Dodge Challenger Demon: 851 cavalos de força descomunal



Depois do lançamento das versões Hellcat do Charger e do Challenger, de 717 cavalos, a Dodge revela no Salão do Automóvel de Nova Iorque o bruto Challenger SRT Demon 2018. Seu motor 6.2 V8 com compressor é até menor que o 6.4 usado no Hellcat, mas este HEMI entrega nada menos que 851 cavalos! A medição oficial da NHRA (associação de provas de arrancada dos EUA) de 9,65 segundos a 225 km/h faz do Dodge Challenger SRT Demon o carro de produção mais rápido do mundo na prova de 0 a 400 metros.

Ele também é recordista da aceleração de 0 a 96 km/h: bastam 2,3 segundos. E o tempo para ir de 0 a 48 km/h? Só 1 segundo. Outra façanha do Dodge Challenger SRT Demon é que na arrancada ele levanta os pneus dianteiros, e a empinada de 89 centímetros está até certificada pelo livro Guinness como a mais longa em um carro de produção. Outro destaque é a maior força G a partir de uma saída estática em um carro de produção: 1,8 G.



Por trás dos números surpreendentes estão pneus Nitto de arrancada que dão 40% a mais de força de saída em relação aos pneus do SRT Hellcat, mapeamento do motor para gasolina sem chumbo com mais de 100 octanas; Power Chiller, que redireciona o fluido do ar-condicionado para baixar a temperatura no refrigerador do compressor; After-Run Chiller, que liga o ventilador e o circuito da bomba de refrigeração de baixa temperatura quando o motor está desligado; TransBrake, que bloqueia o eixo do câmbio automático TorqueFlite de oito marchas para conter o carro antes da saída; Torque Reserve, que aumenta o fluxo de ar do motor e as rotações do compressor antes da arrancada, entregando aceleração impressionante; suspensão com Drag Mode, que maximiza a transferência de peso para as rodas traseira; Drag Mode Launch Assist, que usa sensores de velocidade para detectar saltos das rodas que podem danificar o sistema de tração, mudando a entrega do torque em milissegundos para retomar a tração completa e, em seguida, continuar acelerando o carro ao longo da pista; opção de pneus finos “Front Runner” para usar em pistas de arrancada; caixas de rodas alargadas em 9 centímetros para abrigar os pneus 315/40 com rodas de 18 polegadas e banco do passageiro dianteiro e banco traseiro removidos para reduzir o peso total (podem ser incluídos por um mísero dólar cada).


Além dos 851 cavalos de potência, o 6.2 HEMI entrega 106,5 kgfm de torque. Todo pintado de vermelho, o motor do Demon teve mais de 50% dos componentes no Demon diferem do Hellcat, incluindo: compressor maior de 2,7 litros (2,4 no Hellcat), pressão de 14,5 psi (11,6 no Hellcat), limite de rotações por minuto de 6500 rpm (6200 no Hellcat), duas bombas de gasolina de dois estágios em vez de uma, além de caixa de ar maior com três fontes de entrada: no capô, no farol esquerdo e uma perto da roda.



Os amortecedores adaptativos Bilstein foram desenvolvidos para arrancadas, deslocando a maior quantidade de peso possível para as rodas traseiras, melhorando a tração delas em 11%. Mais de 90 quilos foram aliviados: além dos bancos de trás e do passageiro dianteiro, não há sistema de som e muitas peças são mais leves, como as rodas e barras estabilizadoras.

As 3300 unidades do Dodge Challenger SRT Demon 2018 (3000 para os EUA e 300 para o Canadá) terão quatorze opções de cores: Billet Silver, Destroyer Grey, F8 Green, Go Mango, Granite Crystal, Indigo Blue, Maximum Steel, Octane Red, Pitch Black, Plum Crazy, TorRed, White Knuckle e Yellow Jacket.

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