Depois de uma longa carreira que iniciou em 1992, a Nissan confirmou que o Tsuru será retirado de linha do mercado mexicano em maio de 2017. Tal qual modelos como Classic e Santana, o Tsuru sobreviveu no mercado graças à sua grande aceitação entre taxistas - mais de 2,4 milhões de unidades foram vendidas. O preço era fator decisivo: o modelo básico custa 142.600 pesos mexicanos em seu ano-modelo 2017, enquanto o March mais simples parte de 162.900 pesos mexicanos.
O Tsuru contava com quatro versões. O GSI traz uma lista de itens magra até para os padrões brasileiros: ar-quente, direção mecânica, vidros verdes, desembaçador traseiro e rodas de aço de 13 polegadas com calotas. Na edição "Millon y Medio", o modelo ganha direção hidráulica. Já a versão GSII vem com para-choques e retrovisores na cor da carroceria, além de rádio com CD/MP3 Player, entrada auxiliar e 4 alto-falantes. O ar-condicionado é opcional.
Na verdade, o Tsuru nada mais é do que a terceira geração do Sentra (que chegou a ser importada para o Brasil), mas que foi tendo cortes de custos - atualmente o modelo não traz sequer barra estabilizadora de suspensão. Avaliado pelo Latin NCAP, o Tsuru assustou com sua deformação do habitáculo além do aceitável - para não falar na ausência de airbags e freios antitravamento.
A Nissan anunciou que lançará uma versão especial comemorativa do Tsuru, que será comercializada a partir de março de 2017 e com 1000 unidades disponíveis. A montadora assegura a disponibilidade de peças e serviços ao longo do uso e da vida útil dos veículos.
Não haverá um substituto direto para o Tsuru. O consumidor que busca um sedã acessível deverá partir para o Versa, atualmente líder em vendas da indústria mexicana (posto antes isolado do Tsuru) ou o Tiida, ainda vendido no país. O volume de produção de automóveis pela Nissan não será afetado pelo fim de linha do Tsuru, graças ao aumento da produção em Aguascalientes, incluindo a recente introdução do Kicks.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).