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Anunciados no Salão do Automóvel, os novos motores 1.0 e 1.6 SCe (sigla para Smart Control efficiency) chegam à linha Renault: o motor de menor cilindrada equipa Logan e Sandero (em 2017, será incorporado também ao Kwid), enquanto o 1.6 será aplicado a versões do Sandero, Stepway, Logan, Duster e Oroch, fabricados no Paraná. Sandero e Logan já estão à venda com as novas motorizações, enquanto Duster e Duster Oroch passam a ser equipados com o 1.6 SCe a partir da segunda metade de dezembro.
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O 1.0 SCe, de três cilindros e 12 válvulas, traz duplo comando de válvulas variável na admissão e no escape, concepção em alumínio (20 kg mais leve que o motor antigo), enquanto o 1.6 SCe 16v de quatro cilindros vem com duplo comando de válvulas variável na admissão, injetores posicionados no cabeçote, e está 30 kg mais leve.
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Outras novidades são o Energy Smart Management (recuperação da energia dissipada em desacelerações, que poupa 2% de combustível), a bomba de óleo com vazão variável, a adoção da direção eletro-hidráulica em todas as versões (que sozinha proporciona economia de combustível de 3%) e, para Logan e Sandero 1.6, o Stop&Start, que desliga o motor em paradas, visando economia de até 5% de combustível. Já modelos equipados com o câmbio automatizado de 5 marchas Easy’R passam a oferecer controle de estabilidade e assistente de partida em ladeiras, que atua em inclinações superiores a 3 graus.
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O novo motor 1.0 SCe deixa Sandero e Logan até 19% mais econômicos. Com o 1.6 SCe, a economia chega a até 21%. Já Duster e Oroch equipados com o 1.6 SCe estão até 18% e 16% mais eficientes, respectivamente.
No 1.0 SCe, os anéis de pistão, tuchos e polias variáveis (VVT) são revestidos em "Diamond Like Carbon", um composto de carbono com propriedades de dureza muito altas por causa da sua estrutura similar ao diamante.
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Já no 1.6 SCe, esses elementos são revestidos em "Physical Vapor Deposition". Estes revestimentos reduzem atrito e desgaste do motor.
Os modelos equipados com o sistema multimídia Media NAV 2.0 trazem as funções Eco-Scoring (que avalia a condução do motorista ao final de um percurso, levando em conta o momento certo para a troca de marchas, a regularidade da velocidade, o consumo e a quilometragem percorrida) e o Eco-Coaching (que mostra dicas para dirigir de modo mais econômico).
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O Sandero 1.0 é o único modelo de seu segmento a superar a casa dos 14 km/l com gasolina na cidade, enquanto o sedã 1.0 se destaca pelo consumo de 13,8 km/l nas mesmas condições. Com o motor 1.6, o hatch atinge a marca de 12,8 km/l, enquanto o sedã chega a 13 km/l. Já o Duster 1.6 dá um salto de 9,5 km/l para 11,3 km/l com o novo motor.
O 1.0 SCe oferece 90% do torque máximo (10,5 kgfm) a 2000 rpm graças ao duplo comando de válvulas variável, um número 15% superior ao do antigo 1.0. Para os motoristas que utilizam o carro em estrada, o motor 1.0 SCe oferece mais segurança nas ultrapassagens, já que as retomadas são até 6% mais rápidas (80 a 120 km/h em 14,1 seg). Além disso, a aceleração de 0 a 100 km/h está 8% mais ágil, com a marca de 13,0 s (etanol). Além disso, o novo motor gera 82 cavalos quando abastecido com etanol e 79 cv com gasolina – 2 cv a mais que o antigo quatro cilindros. Outra evolução é a utilização de corrente de distribuição no lugar de correia, que dispensa a troca.
O destaque do motor 1.6 SCe é o maior desempenho: a potência de Sandero e Logan passou de 106 cv para 118 cavalos, com etanol, um ganho de 11,3%. Com gasolina, a potência saltou de 98 cv para 115 cv, um aumento de 17,3%. O torque também é maior no novo motor: 16,0 kgfm, seja com gasolina ou etanol.
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O Sandero 1.6 acelera de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos (ganho de 3,7 s em relação ao antigo motor) e a retomada de 60 a 100km/h está quase 4 segundos mais ágil (9,2 s). No Duster e na Oroch, o novo motor 1.6 SCe oferece 118 cv com etanol e 120 cv com gasolina. O torque é de 16,2 kgfm com ambos os combustíveis. Os ganhos em potência e torque ocorreram graças à nova calibração da central eletrônica e ao retrabalho no coletor de escapamento. Assim como o 1.0, 1.6 SCe utiliza corrente de distribuição no lugar de correia.
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