Renovado, Audi RS3 Sportback agora está com 400 horsepower


Depois do RS3 Sedan, apresentado no Salão de Paris em 2016, é a vez do Audi RS3 Sportback ganhar melhorias técnicas e visuais. O motor 2.5 TFSI de cinco cilindros agora rende 400 horsepower – 33 a mais que o anterior – e está 26 kg mais leve com a adoção do cárter de alumínio e outras alterações. O torque máximo de 48,9 kgfm está disponível de 1700 a 5850 rpm. Assim, o hatch acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos. Sob demanda, a Audi pode aumentar a velocidade máxima de 250 km/h para 280 km/h.



O motor adota dupla injeção de combustível no coletor de admissão e nas câmaras de combustão. Na parte de exaustão, o Audi valvelift system controla a duração de abertura da válvula dependendo da aceleração e velocidade do motor. O câmbio automatizado S tronic de dupla embreagem e 7 marchas, bem como a tração integral permanente quattro (com distribuição de torque variável entre os eixos), o seletor de modos de condução Audi drive select com três modos – comfort, auto e dynamics –  e o controle eletrônico de estabilidade) com controle de torque seletivo e modo sport reforçam o conjunto mecânico.



Para auxiliar na dinâmica, o RS3 traz direção elétrica progressiva, eixo traseiro four-link e a suspensão rebaixada em 2,5 centímetros em relação ao A3. A bitola do eixo dianteiro é 20 mm mais larga – e as caixas de rodas também ficaram mais musculosas. De série, as rodas são de 19 polegadas e os pneus são de perfil 235/35, enquanto os discos de freios dianteiros e traseiros têm 310 milímetros de diâmetro. Opcionalmente, há discos de fibra de carbono na dianteira. 



Por fora, o RS3 Sportback se destaca pela grade Singleframe brilhante com aberturas em colmeia, grandes entradas de ar nos para-choques, faróis de LEDs (com efeito "matrix" opcionais), e na traseiro, pelo spoiler, difusores de ar mais largos e saídas de escapamento ovais.



Por dentro, o quadro de instrumentos Virtual Cockpit (opcional) traz fundo preto com agulhas vermelhas e indicadores na cor branca, incluindo indicador de aumento de pressão, termômetro de óleo e contador de voltas. No modo RS, o conta-giros fica ao centro, exibindo informações sobre torque, força G e pressão dos pneus. Quando o câmbio está operando em modo manual, uma escala de cores indica ao motorista o momento para a troca de marcha pelos shift paddles ou pela alavanca seletora.



O RS3 Sportback é equipado com bancos revestidos de couro Napa de série. Como opcional são oferecidos bancos RS dianteiros com contornos mais pronunciados e encostos de cabeça integrados. Os emblemas da divisão esportiva da marca são estampados nos encostos dos assentos e volante. No console, o botão rotativo e de pressão traz touchpad integrado e é a principal interface para acessar o sistema multimídia MMI. Também está incluso um recurso de pesquisa de texto que conclui automaticamente a entrada do usuário após apenas algumas letras terem sido inseridas. O comando de voz atende a comandos formulados pelo motorista em linguagem cotidiana.



O módulo LTE traz os serviços do Audi connect a bordo, incluindo GPS (Google Earth e Google Street View), além de informações (preços de combustíveis, previsão do tempo, viagem e trânsito). Também é possível fazer o espelhamento da tela de smartphones compatíveis com Apple Car Play e Android Auto, e está incluso um hotspot wi-fi para os passageiros conectarem dispositivos à internet.

Outros destaques incluem o Audi phone box, o sistema de som Bang&Olufsen com 705 watts de potência e assistências ao motorista, como o traffic jam assist (mantém o carro a uma distância segura do veículo da frente e pode assumir a direção a até 65 km/h), a frenagem automática de emergência e o cross traffic assist, que avisa quando um veículo cruza a traseira quando o motorista está saindo de uma vaga de estacionamento.


As encomendas para o RS3 Sportback e o RS3 Sedan podem ser feitas na Europa a partir de abril; já o lançamento comercial ocorre em agosto.

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