Toyota Etios adere à linha 2018 com novidades visuais



Agora, toda a linha Toyota Etios 2018 passa a contar com o visual refrescado das versões Platinum e Ready, que consiste em novos para-choques com maiores vincos, grade redesenhada e, na versão XLS, spoilers laterais.



Nas concessionárias desde o dia 24 de janeiro, a linha Etios 2018 também trouxe uma reordenação de versões. Agora, os modelos Ready e XLS, além do Platinum, só serão comercializados com o câmbio automático de 4 marchas. No modelo topo-de-linha, agora há detalhe cromado na grade dianteira e tapetes de carpete.



Desde a versão de entrada X, são itens de série: computador de bordo, antena externa "short pole", banco traseiro com encosto rebatível, direção elétrica progressiva, ar-condicionado, abertura interna do porta-malas e da tampa do tanque de combustível; chave com botões de abertura e fechamento das portas, console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro, rodas de 14 polegadas com calotas, para-sóis com espelhos, alerta sonoro de portas abertas, chave na ignição e ausência do cinto de segurança; vidros elétricos nas 4 portas (sendo o do motorista com função um-toque para baixo), travas elétricas, airbags frontais e freios ABS.



A versão XS adiciona rádio/MP3 Player com Bluetooth, alto-falantes e tweeters, além de entradas auxiliar e USB; comandos de áudio e do computador de bordo (com função EcoWallet) no volante, difusores do ar-condicionado e base da manopla do câmbio cromados, botão externo para abertura do porta-malas, bancos com tecido em duas cores; e, junto com o câmbio automático, controle de velocidade de cruzeiro e descansa-braço no assento do motorista.

.
O Etios Ready é baseado na versão XS hatchback 1.5 com câmbio automático e, como diferenciais, traz bolsa organizadora e tapete no porta-malas, suporte para bolsas/mochilas, sensor de estacionamento traseiro na cor da carroceria e sistema multimídia Toyota Play, com Bluetooth, TV digital, DVD e GPS integrado.



A versão XLS vem com rodas de liga leve de 15 polegadas, central multimídia com tela touch screen com espelhamento da tela de smartphones, faróis de neblina, friso cromado na tampa do porta-malas, volante e bancos revestidos em material sintético e retrovisores externos com luzes de seta.



O Etios Cross foi o único que não passou por nenhuma modificação, e só será oferecido com câmbio automático. Traz desenho diferente nas rodas de liga leve, costura exclusiva dos bancos, manopla do câmbio com acabamento em couro e jogo de tapetes com a inscrição Cross.



E a versão topo de linha Platinum conta com os itens da versão XLS, além de rodas de liga leve de 15 polegadas com design próprio; manopla de câmbio em couro; máscara negra na lanterna traseira; detalhe cromado na grade; aerofólio (na versão sedã); tapetes de carpete e sistema multimídia Toyota Play.



Os motores 1.3 e 1.5 16v Flex trazem duplo comando de válvulas variável, que atua no gerenciamento dos sistemas de admissão e escape da câmara de combustão, além de bloco e cabeçote de alumínio. O 1.3 rende 88 cavalos com gasolina e 98 cv a 5600 rpm com etanol - oito cavalos a mais com o combustível vegetal - com torque de 12,3/12,8 kgfm a 4000 rpm - um ganho de 9%. Já o 1.5 entrega 102/107 cavalos a 5600 rpm e torque de 14,0/14,4 kgfm a a 4000 rpm (com gasolina e etanol, nesta ordem). A partir de agora, somente as versões X e XS contam com as opções de câmbio manual de 6 marchas ou automático de 4, pois as configurações Ready, XLS, Cross e Platinum são oferecidas apenas com câmbio automático.


Em termos de pós-vendas, a Toyota informa que 54% de seus clientes compraram um novo Etios. Até os 60.000 quilômetros, o custo total com revisões é de pouco mais de R$ 2600. Para auxiliar na fidelização, a montadora investe no Ciclo Toyota, que possui três etapas: primeiro é dado o valor de entrada (mínimo de 30%, variando de acordo com a versão escolhida), depois é parcelado parte do valor entre 12 a 36 meses, e ao final do parcelamento, restará uma parcela residual, que não poderá ultrapassar 50% do valor total do veículo. A Toyota garante a recompra do veículo pela concessionária por, no mínimo, 85% da tabela FIPE.



Tabela de preços

Etios Hatch
X 1.3 manual - R$ 45 990
X 1.3 automático - R$ 50 890
XS 1.5 manual - R$ 51 190
XS 1.5 automático - R$ 56 090
Ready 1.5 automático - R$ 59 840
XLS 1.5 automático - R$ 61 390
Cross 1.5 automático - R$ 64 290
Platinum 1.5 automático - R$ 64 990

Etios Sedan
X 1.5 manual - R$ 50 690
X 1.5 automático R$ 55 590
XS 1.5 manual - R$ 53 990
XS 1.5 automático - R$ 58 890
XLS 1.5 automático - R$ 64 190
Platinum 1.5 automático - R$ 68 390




Comentários