A longeva primeira geração do Audi Q5 dá lugar a um SUV totalmente renovado, que será fabricado também no México a partir do primeiro trimestre de 2017. Agora, o modelo incorpora as mais recentes tecnologias estreadas por A4 e A5. Externamente, a frente está mais assemelhada ao irmão maior Q7, com a grade "Singleframe" cromada, os faróis mais retangulares (com opção de luzes em Matrix LED, que incluem piscas dinâmicos) e os vincos mais fortes no capô e para-choque frontal. A lateral ganhou vincos mais fortes e retrovisores agora ancorados nas portas, mas o estilo básico permaneceu. Já a traseira recebe lanternas modernizadas e para-choque mais esportivo, com molduras que emulam saídas de ar. Com o novo estilo, o Q5 atingiu o coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,30. São 14 as opções de cores, e há cinco pacotes de personalização visual: sport, design, S line package, design selection e S line exterior package.
Por dentro, o Q5 beneficiou-se da nova arquitetura, que o fez crescer para praticamente todos os lados (agora, o SUV possui 4,66 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,66 m de altura e distância entre-eixos de 2,82 metros) e, ainda assim, ficar cerca de 90 quilos mais leve, graças ao emprego de alumínio e aços de alta resistência. O interior lembra uma simbiose entre o Q7 (no formato do volante e do console central) com o A4 (no quadro de instrumentos Virtual Cockpit, nos painéis de porta e nos comandos de faróis e ar-condicionado).
Entre os destaques na lista de equipamentos, estão: luzes ambiente podem ser alternadas em 30 cores, volante aquecível, sistema multimídia MMI com comandos por gestos, voz ou touchpad (à frente da alavanca de câmbio) com tela colorida de 8,3 polegadas, head-up display (projeção no para-brisa de informações importantes ao motorista), recarregador indutivo de baterias de smartphones e o sistema de som Bang & Olufsen de efeito tridimensional.
No quesito segurança, o Q5 traz recursos como: controlador de velocidade adaptativo, traffic jam assist (em velocidades moderadas, o sistema esterça o volante), assistente de permanência na faixa de rodagem, indicador de distância do veículo à frente, frenagem automática de emergência, controlador de velocidade em descidas, reconhecimento de placas de trânsito e assistente automático de estacionamento.
Por dentro, o Q5 beneficiou-se da nova arquitetura, que o fez crescer para praticamente todos os lados (agora, o SUV possui 4,66 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,66 m de altura e distância entre-eixos de 2,82 metros) e, ainda assim, ficar cerca de 90 quilos mais leve, graças ao emprego de alumínio e aços de alta resistência. O interior lembra uma simbiose entre o Q7 (no formato do volante e do console central) com o A4 (no quadro de instrumentos Virtual Cockpit, nos painéis de porta e nos comandos de faróis e ar-condicionado).
Entre os destaques na lista de equipamentos, estão: luzes ambiente podem ser alternadas em 30 cores, volante aquecível, sistema multimídia MMI com comandos por gestos, voz ou touchpad (à frente da alavanca de câmbio) com tela colorida de 8,3 polegadas, head-up display (projeção no para-brisa de informações importantes ao motorista), recarregador indutivo de baterias de smartphones e o sistema de som Bang & Olufsen de efeito tridimensional.
No quesito segurança, o Q5 traz recursos como: controlador de velocidade adaptativo, traffic jam assist (em velocidades moderadas, o sistema esterça o volante), assistente de permanência na faixa de rodagem, indicador de distância do veículo à frente, frenagem automática de emergência, controlador de velocidade em descidas, reconhecimento de placas de trânsito e assistente automático de estacionamento.
Dos cinco powertrains disponíveis para o novo Q5, quatro são movidos a diesel e apenas um a gasolina. Os 2.0 TDI rendem 150, 163 ou 190 horsepower; há ainda o 3.0 TDI, de 286 horsepower, e o 2.0 TFSI, com 252 horsepower. As versões de entrada contam com câmbio manual de 6 marchas, com o S tronic automatizado de dupla embreagem e 7 marchas como opcional. Já a transmissão tiptronic de 8 marchas é reservada ao modelo 3.0 TDI.
O crescimento da carroceria beneficiou também o porta-malas, que passa a levar de 550 a 610 litros, a depender da posição dos bancos traseiros - 10 litros a mais que antes.
O novo Audi Q5 será fabricado no México, de onde poderá ser trazido para o Brasil com preços mais competitivos, ainda que com a imposição de cotas de importação. A comercialização na Alemanha e outros países europeus inicia em 2017 - a versão 2.0 TDI de 150 hp, tração quattro e câmbio S tronic parte de 45.100 euros.
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