Em 1996, a Audi apresentou no Salão de Paris seu primeiro hatchback em décadas, após o fim de produção do modelo 50. O A3 se antecipou à quarta geração do seu primo Volkswagen Golf e chegou na medida para competir com o BMW Compact, levando a Mercedes-Benz a apresentar sua reação, o Classe A. Inicialmente só com carroceria de duas portas, o A3 tinha quatro opções de motorização a gasolina ou diesel. no ano de 1998, passou a ter versão com tração integral quattro, e em 1999, começou sua produção em São José dos Pinhais (PR), em conjunto com o Golf IV, e também na configuração quatro-portas.
Ainda em 1999, chegou a versão mais nervosinha: o S3, com motor 1.8 de quatro cilindros, com 5 válvulas por cilindro e 210 horsepower. Em 2003, chegou a segunda geração, também apenas com carroceria de duas portas - o modelo 4 portas, rebatizado Sportback, chegou no ano seguinte. Em 2005, com a mudança de direção da Audi no Brasil - o grupo Senna Import passava a gestão à matriz da montadora - o fim de linha da primeira geração do A3 foi decretada para meados de 2006. Praticamente na mesma época chegou a nova geração do modelo Sportback importado.
Em 2008, o A3 ganhou a versão Cabriolet, mas só na terceira geração (revelada em 2012) é que o Audi passou a contar com o uma versão Sedan - que por sinal teve resultado em vendas tão positivo no mercado brasileiro que passou a ser produzido no Brasil, em duas versões: 1.4 TFSI Ambiente e 2.0 TFSI Ambition. Este ano, a linha A3 passou por um face-lift, ganhando frente mais agressiva e upgrades no interior, incluindo o quadro de instrumentos digital e configurável Virtual Cockpit.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).