A despeito da grande expertise em veículos utilitários, caminhões e ônibus, a Mercedes-Benz atualmente estava de fora do segmento das picapes médias-grandes - estava, pois a aliança com a Renault-Nissan permitiu que, com a base de uma mesma picape, pudesse se fabricar 3 modelos distintos: Frontier (que já está nas concessionárias), Alaskan (também já flagrada no Brasil, porém ainda na fase de sondagem de compradores) e Classe X, revelada ao grande público no Salão de Genebra (Suíça). Como o lançamento oficial da representante da Mercedes depende do início das operações de produção na fábrica da Argentina, a marca começa a atiçar o público com a apresentação de sua nova picape em duas configurações conceituais: stylish explorer (urbana) e powerful adventurer (aventureira).
A picape Classe X terá capacidade de carga de até 1,1 tonelada e espaço interno para cinco pessoas. A frente é imponente, com grade ampla em contraste com os faróis afilados. Lateralmente, os para-lamas são mais largos e as rodas de 22 polegadas da versão "urbana" deixam a nova Frontier com suas rodas de 16 polegadas parecer desajeitada. Porém, é sempre bom lembrar que muitos destes elementos de estilo para "causar" não deverão ser aplicados à versão de produção. É o caso da caçamba, que não tem um padrão de estilo entre os dois conceitos da Classe X: as lanternas circundam a tampa da caçamba, porém será uma proeza manter esse esquema na picape de produção.
Internamente, a picape Classe X traz volante, quadro de instrumentos, saídas de ar e comandos do ar-condicionado, touchpad central e sistema multimídia idênticos a outros modelos Mercedes-Benz, como o Classe C e a van Classe V. O conceito urbano conta com couro nobuck marrom nos assentos, combinada com insertos de couro napa branco. A peça decorativa de carvalho poroso contrasta com os elementos decorativos de alumínio polido e escovado.
Da Frontier vieram o freio de mão no
console central, a alavanca de câmbio automático de 7 marchas (porém a picape Mercedes traz shift-paddles para trocas de marcha sequenciais, como a Amarok) e o seletor de tração manual (4x2, 4x4 e reduzida), bem como o console de luzes centrais, as saídas de ar traseiras e o posicionamento de alguns comandos. Entre os itens disponíveis estão: câmeras de visão em 360 graus, assistente de permanência na faixa de rodagem, controlador automático de velocidade em descidas, bloqueio eletrônico do diferencial traseiro e iluminação da caçamba. Tal qual em outros Mercedes, haverá opções de personalização do interior.
Pintado na cor "lemonax metallic", o Classe X powerful adventurer tem uma pegada mais fora-de-estrada, com seus 1,90 metro de altura - ajudam nessa conta os pneus com 35x11.50 de dimensão. A grade frontal possui dois filetes (um na versão urbana), os estribos laterais são ondulados, os para-lamas trazem grandes arcos e, para completar, há guincho elétrico de cabo na frente e um gancho metálico na traseira.
Por dentro, elementos de carbono fosco, superfícies metálicas escovadas e cores fortes dão o tom da versão aventureira, que traz couro napa em preto brilhante nos bancos e superfícies de couro pretas estampadas no estilo de carbono. A picape irá dispor dos serviços Mercedes me connect, que se integra por smartphone, tablet ou computador para variadas ações, como enviar destinos de GPS para o veículo, verificar onde a picape está estacionada e os níveis do tanque de combustível. Além desses serviços remotos online opcionais, estão à disposição os serviços básicos como assistência em caso de acidentes, manutenções e panes.
O modelo topo de linha trará motor diesel V6 conjugado com uma tração permanente nas quatro rodas 4MATIC, com caixa de transferência com redução fora de estrada e dois bloqueios de diferencial (o das rodas traseiras e o longitudinal). Com quadro do chassi do tipo escada, além da carga útil superior a 1100 quilos, a força de tração é de até 3,5 toneladas. O eixo traseiro possui cinco braços com molas helicoidais.
A Classe X será lançada no mercado no final de 2017, e de acordo com a Mercedes, os principais mercados para a picape são: Argentina, Brasil,
África do Sul, Austrália e Europa.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).