Audi Q3 passa a contar com motor 1.4 Flex no Brasil


A Audi passa a produzir, em São José dos Pinhais (PR), o crossover Q3 com motor 1.4 TFSI Flex, que rende 150 cavalos entre 5000 e 6000 rpm, e torque de 25,5 kgfm de 1500 a 4000 rpm, tanto com gasolina quanto com etanol. Trata-se do segundo modelo da marca a contar com motor flex-fuel (o primeiro foi o A3 Sedan, nos idos de 2015); o Q3 será comercializado nas versões Attraction, Ambiente e Ambition.


Visualmente, o Q3 Flex é praticamente idêntico - nem sequer há adesivo na tampa traseira identificando que é bicombustível, como acontecia com o A3. As linhas horizontais predominantes na frente e na traseira visam aumentar a impressão de largura da carroceria. Na frente, destaque para os faróis de xenônio com luzes de LED diurnas, que se liga à grade em formato de trapézio pela moldura prateada.


De resto, o modelo manteve suas dimensões (4,39 m de comprimento, 1,59 m de altura, 1,83 m de largura e distância entre-eixos de 2,60 metros) e capacidades: leva 5 pessoas e 460 litros em seu porta-malas, podendo ser ampliado para 1365 L com o rebatimento total dos bancos traseiros. Seu peso é de 1405 quilos e o tanque de combustível leva 64 litros.


Turboalimentado e com injeção direta de combustível, o motor 1.4 TFSI recebeu atenção em componentes que mantêm contato com etanol e gasolina, como tanque, galerias e bombas de alimentação. Além disso, o propulsor possui um sensor que reconhece a mistura de combustível antes da queima devido à maior precisão exigida por um sistema com turbina, criando uma referência para o módulo de injeção, que também tem calibração diferente. O Q3 manteve a tração dianteira e o Start/Stop, que desliga o motor em paradas, reativando-o assim que o motorista alivia o pedal do freio.


Já o câmbio é o automatizado S tronic de seis marchas e dupla embreagem, que se caracteriza pela maior rapidez em troca de marcha, sem deixar que a rotação do motor caia. Ela conta com modo sequencial, operado por meio da alavanca no console ou pelos shift paddles junto ao volante. Com esse conjunto, o Q3 acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e atinge velocidade máxima de 204 km/h com ambos os combustíveis.


Desde o modelo Attraction, o Q3 conta com ar-condicionado, bancos de material sintético, ajuste elétrico do banco do motorista, faróis de xenônio com limpadores, volante revestido de couro com shift paddles e comandos de som e computador de bordo, rádio com entrada auxiliar e Bluetooth, sensores de chuva, acendimento automático dos faróis, freio de estacionamento elétrico, assistente de partida em aclives e rodas de liga leve aro 17''.


Na versão Ambiente, somam-se a este pacote: ar-condicionado automático com duas zonas, espelho interno antiofuscante automático, controlador de velocidade de cruzeiro, soleiras internas de alumínio, retrovisores externos rebatíveis com ajustes elétricos, rodas aro 18'' e sensores de estacionamento traseiros e dianteiros. Como opcionais, estão disponíveis: teto solar panorâmico Open Sky, abertura e fechamento elétrico do porta-malas, pacote interno de luzes de LED e Pacote Conveniência, composto por Auto Hold (elimina a necessidade de pisar no freio em paradas de trânsito), Audi Lane Assist e farol alto automático.


Já a topo de linha Ambition traz acabamento interno de alumínio, computador de bordo com tela colorida, teto solar panorâmico Open Sky, pacote de luzes internas, abertura e fechamento elétrico do porta-malas, rádio MMI e GPS. Os opcionais da versão são faróis full LED, Pacote Conveniência e Pacote Tecnológico, que inclui sistema de som Bose, Audi drive select (seletor de modos de condução), keyless entry (chave presencial com partida por botão) e Auto Park com câmera de ré.


Tabela de preços

Audi Q3 Attraction 1.4 TFSI flex S tronic – R$ 143.190
Audi Q3 Ambiente 1.4 TFSI flex S tronic – R$ 154.190
Audi Q3 Ambition 1.4 TFSI flex S tronic – R$ 170.190

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