O Fiat Mobi comemora seu primeiro aniversário de mercado brasileiro com novidades: a principal delas é a inclusão da versão Drive GSR, que estreia o câmbio automatizado (evolução do Dualogic adotado no Uno 1.3) aliado ao novo motor Firefly 1.0 de três cilindros. Por outro lado, as versões On (Easy On, Like On, Way On) do subcompacto foram retiradas de catálogo, e os itens que diferenciavam os modelos mais completos passam a ser vendidos em pacotes de opcionais. Para completar, o carrinho perdeu algumas das ousadas cores de lançamento (algo que já era previsível).
Primeiro Fiat a aliar câmbio automatizado e motor 1.0, o Mobi Drive GSR (a sigla GSR significa Gear Smart Ride) alcançou nos testes do Inmetro o menor consumo de combustível em ciclo urbano entre todos os modelos equipados com motor 1.0 à venda no País. Tal qual no Uno, o câmbio é acionado por botões onde ficava a alavanca manual, e traz modo Sport e até paddle-shifts atrás do volante para trocas sequenciais.
O câmbio do Mobi Drive GSR conta com a função Creeping, apropriado para arranques em ladeiras de até 8% de inclinação e manobras de estacionamento. Ao tirar o pé do freio, o carro se movimenta: bom para quem está habituado ao câmbio automático convencional. Há também o Auto-up Shift Abort, que identifica uma rápida retomada de velocidade e aborta a troca para uma marcha superior, mantendo o motor em rotação mais elevada, mesmo em ultrapassagens.
O Firefly 1.0, com 3 cilindros (e duas válvulas para cada um deles) dispensa tanquinho de partida a frio e trabalha em giro mais baixo em relação ao 1.0 Fire. Também é exclusividade da versão Drive a direção elétrica com função City, ativada por botão no painel, para deixá-la ainda mais leve. Esta função é desativada automaticamente em velocidades maiores.
O recurso Live On passa a estar disponível em todas as versões do Mobi 2018, com exceção da Easy. Baixando o aplicativo, o smartphone se converte na central multimídia do carro, podendo ser acessada pela tela do aparelho ou pelos comandos no volante. Na interface do Live On há atalhos para aplicativos de GPS e música, e também apps para auxiliar o motorista, como o EcoDrive e o Onde Parei?. Atrelado ao suporte para celular está uma entrada USB para carregar sua bateria.
O Mobi Easy, com motor 1.0 Fire 8 válvulas, traz uma lista de itens de série miúda: quadro de instrumentos com display digital monocromático de 3,5 polegadas e acionamento do pisca em frenagens de emergência. Estão disponíveis dois pacotes de opcionais: desembaçador com ar quente (!!!) e o Kit Funcional, com travas e vidros elétricos dianteiros, preparação para rádio e desembaçador/limpador/lavador do vidro traseiro.
A mais que o Easy, o Mobi Like traz ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, coluna de direção com regulagem de altura e maçanetas e capas dos retrovisores na cor da carroceria. Há dois kits de opcionais: o Connect (desembaçador/limpador/lavador do vidro traseiro, rádio B7 [foto acima] com Bluetooth, entradas auxiliar e USB e volante comandos de som) ou o Kit Live On, que acrescenta o computador de bordo completo e seus respectivos comandos no volante.
No aventureiro urbano Mobi Way, o visual se diferencia por barras longitudinais no teto, molduras nas caixas de roda, para-choques diferenciados e suspensão elevada. Há os kits de opcionais Connect e Live On.
São exclusividades do Mobi Drive: grade dianteira com pintura em preto-brilhante e direção elétrica. Os kit disponíveis são: Connect, Live On e Tech, este composto por chave-canivete com abertura e fechamento dos vidros conjugados às portas, faróis de neblina, rodas de liga leve de 14 polegadas, alarme, retrovisores elétricos com função Tilt Down, Cargo Box, banco do motorista com regulagem de altura, sensor de estacionamento traseiro, bancos com estampas diferenciadas, cintos dianteiros com regulagem de altura, abertura interna do porta-malas e da tampa do tanque de combustível, além de soleiras das portas dianteiras.
No Mobi Drive GSR, além do câmbio automatizado e paddle shift, há computador de bordo com registro de distância percorrida A e B. Também pode receber os kits Connect, Live On e Tech.
A oferta de cores na linha 2018 abrange as opções sólidas Branco Banchisa, Preto Vulcano e Vermelho Alpine, a perolizada Branco Alaska e as metálicas Prata Bari, Cinza Tellurium e Verde Amazon (as duas últimas exclusivas para a versão Way). Nosso querido Roxo Mirtilo se foi, bem como o Azul Netuno, o Vermelho Oppulence e o Verde Amalfi (que se parecia mais com azul-piscina).
Em complemento aos 3 anos de garantia, a Mopar disponibiliza pacotes de revisões programadas adquiríveis juntamente com o financiamento do veículo,
além da garantia estendida de 4 ou 5 anos, com os benefícios do Confiat durante este período (carro reserva, reboque, socorro mecânico e hospedagem).
Nas concessionárias, estarão disponíveis 36 itens para o Mobi, entre os quais retrovisor com câmera de ré, alarme, central multimídia, protetor solar de para-brisa, porta-óculos, pedaleira esportiva, bagageiro de teto tubular, rede elástica para porta-malas, par de bolsas expansíveis, capa de tecido toalha para bancos, capa para transporte de animais e cinta para prancha de surf, entre outros.
Tabela de preços da linha 2018
- Mobi Easy: R$ 33 700
- Mobi Like: R$ 39 190
- Mobi Way: R$ 40 650
- Mobi Drive: R$ 40 650
- Mobi Drive GSR: R$ 44 780
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