Volkswagen up! 2018 chega mais completo e com novo visual



Três anos após seu lançamento no Brasil, o Volkswagen up! se submete à primeira reestilização na linha 2018, ganhando as feições do modelo comercializado na Europa. Por fora, o up! traz faróis com pontas mais afiladas e abertura entre o capô e o para-choque maior. O principal destaque é o para-choque com aberturas maiores. As colunas entre as janelas passam a trazer o logo TSI e há novos estilos de calotas de 14 polegadas (para o take up!) e rodas de liga leve de 14 polegadas para o move up! e de 15'' para o high up! e a série connect, outra novidade da linha 2018.


Como da coluna central para trás o up! brasileiro é maior que o europeu, nosso modelo tem lanternas com estilo interno próprio, escurecidas e com elementos em vermelho, preto e transparente. No high up! agora há um friso cromado na base da tampa do porta-malas. conecta com o fim das lanternas. O para-choque traseiro passa a trazer dois refletores e alojamento da placa alargado. 

Foram os para-choques, aliás, que fizeram o up! chegar a 3,68 metros de comprimento, 8,4 cm a mais que o modelo anterior. São 7,2 cm a mais à frente e mais 1,2 cm atrás. Ao nosso ver, desnecessário. As outras medidas permanecem: 2,42 m de distância entre-eixos, 1,50 m de altura e 1,64 m de largura (sem retrovisores). O take up! registra o peso-pena de 922 quilos.


Por dentro, o up!, que começa a chegar às concessionárias Volkswagen ainda este mês, passa a trazer painel atualizado, com novo quadro de instrumentos, volante, suporte de celular e novas texturas internas. A VW dá destaque à iluminação ambiente, requinte similar aos Audi: um filete de LED branco destaca a parte central do painel.


As linhas da área central do painel estão mais angulosas, e o acabamento nesta região traz plásticos em preto-brilhante. O quadro de instrumentos passa a ter esquema similar ao do Fusca, com conta-giros e indicador do tanque de combustível maiores em relação ao up! anterior. A tela de 3,5 polegadas do computador de bordo tem iluminação branca monocromática, passando a exibir informações do rádio e de mídias de texto, além de manter as funções de consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média, distância percorrida e tempo de viagem (desde a partida e a longo prazo). Outras novidades são o indicador de porta(s) aberta(s) e o alerta de tempo de revisão. A tela tem as funções de temperatura externa, relógio, indicador de troca de marchas, entre outros.

Espartano, o take up! tem o painel feito em uma peça única na cor Preta Titan (nome chique para plástico rugoso). No move up!, há a opção dos plásticos neste mesmo tom de preto ou na cor mais clara Dublin; o pad (área central) do painel é texturizado em Preto Satin. Já o high up! recebe o esquema "Loom light": pad escurecido contrastando com plásticos Dublin e pad claro para plásticos pretos. Uma perda estilística, considerando que os pads podiam combinar com a cor da carroceria.


Todas as versões TSI trazem como opcional o sistema Composition Phone, que apesar do esquema single-DIN traz tela colorida de 5 polegadas, entradas auxiliar e para cartão SD, além da entrada USB incorporada ao suporte ajustável para celular. Instalando o aplicativo da VW “maps + more” (grátis, para Android e IOS) e pareando via Bluetooth, ao abrir o app a tela do smartphone passa a ser a tela central do sistema de som e, de forma contrária, é possível controlar algumas funções do celular via sistema de som. Além do aplicativo da Volkswagen, o sistema também é compatível com Spotify, Waze, entre outros.

Abrindo o “maps + more”, a tela do celular mostra atalhos para agenda de telefone, músicas salvas no celular e chamada para o serviço de assistência da Volkswagen. O app, que ocupa 103 MB da memória do telefone, traz mapas TomTom, que são salvos no celular e contam com informações contínuas de trânsito. É possível inserir um endereço de destino ao digitar ou “desenhar” na tela do celular as letras. O Think Blue. Trainer mostra na tela do celular um gráfico que se modifica à maneira que o veículo consome mais ou menos combustível. O app também mostra as principais funções do computador de bordo.

O aplicativo também replica o conta-giros e o mostrador da temperatura do líquido de arrefecimento no celular (uma função útil no take up!, que não traz o conta-giros...). Além dos destinos de GPS, também é possível buscar contatos e músicas pelo reconhecimento de letras.

