Chevrolet S10 e Trailblazer alcançam marca de 1 milhão de unidades produzidas


Até meados da década de 1990, o segmento de utilitários no Brasil ou era 8 ou 80, oscilando entre as picapes pequenas (Chevy, Fiorino, Pampa) e as grandes (F-1000, D-20); já entre os utilitários, ou havia os nacionais (e brutos) Bonanza e Veraneio, ou se comprava um importado, como Pathfinder ou Pajero. No ano de 1995, a Chevrolet concretizou a popularização de um segmento intermediário, com o lançamento da picape S10 e do utilitário Blazer.


Juntos, os modelos atingiram a marca de 1 milhão de unidades produzidas em São José dos Campos (SP), neste mês de fevereiro. Desse volume, cerca de 85% vem da S10 e 15% da Blazer, que passou a se chamar Trailblazer na atual geração. Para celebrar o feito, a Chevrolet convidou fãs, parte da imprensa e clientes para participarem da produção da unidade de número 1 milhão, representada por uma S10 High Country na cor Vermelho Chili.

Linha do tempo


1995 – Em março, a Chevrolet lança a S10 (2.2 a gasolina); em outubro chega a versão cabine estendida e o motor Maxion HST 2.5 turbodiesel. No mesmo ano, chega ao mercado a Blazer.


1996 – É apresentada a S10 cabine estendida e a opção de motorização 4.3 V6 a gasolina.


1998 – A picape passou a oferecer opção de cabine dupla e tração 4x4.

1999 – A primeira alteração de estilo, concentrada na parte dianteira, com novos para-choque e grade; o modelo ganha a versão de topo Executive.

2000 – A S10 turbodiesel passa a adotar o motor MWM Sprint 2.8; seis meses depois chega a série especial S10 Barretos.


2001 - Estreia a primeira reestilização significativa, com alterações estéticas, no interior e na motorização – o propulsor 2.2 é substituído por um 2.4.


2005 – Motor 2.8 Turbodiesel passa a atender as novas normas antipoluição e a linha passa a contar com visual retocado, mais discreto.

2007 – O motor 2.4 passou por evoluções e tornou-se flexível, assim como o do Vectra.


2008 – S10 e Blazer passam por mais uma atualização visual (a mais controversa de todas), com elementos visuais desnecessários por fora e, por dentro, quadro de instrumentos com iluminação Ice Blue.


2012 – Chega ao mercado a nova geração da S10, com motor 2.8 Turbodiesel repaginado e o velho 2.4 Flexpower. Trailblazer é apresentado no Salão de São Paulo.

2013 – Motor 2.8 Turbodiesel e o câmbio (agora de seis marchas) receberam melhorias técnicas, que fizeram a potência pular de 180 para 200 cavalos. Outra novidade é a inclusão do sistema multimídia MyLink.

2014 – Picape da Chevrolet ganhou mais uma opção de motorização flex, o 2.5 Ecotec com injeção direta de combustível e 206 cavalos, e novo ajuste da suspensão, além de melhorias de acabamento e isolamento acústico.

2016 – S10 ganha quatro versões: Advantage, Freeride, Chassis Cab e a High Country. Elas se somam às conhecidas configurações LS, LT e LTZ.


2017 - Mudanças visuais e de acabamento, além de suspensão recalibrada, direção elétrica e OnStar.

Comentários