Quase exatos cinco anos após a apresentação da atual geração do EcoSport, a Ford revelou a linha 2018 de seu utilitário a parte da imprensa especializada na região de Reserva do Paiva, próxima a Recife, no estado de Pernambuco. A atualização de meia-vida não chegou a intervir profundamente no estilo do Eco: as maiores novidades estão na frente, assemelhada (mas não igual) aos novos EcoSport lançados recentemente nos Estados Unidos e China: faróis, capô, grade, para-choque e luzes de neblina têm novo formato. Fora isso, só há novidades no estilo das rodas e um ligeiro redesenho do para-choque traseiro.
A maior novidade perceptível do EcoSport 2018, que chega às concessionárias no mês de agosto, é o interior, com acabamento mais caprichado e novos equipamentos de série em todas as versões (SE, FreeStyle e Titanium). O painel traz revestimento macio ao toque, os bancos estão mais ergonômicos, o volante conta com Paddle Shifts para trocas de marcha nas versões automáticas, e há console central com descansa-braço, porta-luvas climatizado, porta-óculos no teto e nichos para celular.
Desde a versão SE, por R$ 73 990 com câmbio manual e motor 1.5 Dragon de três cilindros (R$ 78 990 com o novo câmbio automático com conversor de torque que aposenta o automatizado de dupla embreagem PowerShift), são itens de série: sete airbags (frontais, laterais dianteiros, de cortina e para os joelhos do motorista), controles de estabilidade e tração, grade frontal com fechamento e abertura ativos, central multimídia SYNC 3 com tela de 6,5 polegadas sensível ao toque, espelhamento de tela de smartphones compatíveis com Android Auto e Apple CarPlay e outros recursos, como AppLink e Assistência de Emergência; monitoramento de pressão dos pneus, sensor de estacionamento traseiro, assistência de partida em ladeiras, sistema anticapotamento e rodas de liga leve de 15 polegadas, entre outros itens.
A versão FreeStyle também é equipada exclusivamente com o motor 1.5 Dragon e custa R$ 81 490 (manual) ou R$ 86 490 com câmbio automático. Traz, adicionalmente, sistema multimídia SYNC 3 com tela de 8 polegadas e câmera de ré, ar-condicionado automático digital, faróis com luzes diurnas de LED, tela do computador de bordo de 4,2 polegadas entre o velocímetro e o conta-giros, bancos revestidos numa mescla de tecido e couro, além de rodas de liga leve de 16 polegadas.
Já a versão Titanium custa R$93.990 e traz a exclusividade do motor 2.0 Direct Flex aliado ao câmbio automático de 6 marchas. Vem com teto solar elétrico, sensor de veículos em pontos cegos com alerta de tráfego cruzado, capas dos retrovisores e maçanetas externas na cor da carroceria, chave presencial com partida do motor por botão, faróis de xenônio, sistema de som da Sony com 9 alto-falantes, bancos de couro, acendimento automático dos faróis, porta-malas com ajuste variável de bagagem, sensor de chuva e rodas de liga leve de 17 polegadas.
A versão FreeStyle também é equipada exclusivamente com o motor 1.5 Dragon e custa R$ 81 490 (manual) ou R$ 86 490 com câmbio automático. Traz, adicionalmente, sistema multimídia SYNC 3 com tela de 8 polegadas e câmera de ré, ar-condicionado automático digital, faróis com luzes diurnas de LED, tela do computador de bordo de 4,2 polegadas entre o velocímetro e o conta-giros, bancos revestidos numa mescla de tecido e couro, além de rodas de liga leve de 16 polegadas.
Já a versão Titanium custa R$93.990 e traz a exclusividade do motor 2.0 Direct Flex aliado ao câmbio automático de 6 marchas. Vem com teto solar elétrico, sensor de veículos em pontos cegos com alerta de tráfego cruzado, capas dos retrovisores e maçanetas externas na cor da carroceria, chave presencial com partida do motor por botão, faróis de xenônio, sistema de som da Sony com 9 alto-falantes, bancos de couro, acendimento automático dos faróis, porta-malas com ajuste variável de bagagem, sensor de chuva e rodas de liga leve de 17 polegadas.
O porta-malas manteve a capacidade de 362 litros, mas agora, na versão topo de linha, há o assoalho com três configurações que forma uma plataforma plana com o banco traseiro rebatido, ampliando o espaço de bagagem para 1178 litros.
O novo motor 1.5 TiVCT Flex de três cilindros substitui o 1.6 Sigma e gera 137 cavalos e 16,2 kgfm de torque a 4500 rpm (com etanol): segundo dados do Inmetro, sempre com gasolina no tanque, o modelo manual chega a 11,6 km/l na cidade e 13,1 km/l na estrada. Já o 1.5 automático, também abastecido com gasolina, obtém 10,4 km/l em percurso urbano e 12,8 km/l em trajeto rodoviário.
Cerca de 700 engenheiros na América, Europa e Ásia trabalharam no projeto de "revitalização do EcoSport" entre 2014 e 2017. A Ford também anunciou uma promoção de financiamento com taxa de 0,99% e a primeira revisão grátis para quem fizer a reserva antecipada. Aos que já possuem um EcoSport, além da primeira revisão sem custo para o consumidor, o financiamento é com taxa zero. O EcoSport 2018 estará disponível em 5 cores: Vermelho Arpoador, Preto Ebony, Prata Dublin, Branco Ártico e a tonalidade de lançamento, Azul Belize.
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