Após a renovação da linha Dacia apresentada no Salão de Paris, a linha 2017 reestilizada de Renault Logan, Sandero e Sandero Stepway na Ucrânia prenuncia muito do que podemos esperar para os modelos no Brasil - uma vez que, apesar dos modelos estrearem os novos motores 1.0 de três cilindros e 1.6 SCe, o visual dos modelos está intocado há pelo menos três anos. Por fora, faróis e lanternas trazem novo estilo interno, enquanto grade (com detalhes em preto-brilhante e aberturas redesenhadas) e para-choque frontal com novos alojamentos para os faróis de neblina estão mais assemelhados aos Renault mais recentes, como o Captur. No Stepway, a grade superior tem formato próprio.
Lateralmente, os modelos ficam como estão, com exceção de novas rodas e calotas. Também cabe uma observação: os retrovisores dos modelos ucranianos têm o mesmo corpo das peças usadas na geração anterior de Logan e Sandero, com piscas incorporados. No sedan, a tampa do porta-malas acomoda (pela primeira vez desde o lançamento) a placa de licença, o que levou ao redesenho do para-choque e à adoção de um filete que leva o nome centralizado do modelo.
Por dentro, o destaque é o novo volante com raio central vazado; há também novos detalhes de acabamento, como inserto que lembra fibra de carbono no centro do painel e molduras cromadas nos difusores de ar. A arquitetura geral é similar à atual, como se pode ver nos comandos dos vidros elétricos traseiros que continuam integrados ao painel. A grande evolução está na segurança, ao menos nos modelos vendidos na Ucrânia: passam a contar com airbags laterais, fixação ISOFIX para cadeirinhas infantis e controle eletrônico de estabilidade. Nas versões mais completas, a lista de equipamentos engloba ar-condicionado automático, sistema multimídia Media NAV com câmera de ré, GPS e informações sobre consumo, apoio de braço para o motorista (antes um acessório) e controlador automático de velocidade.
O próximo lançamento da Renault no Brasil será o SUV médio-grande Koleos, enquanto o Kwid será apresentado primeiramente no Salão de Buenos Aires (Argentina) em junho, para em seguida ser lançado nacionalmente. Apesar de não haver data definida para Logan e Sandero reestilizados chegarem às concessionárias brasileiras, é possível que os modelos cheguem antes da picape Renault Alaskan (prevista para o primeiro semestre de 2018), que depende da operação da fábrica argentina para ser regularmente distribuída.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).