Audi e-tron Sportback Concept: o SUV-cupê elétrico "explícito"


A Audi apresenta seu primeiro conceito que explicitamente combina a carroceria de SUV com linha traseira de teto ao estilo cupê, como já fizeram BMW (X4 e X6) e Mercedes-Benz (GLC Coupé e GLE Coupé). O Audi e-tron Sportback Concept está sendo apresentado no Salão de Xangai, que abre as portas para o público no  dia 21. Elétrico, rende 320 kW e terá autonomia superior a 500 quilômetros. O lançamento do e-tron Sportback de produção está previsto para 2019.

No seu interior predominam tons claros e telas sensíveis ao toque: no console central e abaixo dele, além das portas, substituindo botões. Superfícies horizontais no painel e o console central com efeito flutuante se somam a detalhes como as luzes de LEDs com projetores Matrix controladas de acordo com o ambiente. A cabine traz quatro bancos individuais.

As luzes de condução diurna são finas e se complementam à superfície central frontal, que exibe ícones animados nas laterais e sinais comunicativos para quem estiver ao redor.


O conceito e-tron Sportback usa a configuração que também será adotado no futuro modelo de produção: um motor elétrico no eixo dianteiro e dois no traseiro enviam potência às quatro rodas, complementados por uma bateria de 95 kW/h. Com força que chega a 370 kW no modo boost, acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos.


A bateria de íons de lítio do estudo de tecnologia fica posicionada entre os eixos, abaixo do assento do passageiro dianteiro. A distribuição de peso fica na proporção 52:48 (dianteira/traseira) e a bateria pode ser carregada pelo Sistema de Carregamento Combinado com dois conectores para corrente alternada (AC) ou corrente direta (DC).



A China atualmente é o maior mercado de automóveis elétricos no mundo, tanto em relação à infra-estrutura e apoio financeiro quanto às vendas. Já existem cerca de 150 mil postos de recarga no país, e há 100 mil previstos para entrar em funcionamento até o final de 2017. Nos próximos cinco anos, a Audi comercializará cinco modelos e-tron na China, incluindo veículos apenas com bateria (não-híbridos).

Grandes rodas de 23 polegadas com cinco raios rotacionados são destaque na lateral do modelo, que possui 4,90 metros de comprimento, largura de 1,98 m e altura de 1,53 m, com distância entre-eixos de 2,93 metros (dimensões próximas do Audi A7). Pequenas câmeras substituem os retrovisores externos, melhorando o fluxo de ar e reduzindo o ruído em altas velocidades. O ponto cego do retrovisor físico é virtualmente eliminado, assim como a obstrução de visão diagonal. As imagens da câmera são mostradas em displays separados nas portas - e o modelo de produção também deverá ter recurso similar.


Comentários