Eis os detalhes do Renault Kwid brasileiro

A Renault naturalmente ainda está escondendo o jogo, mas o Kwid está pronto para comercialização no mercado brasileiro a partir do segundo semestre deste ano. Escondidas no index do seu hotsite estão estas primeiras imagens de divulgação do subcompacto de estilo aventureiro, que terá como principais rivais o Fiat Mobi na versão Way e o Volkswagen cross up!. O tom de lançamento será este laranja metálico parecido com o do Sandero Stepway. Externamente, os destaques são os faróis de neblina com molduras na cor cinza, grade com molduras prateada e rodas de liga leve escurecidas. Para baratear custos de produção, a palheta do limpador de para-brisa é única, cada roda leva três parafusos (por conta do baixo peso da carroceria) e os repetidores de luzes de seta do modelo indiano, que ficavam incorporados nos para-lamas dianteiros, foram limados.


Apesar do interior do Kwid nacional ainda não ter sido revelado, o Outsider Concept mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2016 dá bons indicativos de como o modelo final irá ficar, fora os detalhes alaranjados. O quadro de instrumentos digital do modelo indiano é substituído por conta-giros (ausente no modelo indiano) e velocímetro analógicos, com a marcação do nível de combustível digital. Os botões de pisca-alerta, travas das portas e acionamento dos vidros elétricos dianteiros foram reposicionados: ficavam abaixo dos comandos de ar-condicionado e passam a estar acima deles no modelo brasileiro. 

As saídas de ar trazem 3 "lâminas" de direcionamento e vedação (no indiano são duas) e o Kwid por aqui terá hastes para ajuste manual dos retrovisores externos (no indiano é preciso abrir o vidro e ajeitar o espelho com os dedos). Ar-condicionado, tomada 12 volts, porta-garrafas de 1 litro nas portas, abertura interna da tampa do porta-malas e da tampa do tanque de combustível, luz indicadora de troca de marcha e sistema multimídia Media NAV com tela touchscreen de 7 polegadas, entradas USB e auxiliar, GPS e guia de condução econômica estão entre os itens disponíveis.


Em termos mecânicos, o mais natural é que o Kwid adote o novo motor 1.0 SCe de três cilindros recentemente incorporado ao Sandero, aliado ao câmbio manual de 5 marchas. Na Índia há também o propulsor de 799 centímetros cúbicos, 3 cilindros e 54 horsepower. Com 3,68 metros de comprimento e 2,42 metros de distância entre-eixos, o Kwid surpreende em seu porta-malas: são 300 litros, 15 a mais que o up!. Também terá segurança reforçada: além dos airbags frontais, serão disponibilizados airbags laterais e fixação ISOFIX para cadeirinhas infantis.

Atualização: ao mesmo tempo em que a Renault removeu as imagens do hot-site, obtivemos mais informações sobre o Kwid. O modelo nacional terá vão-livre de 18 centímetros, ângulo de ataque de 24 graus e ângulo de saída de 40 graus. A posição de dirigir fica a 32,4 cm do solo. A pré-venda inicia em maio e as primeiras unidades chegarão às concessionárias no final de junho.



Comentários

Unknown disse…
Belo carro,se vier com preços justos vai vender muito!
Anônimo disse…
Concordo com Mario Corso