O take up! continua bem franciscano de equipamentos: traz de série pneus 175/70 de baixa resistência ao rolamento, banco do motorista com regulagem de altura, palhetas dos limpadores dianteiros “aerowischer”, alerta sonoro dos faróis acesos, chave-canivete sem botões e lavador/limpador/desembaçador do vidro traseiro. Mas o carrinho passa a contar com iluminação no porta-malas (enfim!), relógio digital (outra novidade boa) e suporte para celular com entrada USB atrás. No pacote “take completo” são incluídos: direção elétrica, coluna de direção com ajuste de altura, ar-condicionado, além de travas e vidros dianteiros elétricos.

O move up! traz iluminação ambiente no painel (somente na versão TSI), volante com acabamento de couro, comandos de som e computador de bordo, faróis de neblina, rodas de liga leve de 14 polegadas, retrovisores externos com luzes de seta integradas e função tilt down do lado direito ao engatar a ré, sensor de estacionamento traseiro, para-sóis com espelho para motorista e passageiro (amém!), chave-canivete com botões de abertura e travamento das portas, ar-condicionado, travas e vidros dianteiros e som com quatro alto-falantes e dois tweeters. O único opcional para o move up! TSI é o Composition Phone.

Já o high up! vem com sensores de chuva e de luminosidade e a função Coming & Leaving Home: toda vez que o veículo estiver desligado e as portas forem travadas ou destravadas, os faróis se acendem por 30 segundos. Os faróis de neblina com luz de conversão estática (que a 40 km/h ligam junto com os faróis principais assim que a seta é acionada ou o volante é rotacionado) também são de série. Como opcionais, há o Composition Phone e os bancos revestidos em material sintético.


Baseado no move up! e exclusivamente com motor 1.0 TSI, o up! connect das imagens traz capas dos retrovisores e teto pintados em Preto Ninja (não é mandatório que o teto seja nesta cor), interior escurecido, adesivos nas soleiras e parte inferior externa das portas, rodas de liga leve diamantadas e com detalhes em preto brilhante, além do Composition Phone. A versão connect será oferecida nas cores Laranja Habanero, Azul Lagoon (nas imagens) e Prata Sírius.



Os motores seguem os mesmos, ambos de 3 cilindros e 12 válvulas: o 1.0 MPI aspirado de 75/82 cavalos e 9,7/10,4 kgfm de torque (com gasolina/etanol, nesta ordem) é padrão para take up! e high up!, enquanto o 1.0 TSI (turbinado e com injeção direta de combustível, com 101/105 cavalos e torque de 16,8 kgfm com gasolina ou etanol já a 1500 rpm) é a motorização das versões high up! e connect. Nos modelos TSI, além dos logotipos nas colunas e tampa traseira (pintada de preto), a abertura frontal passa a trazer friso duplo cromado e vermelho (quando o veículo for Laranja Habanero, os frisos são cromado e preto) e o para-choque dianteiro traz a parte central pintada de preto.


De acordo com a VW, o up! TSI leva 9,3 segundos para ir de 0 a 100 km/h e atinge 183 km/h de velocidade máxima, com etanol. Abastecido com gasolina, o up! TSI acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e chega à velocidade máxima de 181 km/h. Já o up! MPI acelera de 0 a 100 km/h em 12,6 segundos e atinge 163 km/h de velocidade máxima com etanol. Com gasolina no tanque, o up! MPI acelera de 0 a 100 km/h em 12,7 segundos e atinge 161 km/h.


Todo up! traz fixações ISOFIX e top-tether para fixação de cadeirinhas, além de alerta sonoro e visual do não-uso do cinto de segurança no quadro de instrumentos, para motorista e passageiro. O take up! traz dois apoios de cabeça traseiros ajustáveis em altura (são 3 nas demais versões).


Com índice 10 de reparabilidade no CAR Group 2017 (o menor numa escala que vai de 10 a 60), o up! é fabricado em Taubaté (SP), tem garantia de três anos e é oferecido em sete cores de carroceria: Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Flash (sólidas), além das metálicas Prata Sírius, Azul Lagoon, Cinza Platinum e Laranja Habanero. Os preços só serão divulgados no dia 17 de abril.

Comentários

Unknown disse…
Olá bom dia! Qual é a cor do para-choque onde vai os milhas? Preto ninja ou Black piano?