A Ford revelou nos Estados Unidos alguns dos protótipos experimentais do Mustang concebidos nas décadas de 1960 e 70 que nunca foram produzidos em série, mas ajudam a contar a evolução do estilo do modelo. No desenvolvimento de um novo carro, são produzidos muitos sketches e carros em clay (argila) em escala natural. No caso da evolução do Mustang da marca, esse processo exigiu ainda vários protótipos - em escala natural. Conheça dez dos Mustangs "rejeitados":
1961 – Os protótipos iniciais trazem as primeiras ideias do que seria o Mustang: este modelo foi batizado de Aventura e posteriormente de Allegro, mas foi rejeitado por ter apenas dois lugares.
1962 – Definem-se as dimensões: o Mustang vai ganhando forma e a equipe de design liderada por Gene Bordinat já define com precisão as dimensões do modelo final.
1963 – Mais próximo do Mustang de produção: o modelo em argila mostra as linhas quase definitivas do Mustang, apesar de a dianteira ainda ter um puma no lugar do cavalo. Nos para-lamas dianteiros há a inscrição Torino.
1964 – O cupê de dois lugares: a Ford também considerou fabricar um Mustang de dois lugares – menor, mas com as mesmas linhas – para concorrer com os modelos europeus da Jaguar, MG e Austin.
1965 – Um quatro portas: o êxito inicial do Mustang foi tanto que a Ford apresentou novas versões para aproveitar o sucesso do esportivo. Uma dessas propostas foi o modelo de quatro portas, que (infelizmente) nunca se tornou realidade.
1966 – Olhando para a Europa: outra versão tinha carroceria familiar com duas portas, ao estilo “shooting brake” de alguns modelos europeus, para manter a aparência esportiva.
1966 – Esportivo radical: o Mach I Concept foi apresentado no Salão do Automóvel de Detroit de 1966 com o objetivo de ser uma atualização do Mustang. Apesar de alguns itens de estilo terem sido incorporados no Mustang II, este conceito nunca chegou a ser produzido.
1971 – Renovação total: a única coisa que faz lembrar o Mustang original neste protótipo é o emblema do cavalo na dianteira.
1971 – Mais próximo do sucessor: a dianteira deste conceito anuncia a volta aos faróis separados da grade da segunda geração, embora a silhueta do modelo seja diferente.
1971 – A Ford encarregou o estúdio de design Ghia, da Itália, de propor o visual para o novo Mustang. O resultado foi um protótipo elegante... mas que tinha pouco a ver com o estilo da marca.
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