Com durabilidade média de 60 mil quilômetros, os pneus são uma das grandes preocupações dos motoristas. Para isso, Reginaldo Carvalho, Técnico da Oficina Volkswagen da Caraigá, cita dicas e fatos que fazem os pneus durarem mais, além dos fatores que aumentam o desgaste prematuro. Veja algumas delas:
A pressão ideal
“Este é o principal vilão quando se trata do desgaste prematuro dos pneus. Sem a pressão correta imposta no manual do veículo, o carro pode consumir além do previsto e seus pneus terão a vida útil reduzida por consequência. Procure calibrar todos os pneus ao menos uma vez na semana e de preferência frios.”, relata Reginaldo Carvalho.
Alinhamento e balanceamento são essenciais
É aconselhável fazer alinhamento e balanceamento a cada 10 mil quilômetros ou 6 meses de uso, o que vier primeiro. Ambos preservam e muito os pneus. Com o carro desalinhado o veículo tende a gastar apenas um lado do pneu e o desbalanceado a direção trepida, gerando inclusive gasto prematuro de algumas peças.
Cambagem ajuda na economia de combustível e do pneu
Cambagem é o termo usado para o ajuste de inclinação das rodas quando comparado ao plano do solo. Se as rodas estiverem inclinadas para dentro ou fora do veículo, isso é um sinal de que os pneus podem estar sofrendo forte desgaste na banda de rodagem. Com inclinação de cambagem correta, o condutor terá uma maior economia dos pneus de seu veículo e ainda nos números de consumo.
O rodízio tem sim suas regras
O grande questionamento dos clientes é sobre como o rodízio dos pneus devem ser feitos. “No caso de pneus com desenho unidirecional, os pneus dianteiros precisam ser passados para traseira e por lógica, os traseiros para a dianteira”, conta Reginaldo Carvalho, Técnico da Oficina Volkswagen da Caraigá. “O rodízio deve ser feito em toda revisão, com esses cuidados específicos. Pois, com isso, o desgaste dos pneus são uniformes.”, complementa.
Sobre a Caraigá:
Fundada em 1º de outubro de 1965, a Caraigá Veículos começou sua história com a marca Volkswagen na capital paulista. Após um crescimento consolidado com o passar dos primeiros anos, ocorre a fusão da empresa com a antiga Jaguaré Veículos, em 1976, fortalecendo sua atuação sobre a região metropolitana de São Paulo. Em 1994, a atuação da Caraigá se expande com a conquista da bandeira Audi para seu portfólio, sendo a primeira concessionária Audi do Brasil, mantendo inclusive a liderança nas vendas durante os últimos 17 anos para a marca Audi.
As concessionárias Caraigá mantiveram um ritmo crescente no mercado, tendo a concessionária sido campeã de vendas de importados VW no Brasil nos últimos 16 anos. Além desta conquista, a Caraigá ainda recebe anualmente o status de Top 5 Importados VW desde 2001. Seu grande crescimento rendeu-lhe diversos prêmios e certificações em todos os anos de sua existência, fruto de uma gestão sólida e disciplinada nos ideais de qualidade no atendimento e na satisfação do cliente.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).