Mercedes-Benz Classe X: a inédita picape da marca é mostrada por inteiro



A Mercedes-Benz apresenta por inteiro sua picape média Classe X, que será produzida em breve na Argentina, juntamente com a Nissan Frontier e a Renault Alaskan. Como aposta de risco moderado, a marca preferiu conceber a Classe X com base no chassi da atual geração da Frontier, modificando seu exterior, interior e gama de motorizações para se adequar melhor ao portfólio de utilitários da marca. Suas medidas, portanto, são similares às da picape Nissan: comprimento de 5,34 metros, largura de 1,92 metro (excluindo retrovisores) e altura de 1,82 m. A capacidade de carga é de 1100 quilos, podendo rebocar cargas de até 3500 kg.



Muitas das ousadias do carro-conceito, como os faróis alongados e a traseira com lanternas que se uniam ao transpassar a tampa da caçamba, foram perdidas na Classe X de produção. Para desvencilhar a imagem da picape da Mercedes às irmãs da Nissan e Renault, houve um redesenho de vários painéis de carroceria, ainda que as maçanetas, retrovisores e janelas sejam iguais (exceto pelo fato que a Classe X, nas versões mais completas, traz vidro traseiro eletricamente basculante). Como é de praxe nos Mercedes-Benz, há uma gama maior de personalização, que inclui 9 cores para a carroceria (as sólidas danakil red, chisana white e granite green, além das metálicas kabara black, axinite bronze, rock grey, cavansite blue, diamond silver e bering white), além de rodas aro 17'', 18'' ou 19'' com diferentes acabamentos, totalizando 6 estilos.


O interior da nova picape possui uma ambientação familiar para quem conhece outros modelos da Mercedes. Tanto o volante quanto o quadro de instrumentos, com cúpulas separadas para velocímetro/conta-giros e tela do computador de bordo de 5,4 polegdas ao centro, são similares ao Classe C. Ao centro do painel vai a tela do sistema multimídia, que é operado pelo touchpad entre os bancos, também como em outros modelos da marca. Os comandos de ar-condicionado, maçanetas internas e as saídas de ar que lembram turbinas são outros detalhes típicos dos Mercedes. Da Frontier, vieram o esquema de operação do câmbio (por alavanca tradicional no console central, no lugar da haste à direita na coluna de direção), o freio de mão com acionamento mecânico, o acionamento da tração por seletor giratório e o posicionamento de botões nas portas e console central.


A Classe X terá três versões: Pure, Progressive e Power. Desde a opção Pure, voltada para o trabalho, vêm de série: retrovisores elétricos, ar-condicionado, sistema de som Audio 20 USB com alto-falantes nas portas, tapetes de plástico, rodas de ferro de 17 polegadas, bancos revestidos em tecido "Tunja" preto, bancos dianteiros ajustáveis manualmente e câmbio manual, de seis marchas. Opcionalmente, há sensor de estacionamento traseiro e trilhos na base da caçamba.  A versão movida a diesel pode ser equipada com o câmbio automático de 7 marchas e tração nas quatro rodas.


Na versão Progressive (amarela, nestas fotos), o pacote de equipamentos inclui para-choques pintados, rodas de liga leve de 17 polegadas, sensor de chuva, para-brisa com isolamento térmico, bússola digital no retrovisor interno, som com 8 alto-falantes, revestimentos de couro no volante, alavanca de freio de mão e manopla do câmbio, iluminação na região dos pedais, soleiras de alumínio, entre outros itens. Há dois conjuntos de opcionais: o Comfort Package adiciona bancos dianteiros elétricos com ajuste lombar, ar-condicionado digital automático, bancos revestidos em couro, além de uma rede porta-objetos para o passageiro da frente. Já o Style Package agrega faróis e lanternas com LEDs, rodas de 18 polegadas, rack de teto, vidros traseiros escurecidos, estribos laterais e vidro traseiro com abertura elétrica.


A versão Power é a mais completa e traz detalhes cromados na grade e no para-choque traseiro, além de rodas de liga leve de 18 polegadas, faróis de LED, sistema multimídia Audio 20 CD com tela de 7 polegadas (opcionalmente há o sistema COMAND Online com tela de 8,4 polegadas), retrovisores aquecíveis, elétricos e rebatíveis automaticamente, chave presencial com partida por botão, ar-condicionado automático, retrovisor interno anti-ofuscante, bancos revestidos em couro (com costuras feitas à mão), bancos dianteiros eletricamente ajustáveis com regulagem lombar e rede porta-objetos para o passageiro dianteiro. Como opcionais, estão disponíveis: rodas de 19 polegadas, rack de teto, vidros traseiros escurecidos, estribos laterais e vidro traseiro com abertura elétrica. Haverão ainda os acessórios livres, como três modelos de santantônio, protetor de caçamba, proteção na parte inferior do chassi, e uma capota rígida (canopy) com vidros escurecidos, que a assemelha a um utilitário esportivo.


A gama de motorizações também é assemelhada à da Frontier. O motor 2.3 movido a diesel está disponível em duas configurações: com um turbocompressor e rendimento de 163 horsepower (versão X 220 d) ou biturbo, com 190 horsepower (X 250 d, com tração traseira ou 4x4; o câmbio automático de 7 marchas é opcional). Haverá ainda a versão X 200, movida a gasolina, com motor de 165 horsepower (com tração traseira e câmbio manual de 6 marchas). Em meados de 2018, chega a versão para brigar diretamente com a Volkswagen Amarok mais potente: também será equipada com motor V6, e virá com seletor de modos de condução.


Em termos de segurança, a Classe X avança, contando com 7 airbags em todas as versões (frontais de duplo estágio, laterais dianteiros, de cortina e para os joelhos do motorista; a bolsa de ar frontal do passageiro não infla caso o assento esteja desocupado), dois pontos traseiros de fixação ISOFIX para cadeirinhas infantis, câmera de visão em 360 graus (opcional), assistente de manutenção na faixa de rodagem, monitoramento de pressão dos pneus, assistente de estabilidade de trailer, chamada de emergência, frenagem automática de emergência e detecção de placas de trânsito.


Comentários