Apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, o Chevrolet Cruze Sport6 agora começa a chegar às concessionárias em três versões - LT, LTZ e LTZ "Hi-Tech" - incorporando as novidades estreadas por seu irmão sedan. O design da nova geração ganha silhueta marcada pela traseira 21,7 cm mais curta com lanternas que passam a invadir a tampa do porta-malas, distância entre-eixos maior e formas mais dinâmicas, com para-choques inspirados na versão RS norte-americana.
A linha 2017 do Cruze Sport6 inaugura funcionalidades no OnStar: além dos serviços de emergência, segurança, proteção patrimonial, concierge e GPS, há a função de Diagnóstico Avançado, que constata irregularidades nos seguintes itens:
- Motor e câmbio
- Airbags
- Controle de tração
- Freios ABS
- Emissões
- OnStar
Desde setembro de 2011, foram emplacadas mais de 185 mil unidades dos modelos sedan e hatch do Cruze. O modelo Sport6 terá oito opções de cores: Branco Abalone, Vermelho Edible Berries, Cinza Satin Steel, Preto Ouro Negro, Branco Summit, Prata Switchblade e as inéditas Vermelho Glory e Azul Petróleo. Sua garantia é de três anos.
Desenvolvido por um time global de engenheiros na Alemanha e nos Estados Unidos, o Cruze Sport6 é marcado por detalhes como os defletores nas extremidades dos para-choques com moldura fosca, saída de escape alargada, aerofólio traseiro com brake-light integrado, rodas de alumínio de 17 polegadas (escurecidas na versão LTZ) e faróis de neblina horizontais.
O interior segue o padrão estabelecido pela atual geração do Cruze, com novo painel, quadro de instrumentos e materiais, seguindo o conceito dual-cockpit que delimita a área do painel destinada ao motorista e ao passageiro. A direção, com assistência elétrica e regulagem de altura e profundidade, agora agrupa teclas na parte dianteira e traseira.
O quadro de instrumentos passa a ter instrumentos com cúpulas menos invasivas: na versão LTZ ele incorpora tela colorida de 4,2 polegadas e cinco modos de visualização: informações gerais do veículo, como pressão dos pneus e vida útil do óleo; informações de áudio; informações de telefonia; informações sobre o GPS e um menu configurável, além da função ECO, que auxilia o motorista a dirigir de maneira mais econômica e permite consultar as informações de consumo nos últimos 50 quilômetros percorridos.
O modelo também estreia a segunda geração do sistema multimídia MyLink, com tela capacitiva de 7 polegadas no modelo LT e 8 polegadas no LTZ, com espelhamento da tela de smartphones compatíveis com Android Auto e Apple CarPlay, comando de voz e GPS. O painel traz revestimentos em couro costurado e cromados; o revestimento predominante é preto na versão LT e cinza no LTZ. Em ambos, uma luz de LED azul agora emoldura os comandos centrais do painel.
Desde a versão LT (R$ 89.990), são itens de série: controles de tração e estabilidade, freios ABS com EBD (distribuição da força de frenagem) e PBA (auxiliar de frenagem de emergência), direção elétrica progressiva, luzes diurnas, controlador de velocidade de cruzeiro, abertura e fechamento dos vidros associada ao destravamento/travamento das portas, duas tomadas de 12 Volts, OnStar, airbags frontais e laterais, cintos de segurança de três pontos para todos, fixação ISOFIX para cadeirinhas infantis, assistente de partida em rampas, monitoramento da pressão dos pneus, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro e MyLink com Android Auto e Apple CarPlay.
Já a versão LTZ (R$ 101.190) soma teto solar, airbags de cortina, faróis com regulagem de altura, luzes de condução diurna em LED, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de chuva, sensor crepuscular, destravamento das portas por sensor de aproximação na chave, partida por botão no painel, partida remota na chave, retrovisores externos com rebatimento elétrico e aquecimento, espelho interno eletrocrômico, MyLink com tela de 8 polegadas, GPS integrado com mapas 3D, além de cromados na grade dianteira e maçanetas externas.
E o modelo LTZ com pacote Hi-Tech (R$ 110.990) inclui assistente de permanência na faixa de rodagem, alerta de colisão frontal iminente, alerta de veículos em pontos cegos, auxiliar semiautomático de estacionamento, farol alto com comutação automática, carregador de celular sem fio, banco do motorista com ajustes elétricos e monitoramento da distância do veículo à frente.
A carroceria do Cruze Sport6 está 6% mais rígida em torção e cerca de 20% mais leve - substanciais 114 quilos a menos - enquanto o eixo traseiro passa a estar 10% mais rígido que o da versão sedã. As duas versões contam com o motor 1.4 Ecotec Turbo Flex de até 153 cavalos entre 5600 e 6000 rpm, e 24,5 kgfm de torque, com etanol. Já o câmbio é sempre o automático de 6 marchas, com trocas sequenciais na alavanca.
Recursos como o turbocompressor, a injeção direta de combustível, o cabeçote com coletor de escape integrado, além de bloco e cárter também de alumínio, o comando variável de válvulas e o sistema Stop/Start contribuíram para as médias de consumo positivas: com gasolina, 11,3 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada; com etanol, 7,6 km/l e 9,3 km/l, respectivamente. Nada menos que 30% mais econômico que a geração antiga.
Recursos como o turbocompressor, a injeção direta de combustível, o cabeçote com coletor de escape integrado, além de bloco e cárter também de alumínio, o comando variável de válvulas e o sistema Stop/Start contribuíram para as médias de consumo positivas: com gasolina, 11,3 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada; com etanol, 7,6 km/l e 9,3 km/l, respectivamente. Nada menos que 30% mais econômico que a geração antiga.
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