Carro-estandarte da montadora no Brasil, o Volvo XC90 chega ao ano-modelo 2017 trazendo como evolução o sistema Pilot Assist de segunda geração, recurso que conta com sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias e o comando da aceleração, frenagem e movimentação do volante. Agora, o SUV pode dirigir "sozinho" em velocidades de até 130 km/h (o sistema anterior era limitado a 50 km/h). Portanto, passa a ser possível ter maior tranquilidade não apenas no perímetro urbano, como também nas estradas (já que a velocidade máxima estabelecida para nossas rodovias é de 120 km/h).
Porém, o funcionamento correto do Pilot Assist depende de faixas bem demarcadas na superfície da pista. Quando possível, o assistente de direção auxilia na correção do deslocamento do veículo, por exemplo, ao contornar curvas abertas em rodovias. E, apesar de não necessitar de um veículo à frente como referência, o assistente de direção faz uso das funcionalidades do controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo para controlar a distância do carro à frente ou a velocidade configurada.
O motorista deve estar sempre com as mãos no volante para manter o sistema funcionando. O condutor tem ainda a possibilidade de intervir no Pilot Assist pelo acelerador, freio e volante,: caso ele queira mudar de faixa, a chave de seta aborta temporariamente o assistente de direção. O acionamento do Pilot Assist é feito de forma intuitiva, por meio de um botão à esquerda no volante.
Entre os equipamentos de segurança de série do XC90, destaque para o Alerta de Mudança de Faixa (que aplica torque no volante se o carro está saindo da faixa intencionalmente), Alerta ao Motorista (detecta a fadiga do condutor por meio de um sinal visual e sonoro), acionamento automático dos freios caso o motorista tente virar à frente de outro carro que venha em sentido contrário, cintos com pré-tensionadores, Sistema de Proteção contra Lesões na Coluna Cervical (WHIPS) com dispositivo pré-batida (que previne ferimentos no pescoço), controle eletrônico anti-capotamento e o City Safety, com visão noturna e acionamento dos freios no caso de alto risco de colisão com outro veículo, pedestre ou ciclista.
Na versão Momentum, são itens de série: tela central de 9 polegadas sensível ao toque, som de alta fidelidade, GPS Sensus Navigation Pro, ar-condicionado digital com quatro zonas, bancos dianteiros com regulagens elétricas de posição, ajuste lombar e apoio das pernas, além de aquecimento e memória, enquanto os assentos traseiros contam com elevação para crianças, terceira fileira com bancos, assistente automático de estacionamento em vagas perpendiculares e paralelas, monitoramento de pressão dos pneus, quadro de instrumentos com tela digital de 12,3 polegadas, faróis (principais e de neblina) Full LED, seletor de modos de condução (Confort, Eco, Dynamic e Off Road) e rodas de 19 polegadas.
Já a versão Inscription vem com: sistema de som Bowers & Wilkins com 1400 watts, 19 alto-falantes, (incluindo um dos primeiros subwoofers ventilados instalados em um carro), suspensão ajustável por bolsas de ar (o que permite ajustar a altura mais adequada de rodagem ou equilibrar o peso da carga do porta-malas), apliques cromados na grade frontal e nos frisos da porta, chave revestida em couro, rodas de 20 polegadas, bancos com apoios laterais ajustáveis eletricamente e ventilação, assentos traseiros com aquecimento, Head Up Display, teto solar panorâmico, alertas de tráfego lateral e de colisão traseira, além do BLIS (alerta de ponto cego) e a Visão 360º, que por meio de câmeras projeta na tela central uma vista aérea ao redor do veículo.
As duas versões do XC90 são equipadas com o motor 2.0 T6 Drive-E, com turbocompressor e supercharger, que gera 320 horsepower e torque de 40,8 kgfm a 3700 rpm, aliado ao câmbio automático Geartronic de 8 marchas. Dessa forma, o Volvo acelera de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e chega à velocidade máxima de 230 km/h. Em termos de consumo médio (cidade e estrada), pode fazer até 12,5 km/l.
A linha 2017 do XC90 chega à rede de concessionárias pelos preços de R$ 346 900 (Momentum) e R$ 403 900 (Inscription).
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).