Audi A5 Sportback chega em nova geração ao Brasil



Irmão mais ousado do A4, o Audi A5 Sportback estreia sua linha 2018 no mercado brasileiro. A segunda geração do sedan de 4 portas com design de cupê ousa mais no visual e chega em quatro versões: Attraction e Ambiente, que compartilham o motor 2.0 TFSI de 190 cavalos, e Ambition e Ambition plus, que trazem o 2.0 TFSI com 252 cavalos.


Com a distância entre-eixos ligeiramente alongada (para 2,82 metros), dianteira e traseira com menores balanços e capô com vincos mais fortes, o A5 traz uma grade Singleframe mais plana e larga que na geração anterior. A tampa do porta-malas se integra às lanternas pelos vincos que formam continuidade com o spoiler. Com a adoção de novos materiais, a carroceria ficou até 85 quilos mais leve, dependendo da versão, chegando a 1470 quilos.


O novo A5 Sportback traz 1,7 centímetro adicional de distância entre-eixos, enquanto o espaço para os ombros para o motorista e o passageiro de frente ficou 11 milímetros maior e o espaço para os joelhos dos passageiros traseiros cresceu 24 mm. Já o porta-malas manteve a capacidade de 480 litros; a tampa traz acionamento elétrico para abertura e fechamento.



O motor 2.0 TFSI a gasolina com 1984 cm³ traz coletor de exaustão integrado ao cabeçote, sistema de levantamento de válvulas, válvula de alívio elétrica do turbocompressor e injeção direta e indireta de combustível operando juntas. Nas versões Attraction e Ambiente, o propulsor desenvolve 190 cv e torque de 32,6 kgfm entre 1450 e 4200 rpm. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,5 segundos e a velocidade máxima é de 239 km/h.



Já nas opções Ambition e Ambition plus, o 2.0 TFSI rende 252 cv de potência e 37,7 kgfm de torque, disponíveis entre 1600 e 4500 rpm. Ambos aceleram de 0 a 100 km/h em 6,0 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h, limitada eletronicamente.


Todos contam com o câmbio automatizado S tronic de sete marchas, com dupla embreagem e função roda-livre para poupar combustível. O controle seletivo de torque para cada uma das rodas suplementa o trabalho da tração dianteira, no caso das versões de entrada. Já os Ambition/Ambition plus vêm com a tração integral permanente quattro, que distribui a força para as quatro rodas conforme a necessidade.


A direção eletromecânica possui assistência conforme a velocidade do veículo. Nesta geração, o A5 Sportback incorpora o Audi virtual cockpit (a partir da versão Ambiente), com tela de 12,3 polegadas com resolução de 1440 x 540 pixels, que se integra ao sistema multimídia MMI plus com GPS (de série nas versões Ambiente e Ambition), que inclui monitor no console central de 8,3 polegadas, comandos de voz mais intuitivos e botão rotatório central com touchpad.


O Audi active lane assist ajuda a manter o carro na faixa de rodagem e o controlador de velocidade de cruzeiro com Traffic Jam Asssist assume a direção do veículo em velocidades de até 65 km/h quando o trânsito está congestionado. O modelo também traz novidades como alerta para saída de estacionamento de vagas perpendiculares, aviso de saída para os ocupantes e assistente para evitar colisões com veículos ao redor.


A lista de equipamentos de série inclui, desde a versão de entrada Attraction, faróis de xenônio nos fachos baixo e alto com luzes diurnas e lanternas de LEDs, sistema de som com Audi Music Interface, Bluetooth, entrada USB, Audi drive select (seletor de modos de condução), ar-condicionado automático, sensor de estacionamento traseiro, sistema start-stop para poupar combustível em paradas, controlador de velocidade de cruzeiro com limitador de velocidade, sensor de chuva e acendimento automático dos faróis.



Comentários