Rolls-Royce revela oitava geração do Phantom


A Rolls-Royce apresentou detalhes do Phantom VIII, modelo que dá continuidade ao legado do modelo produzido desde 1925. A primeira geração do Phantom foi feita até o ano de 1931; já o Phantom II, lançado em 1929, coexistiu por algum tempo com o modelo "original" e resistiu até 1936, ano em que foi revelado o Phantom III, feito até 1939. Passada a Segunda Guerra Mundial, surgiu em 1950 o Phantom IV, que durou até 1959. Naquele ano era lançado o Phantom V, na ativa até 1968. Já o Rolls-Royce Phantom VI foi o mais longevo, sendo feito entre 1968 e 1991. Após outro hiato, o Phantom VII surgiu em 2003 e foi fabricado até 2016.




Com rigidez torcional 30% maior em relação ao Phantom anterior, o modelo 2018 não revoluciona em seu design; algumas novidades foram inspiradas no futurista carro-conceito 103EX, como o estilo dos faróis (com iluminação a laser e alcance de 600 metros), enquanto a curvatura traseira relembra a geração VI do modelo. As laterais são marcadas pelas rodas de 22 polegadas e pelas portas que se abrem em direções opostas para facilitar o acesso à cabine, com fechamento automático.


Por dentro, uma tela de 12,3 polegadas emula um quadro de instrumentos analógico ao estilo Rolls-Royce, contando com um indicador de "reserva de força" no lugar do conta-giros, enquanto o monitor central pode ser ocultado. À esquerda ficam os botões de partida e de liberação do freio de estacionamento, e à direita fica o clássico relógio analógico. Já os ocupantes traseiros contam com o charme do forro de teto com pontos de luzes que simulam estrelas no céu, além de monitores retráteis, saídas de ar-condicionado, console central e muito espaço para esticar as pernas.


Tanto na versão "standard" quanto na Extended Wheelbase, o Phantom traz motor 6.75 V12, que rende 571 cavalos e 91,8 kgfm de torque já a 1700 rpm. O câmbio é automático de 8 marchas, e a tração, traseira.


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