O Maio Amarelo se tornou o mês da conscientização dos atos ao volante, e isso inclui os gastos com combustível. Hoje, as montadoras dotam seus carros com variados recursos para auxiliar os motoristas, como injeção direta de combustível, pneus "verdes", indicador de troca de marcha, econômetro, desligamento do motor em paradas de trânsito, modo de economia, turbocompressor e muito mais. Ainda assim, atitudes dos condutores podem por tudo a perder: com carros iguais, a diferença de consumo entre estilos de condução opostos chega a 25%. Neste sentido, a Ford e a concessionária Volkswagen Caraigá apontam alguns fatores para ajudar a poupar combustível e dinheiro, alcançar maior autonomia e ainda contribuir com menores emissões de poluentes.
Ligando o carro
Ao ligar o veículo, evite acelerar fortemente com o motor ainda "frio" (fora da temperatura ideal de funcionamento, que geralmente é de 90º C), ou seja, nos primeiros minutos após a partida. Mesmo assim, já é possível se deslocar com o carro: dar a partida e ficar parado esperando o motor esquentar é coisa do passado. Além de queimar combustível em excesso, acelerar forte antes do motor estar em temperatura adequada também danifica peças do motor. Lembre-se de que ficar com o carro parado com o câmbio em ponto-morto é uma das situações em que mais se desperdiça combustível.
Calibração dos pneus
Para cada veículo e condição de carga, existe uma especificação, e na maioria dos casos este valor da pressão ideal fica localizado na tampa de combustível ou no manual do proprietário. É necessário certo cuidado, pois a quantidade de carga muda a calibragem do pneu. Exemplo: com poucas pessoas (parcial) ou com 5 pessoas e bagagem (carga total). A pressão correta pode fazer o consumo cair até 20% em alguns casos e ainda evita o desgate prematuro. Calibre os pneus (e caso possível o estepe) no mínimo de 15 em 15 dias; o ideal é fazer uma checagem toda semana.
Trocas de marcha
Elas precisam ocorrer no momento certo: nem esticando demais, nem pondo marchas altas em velocidades baixas demais. Andar com rotação elevada e a marcha errada para o momento aumenta consideravelmente o consumo do veículo. Em uma condução econômica, o ideal é trocar as marchas entre 1500 rpm e 2500 rpm. Se o seu carro não tem conta-giros, tente se guiar pelo econômetro, indicador de troca de marcha ou ainda pelo ruído do motor.
Revisões preventivas
Nas oficinas, exija a checagem de componentes como filtro de óleo do motor e de combustível, velas de ignição, verificação da injeção de combustível e inspeção do alinhamento de rodas e escapamento.
Peso extra e acessórios
Mesmo em carros com boa aerodinâmica, transportar bagagem ou bicicleta no teto aumenta a resistência ao vento. Se você viaja muito ou planeja uma viagem longa, tente transportar itens extras dentro do veículo ou fixados à parte traseira. Lembre-se que manter as janelas e o teto solar fechados também diminui a resistência do vento e o consumo de combustível. E atente à necessidade de levar bolsas, ferramentas, e outras bagagens: afinal, quanto maior o peso, mais força vai ser necessária para fazer o carro andar.
Velocidade ideal
Sempre respeitando as leis de trânsito, é possível economizar mais combustível. Andar rápido desperdiça muito combustível: dirigir a 90 km/h em vez de 100 km/h pode reduzir em torno de 10% o consumo do veículo. Procure também manter uma velocidade constante (de cruzeiro). Pisar fundo no acelerador envia mais combustível para o motor e esvazia o tanque mais rápido. Sempre que possível, use o controlador automático de velocidade na estrada.
Combustível de qualidade
De preferência, o abastecimento deve ocorrer sempre em um posto de confiança. Com a utilização de combustíveis adulterados, as peças podem ser corroídas, ocasionando problemas como o entupimento do filtro de combustível que gera diferença de mistura de oxigênio e combustível. Vale lembrar que é um direito do consumidor solicitar o teste de qualidade.
Ar-condicionado e vidros abertos
Para muitos, o ar-condicionado é o principal vilão, mas ele pode ajudar dependendo do caso. Se você vai ligar o ar-condicionado, só abra as janelas para dissipar o calor. Mesmo o carro estando só com as janelas abertas, o aumento do arrasto aerodinâmico pode elevar o consumo em até 10%. Porém, o consumo de combustível aumenta até 15% quando se usa o ar-condicionado em baixas velocidades na cidade. Portanto, se não estiver muito quente, prefira o vento natural, e acima de 90 km/h, é melhor fechar os vidros e usar o ar-condicionado.
Dirija suavemente
Velocidade acima da média, acelerações e frenagens bruscas aumentam significativamente o gasto de combustível. Portanto, acelere suavemente, freie com antecedência e procure criar um roteiro de trânsito, que poupa tempo e, consequentemente, dinheiro. Tente agrupar todas as tarefas numa única viagem, evitando vários trajetos de ida e volta e áreas de tráfego intenso. Atente-se ao tráfego e procure antever situações em que é mais vantajoso mudar de faixa do que esperar mais tempo com o carro parado. Nas saídas dos semáforos, acelerar suavemente também evita ser pego de surpresa por apressadinhos nos cruzamentos. Diminuir a velocidade lentamente ao invés de frear bruscamente resulta em menos tempo com o carro parado, o que também evita abordagens desagradáveis. E, quando for seguro, desligue o motor sempre que a parada for superior a 30 segundos.
Mantenha o motor ajustado
O ajuste correto do motor pode representar uma economia média de 4% no consumo de combustível. O sensor de oxigênio merece atenção especial: se estiver com defeito, sua troca pode aumentar o consumo em até 40%.
Use o óleo recomendado pelo fabricante
Na lubrificação do motor, use o tipo de óleo recomendado no manual do proprietário. Usar óleo de outra especificação pode aumentar em até 2% o consumo de combustível.
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