Até meados da década de 1990, o segmento de utilitários no Brasil ou era 8 ou 80, oscilando entre as picapes pequenas (Chevy, Fiorino, Pampa) e as grandes (F-1000, D-20); já entre os utilitários, ou havia os nacionais (e brutos) Bonanza e Veraneio, ou se comprava um importado, como Pathfinder ou Pajero. No ano de 1995, a Chevrolet concretizou a popularização de um segmento intermediário, com o lançamento da picape S10 e do utilitário Blazer.
Juntos, os modelos atingiram a marca de 1 milhão de unidades produzidas em São José dos Campos (SP), neste mês de fevereiro. Desse volume, cerca de 85% vem da S10 e 15% da Blazer, que passou a se chamar Trailblazer na atual geração. Para celebrar o feito, a Chevrolet convidou fãs, parte da imprensa e clientes para participarem da produção da unidade de número 1 milhão, representada por uma S10 High Country na cor Vermelho Chili.
Linha do tempo
1995 – Em março, a Chevrolet lança a S10 (2.2 a gasolina); em outubro chega a versão cabine estendida e o motor Maxion HST 2.5 turbodiesel. No mesmo ano, chega ao mercado a Blazer.
1996 – É apresentada a S10 cabine estendida e a opção de motorização 4.3 V6 a gasolina.
1998 – A picape passou a oferecer opção de cabine dupla e tração 4x4.
1999 – A primeira alteração de estilo, concentrada na parte dianteira, com novos para-choque e grade; o modelo ganha a versão de topo Executive.
2000 – A S10 turbodiesel passa a adotar o motor MWM Sprint 2.8; seis meses depois chega a série especial S10 Barretos.
2001 - Estreia a primeira reestilização significativa, com alterações estéticas, no interior e na motorização – o propulsor 2.2 é substituído por um 2.4.
2005 – Motor 2.8 Turbodiesel passa a atender as novas normas antipoluição e a linha passa a contar com visual retocado, mais discreto.
2007 – O motor 2.4 passou por evoluções e tornou-se flexível, assim como o do Vectra.
2008 – S10 e Blazer passam por mais uma atualização visual (a mais controversa de todas), com elementos visuais desnecessários por fora e, por dentro, quadro de instrumentos com iluminação Ice Blue.
2012 – Chega ao mercado a nova geração da S10, com motor 2.8 Turbodiesel repaginado e o velho 2.4 Flexpower. Trailblazer é apresentado no Salão de São Paulo.
2013 – Motor 2.8 Turbodiesel e o câmbio (agora de seis marchas) receberam melhorias técnicas, que fizeram a potência pular de 180 para 200 cavalos. Outra novidade é a inclusão do sistema multimídia MyLink.
2014 – Picape da Chevrolet ganhou mais uma opção de motorização flex, o 2.5 Ecotec com injeção direta de combustível e 206 cavalos, e novo ajuste da suspensão, além de melhorias de acabamento e isolamento acústico.
2016 – S10 ganha quatro versões: Advantage, Freeride, Chassis Cab e a High Country. Elas se somam às conhecidas configurações LS, LT e LTZ.
2017 - Mudanças visuais e de acabamento, além de suspensão recalibrada, direção elétrica e OnStar.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).