Bem-vindo, 2017! As novidades que vão agitar o novo ano


Verdade seja dita: muitas das boas novas que serão comercializadas em 2017 já foram apresentadas no Salão do Automóvel de São Paulo em novembro, mas as montadoras tipicamente escondem o jogo quando não lhes convém antecipar algumas das novidades...


No segmento de utilitários, as concessionárias Hyundai estão recebendo já este mês o Creta. Já a Renault iniciará a comercialização do Captur (que chega às lojas em março), nas opções Zen e Intense - o primeiro terá motor 1.6 e câmbio manual ou automático CVT, enquanto a versão topo-de-linha chega com o 2.0 do Duster aliado ao câmbio automático de 4 marchas. No mesmo mês, deverá ocorrer o lançamento do Nissan Kicks nacionalizado, com versões mais em conta para continuar com as vendas em alta - adicionando na gama a versão S, com valor ao redor dos R$ 75 mil e menos equipamentos (a central multimídia deve dar lugar a um rádio similar ao do Sentra S, enquanto a tela colorida do computador de bordo é substituída pelo conta-giros). Na Lifan, a novidade é o X60 reestilizado, com câmbio automático CVT - que deverá custar aproximadamente R$ 5 mil a mais em relação ao modelo de câmbio manual.


Entre os compactos, o Volkswagen up! virá com novo visual, incorporando o estilo do seu homônimo europeu. Outra novidade da VW marcada para 2017 é a nova geração do Polo, que influenciará diretamente o novo Gol - antes, porém, haverá uma versão GT de despedida da atual geração, semelhante ao carro-conceito apresentado no Salão de São Paulo, que terá produção limitada.


A Volkswagen também deverá apresentar, ao longo do ano, a Amarok V6 (3.0, com 224 cavalos) e a nova geração do Tiguan, já em produção na Europa.


A Fiat apresentará os frutos do projeto X6H e X6S: serão os substitutos de Punto e Linea, e que também matarão as versões mais completas de Palio e Grand Siena: terá as linhas externas assemelhadas ao Tipo comercializado na Europa, porém será menor e terá componentes mecânicos em comum com modelos já fabricados pela marca. Ainda sem confirmação de lançamento, o Toro SUV poderia ser uma alternativa para a marca ter um representante no segmento de utilitários - quem sabe com sete lugares, garantindo um diferencial a mais neste mercado?


Na Ford, uma das principais novidades é o EcoSport reestilizado, com alterações concentradas na frente e no interior - será praticamente como o modelo recentemente apresentado nos Estados Unidos, com a diferença de que nosso Eco manterá o estepe fixado na tampa traseira. É provável que o utilitário conte com uma versão equipada com o motor 1.0 EcoBoost (turbinado e com injeção direta de combustível) já adotado no Fiesta, com rendimento de 125 cavalos.


Outras novidades já confirmadas pela Renault são o Kwid e o Koleos, que serão respectivamente a base e o topo da montadora no Brasil. O Kwid incorpora modificações em relação ao seu correspondente indiano e terá airbags laterais, enquanto o Koleos será o modelo topo-de-linha da montadora no Brasil, rivalizando com o novo Tiguan.


Sob o capô, o Koleos traz o motor 2.5 16 válvulas, com quatro cilindros e duplo comando de válvulas, que entrega 182 cavalos a 6000 rpm, com torque de 23,7 kgfm a 4000 rpm. Com 90% do torque disponível a partir de 1800 rpm, o Koleos faz de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos. O SUV traz o recurso 4x4i, que por meio de um seletor alterna entre os modos 2WD, 4WD Auto e 4WD Lock. Entre os equipamentos de série estão seis airbags, alerta de veículos em pontos cego, auxiliar de estacionamento autônomo, sistema multimídia com tela touchscreen de 8,7 polegadas vertical, som com 13 alto-falantes Bose, teto solar panorâmico, quadro de instrumentos customizável e comandos de voz, entre outros.

Após a renovação de praticamente sua linha inteira, a Chevrolet ainda poderá ter cartas na manga em 2017. A aposta mais viável seria a reestilização da minivan Spin, aos moldes das mudanças pelas quais já passou o Cobalt, incorporando nova frente e a segunda geração do sistema multimídia MyLink. Já a Citroën apresentará o C3 Cactus, inspirado no C4 Cactus comercializado no mercado europeu a partir de 2014.


Desde a boa fase da Kia em nosso mercado - que remonta a 2009, quando Soul e Cerato caíam nas graças do público - era especulada a importação do Rio para nosso mercado. Agora, com sua produção no México, será mais fácil comercializá-lo por aqui.

Quando se trata dos modelos apresentados no exterior que poderão ser importados para o Brasil, as apostas recaem em modelos como: os Audi Q2, A5 Coupé e RS3 Sedan a nova geração do Honda CR-V, a reestilização do Honda City que será apresentada na Tailândia e a nova geração do BMW Série 5 (arquirrival do novo Mercedes-Benz Classe E, já à venda no Brasil).

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