Chegando ao Brasil antes dos Estados Unidos, o Jeep Compass se reinventou em sua atual geração, trazendo os avanços incorporados por Renegade e Fiat Toro, somada a uma carroceria de linhas elegantes e novidades como o motor 2.0 Flex Tigershark. O modelo Limited das imagens é o topo-de-linha entre as versões movidas a gasolina e etanol. Por fora, se destaca pela frente semelhante ao Grand Cherokee, harmônica, com faróis de xenônio, luzes diurnas de LED e cromados em torno dos faróis de neblina e nas janelas, formando uma continuidade interessante. As rodas são de 18 polegadas, com pneus 225/55. As lanternas também trazem LEDs e se integram à tampa do porta-malas. A saída de escape é dupla.
O interior lembra uma simbiose entre Renegade e Cherokee: permanecem os materiais emborrachados no painel e nas portas. Volante, pedais, acionadores dos vidros/retrovisores e alavanca de câmbio são os do Renegade sem tirar nem por; o quadro de instrumentos é semelhante mas possui gráficos do computador de bordo diferentes, com o fundo imitando um mapa-múndi. Já a enorme tela do sistema multimídia Uconnect (de 8,4 polegadas) e os comandos físicos de ar-condicionado e som são puro Cherokee. Do Fiat Toro, o Compass incorporou os retrovisores com luzes de cortesia e o descansa-braço no banco traseiro, com porta-copos.
De série, o Compass Limited vem com airbags dianteiros, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista, alerta de veículos em pontos cegos, freios ABS a disco nas 4 rodas e assistente de frenagem de pânico, ajuste do volante em altura e profundidade, revestimentos em couro (bege ou preto), acendimento automático e ajuste de altura dos faróis, sensor de chuva, alarme perimétrico, alerta de limite de velocidade e manutenção programada, descansa-braço frontal com entrada USB, ar-condicionado digital de duas zonas com saídas traseiras, banco do motorista com regulagem de altura manual, porta-revistas atrás dos bancos dianteiros, chave-canivete presencial com botão de partida, cintos dianteiros com ajuste de altura, comandos de som, computador de bordo e paddle-shifts no volante, computador de bordo (com distância percorrida, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia e velocímetro digital), controle eletrônico anti-capotamento, controle de estabilidade extensível para trailer, controle de tração, direção elétrica, freio de estacionamento elétrico, assistente de partida em ladeiras, fixação ISOFIX para cadeirinhas infantis, controlador e limitador de velocidade, limpador e desembaçador traseiro, para-sóis com espelhos de cortesia, som com 6 alto falantes, monitoramento de pressão dos pneus, luzes de seta nos retrovisores, retrovisores externos elétricos, espelho interno eletrocrômico, sensor de estacionamento traseiro, além de travas e vidros elétricos com função um-toque e anti-esmagamento.
Nesta versão, a opção única de conjunto mecânico é o motor 2.0 Tigershark Flex aliado ao câmbio automático de 6 marchas e à tração dianteira. Repare que a capa plástica do propulsor traz um easter-egg: a silhueta do Willys subindo um morro...
O porta-malas contorna as críticas feitas ao Renegade: dos 260 litros do irmão menor, o Compass oferece 410 litros de capacidade, podendo ser ampliado com o rebatimento do encosto do banco traseiro - porém, o estepe possui roda de ferro e pneus com medidas menores, limitando seu uso a 80 km/h. Há tomada 12 Volts, iluminação e ganchos para fixação de bagagens.
Partindo de R$ 124 990, o Compass Limited traz como opcionais o teto solar elétrico panorâmico, (+ R$ 6800) e o pacote High Tech, que por R$ 9000 inclui controlador automático de velocidade adaptativo, alerta de mudança de faixa não-sinalizada, comutação automática do farol alto/baixo, alerta de possível colisão frontal, tomada auxiliar de 127 Volts, ajuste elétrico do banco do motorista, som com 9 alto-falantes, botão de partida remota na chave e Park Assist, que realiza manobras automaticamente para estacionar o veículo.
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