Kia prepara estreia do híbrido Niro no Salão de São Paulo


A Kia apresenta pela primeira vez seu crossover híbrido Niro no Brasil durante o 29º Salão do Automóvel de São Paulo. A marca sul-coreana até apresentou à imprensa modelos como o Optima Hybrid e o Soul EV (100% elétrico), porém estes modelos nunca foram comercializados oficialmente por aqui. O Niro tem mais chances, por ser um representante de um segmento que está muito em evidência nos dias atuais, sem contar que seu estilo ("Un-Hybrid", nas palavras da marca) evita estranhezas em relação aos modelos a combustão - compare seu desenho com o do Sportage, e lembre o quão "diferentão" o Toyota Prius é diante do Corolla...


Na dianteira, o Niro não nega a origem Kia, com a grade em formato de "nariz de tigre" e faróis repuxados para cima. Os contornos do capô e das laterais contribuem com a aerodinâmica - seu Cx é de 0,29. Também se buscou contornar concessões ao espaço interno - a distância entre-eixos é de 2,70 metros.


O interior do Niro também lembra o Sportage sob alguns aspectos, como volante, alavanca e câmbio, comandos de som/ar-condicionado e até no freio de estacionamento "de pé", mas consegue ser mais ousado, com o quadro de instrumentos parcialmente digital e o console central discretamente voltado ao motorista. As baterias de alta tensão (1,56 kWh de lítio-íon) localizadas sob os assentos traseiros permitem aproveitar melhor o espaço de carga e da cabine. 


Problemas inerentes aos carros híbridos, como ruído/vibrações do conjunto e alto peso, foram contornados com vedações de espumas, para-brisa acústico, retrovisores com menor arrasto ao vento, adoção de amortecedor do cubo de direção e uso de alumínio no capô, tampa traseira, braços inferiores de suspensão e pinças de freio. A estrutura conta com 53% de aços de alta resistência.


O motor 1.6 Kappa GDI de quatro cilindros movido a gasolina rende 103 cavalos e funciona pelo ciclo Atkinson, arrefecendo-se da recirculação do gás de escape (EGR). Já o conjunto elétrico entrega o equivalente a 43 horsepower - o conjunto, portanto, entrega 146 cavalos e 26,9 kgfm de torque. O câmbio automatizado de dupla embreagem e 6 marchas também é novo. A tração é dianteira e o Niro conta com regeneração da força da frenagem de fricção hidráulica.


O Driver Assistance System atua em conjunto com o GPS e o controlador de velocidade de cruzeiro para antecipar mudanças topográficas na estrada e gerenciar ativamente o fluxo de energia para otimizar a autonomia. Outras características do Niro são a grade com redução ativa do arrasto de ar, o recurso auto-desembaçante e o sistema multimídia UVO3, que espelha a tela de smartphones compatíveis com Android Auto e Apple CarPlay e traz 8 GB de armazenamento interno, hotspot Wi-Fi e tela de toque capacitivo de 7 polegadas.

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