A publicação sueca Teknikens Värld havia revelado em 2007 que a Toyota Hilux poderia ser muito insegura no chamado "teste do alce", que consiste em um desvio de faixa para evitar colisão com um animal, retornando à faixa de origem. Graças à perícia do piloto, a picape não tombou (foto abaixo). Agora, em 2016, a história se repete.
Foram avaliadas as picapes Volkswagen Amarok, Dodge RAM, Isuzu D-MAX (baseada em nossa S10), Ford Ranger, Nissan Navara (Frontier no Brasil) e Mitsubishi L200. Todas as picapes foram aprovadas, realizando o teste entre 64 e 68 km/h. Para simular uma situação real, todas contavam com um lastro de 830 quilos, contando 5 ocupantes e o peso na caçamba. Mas a Hilux, a apenas 60 km/h, demonstrou forte risco de capotamento, mesmo tendo capacidade de carga de 1002 quilos.
Ainda que contasse com a atuação do controle de estabilidade, a partir da segunda curva o piloto Oskar Krüger relatou uma perda de estabilidade muito forte, e quando percebeu que quase iria capotar, fez o movimento contrário com o volante para por as quatro rodas de volta ao chão.
Um dos motivos para o desempenho desastroso no teste é o conjunto de rodas de 18 polegadas com pneus 265/60, que no Brasil equipam a versão SRX topo-de-linha. O teste do alce foi refeito com outra versão que utiliza rodas de 17 polegadas e pneus 265/65. A picape inclinou menos, mas demonstrou maior insegurança em relação a suas concorrentes.
Para visualizar o artigo da revista, acesse: http://teknikensvarld.se/the-new-toyota-hilux-close-to-tipping-over-338223/
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