do Polo será mesmo o interior, visualmente bastante similar ao modelo europeu, com linhas horizontais. Opcionalmente estará disponível o quadro de instrumentos digital Active Info Display e cada versão terá uma opção de sistema de som/multimídia. As saídas de ar centrais foram reposicionadas mais para baixo, como no arquirrival Fiat Argo. Painel e console central são levemente inclinados para o motorista.
O Polo promete recursos inéditos na categoria, como freios a disco nas quatro rodas com frenagem automática pós-colisão e secagem dos discos de freio. Sua suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, com eixo de torção atrás. Para o Brasil, a suspensão do Novo Polo foi elevada em 20 mm em relação à versão Europeia, ganhando barra estabilizadora dianteira de 20 mm de diâmetro na versão com motor TSI. Freios a disco nas 4 rodas serão item de série na versão TSI: os discos terão 276 mm de diâmetro nas rodas dianteiras e 230 mm de diâmetro nas rodas traseiras. Serão três medidas de rodas e pneus disponíveis: 185/65 com rodas aro 15'', 195/55 com rodas de 16 polegadas e 205/50 com rodas aro 17''.
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