A Mercedes-Benz passa a disponibilizar no Brasil o modelo topo-de-gama C 300 Sport, dotado de motor 2.0 turbinado e com injeção direta, rendendo 245 cavalos a 5500 rpm e torque de 37,7 kgfm entre 1200 e 4000 rpm. Outra novidade da versão, e que passa a ser adotada por todas as versões do Classe C é o câmbio automático 9G-TRONIC de nove marchas.
Desde março de 2016, os modelos de carroceria sedan (exceto linha AMG) do Classe C são produzidas em Iracemápolis, no interior do estado de São Paulo. Nos primeiros quatro meses deste ano, foram vendidas 915 unidades do Classe C, o que o posiciona como principal produto da marca no País.
O C 300 Sport traz os pacotes visuais AMG Line e Night, que trazem itens como retrovisores, frisos dos para-choques e da grade frontal com pintura preta, além das rodas de 18 polegadas com cinco raios e fundo dos raios em preto brilhante, trazendo pneus 225/45 na frente e 245/40 atrás. O ruído do motor pode ser alterado pelo seletor de modos de condução Dynamic Select. Esta versão acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e chega à velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.
Há ainda a "ignição múltipla rápida": após a primeira descarga da vela de ignição, a bobina é recarregada rapidamente e ocorre outra descarga, possibilitando até quatro descargas sucessivas em um milésimo de segundo, criando um plasma no interior da câmara de combustão com maior rapidez de expansão que a obtida pela ignição convencional.
A função ECO start/stop desliga o motor quando o veículo para, dando a partida automaticamente assim que o motorista toca no acelerador novamente. Quando o motor é desligado, um sensor registra a posição do virabrequim e seleciona o pistão melhor posicionado para receber a primeira ignição na partida.
O câmbio 9G-TRONIC é o primeiro do segmento com conversor de torque hidrodinâmico, sendo responsável por uma redução no consumo de combustível de até 4,5% (dependendo das condições de uso e modo de dirigir). Três modos de condução (Comfort, Sport e Sport+) pré-selecionam as características das trocas de marchas, realizadas por meio das borboletas posicionadas no volante. Quando solicitada de forma esportiva, o câmbio pode saltar marchas nas reduções de velocidade, indo da 5ª para 3ª velocidade, por exemplo.
Mesmo com duas marchas a mais em comparação com o câmbio 7G-TRONIC PLUS anteriormente usado no Classe C, o 9G-TRONIC tem quase o mesmo tamanho do antecessor, sendo até mesmo 1 quilo mais leve, graças ao alojamento do conversor de torque de alumínio e à carcaça de liga de magnésio da caixa de engrenagens.
A suspensão do C 300 Sport traz eixo dianteiro com quatro braços e, atrás, suspensão independente com cinco braços.
O interior do C 300 Sport traz acabamento de toque agradável e "black ash" em detalhes internos, além do console central diferenciado, com um grande painel em uma única peça que se estende das entradas de ar centrais até o apoio de braços. Destacada do painel está a tela de 8,4 polegadas do sistema COMAND Online. O banco do passageiro da frente conta, da mesma forma que o do condutor, com ajustes elétricos e memória. Já o touchpad central, que fica onde usualmente estaria a alavanca de câmbio, comanda o sistema multimídia, reconhecendo letras, números e outros caracteres manuscritos.
Entre os sistemas de assistência ao condutor, o C 300 Sport conta com o ESP Curve Dynamic Assist, que reconhece a necessidade de equilíbrio de forças nas rodas, distribuindo a tração via diferencial para as rodas de fora.
O Cross Wind Assist (assistente de ventos transversais) reduz o esforço do condutor nas estradas, detectando golpes de vento súbitos e fortes que poderiam influenciar na trajetória do veículo, e ajuda a evitar que ele seja empurrado para os lados aplicando de forma seletiva os freios nas rodas do lado em que há ação do vento, sem perder velocidade.
Outro dispositivo de segurança é o Attention Assist, que atua com cerca de 40 parâmetros de reconhecimento e detecta quando o motorista demonstra sinais de fadiga ao volante, alertando-o por meio de sinais sonoros e visuais, além de sugerir uma pausa para descanso. O C 300 Sport é também equipado com airbag de joelhos do lado do motorista, que se complementam às bolsas de ar frontais, laterais dianteiras e de cortina.
Ainda em relação aos sistemas de segurança, ao tirar o pé do acelerador repentinamente, entra em ação o Priming (pré-carregamento), que mantém as pastilhas dos freios automaticamente em contato com o disco, de modo que a distância de frenagem seja diminuída. Há ainda o Brake Drying (sistema de secagem dos freios), que em pista molhada, diminui a umidade dos discos de freio em intervalos regulares.
O novo Classe C 300 Sport chega ao mercado com preço de R$ 241 900.
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