Depois de lançar o Mobi, a Fiat promove uma mexida substancial no Uno, aproximadamente dois anos após a chegada da primeira reestilização sobre a carroceria apresentada aos brasileiros em 2010. A linha 2017 do Uno, oferecida nas versões Attractive, Way e Sporting, inaugura os novos propulsores 1.0 de 3 cilindros e 1.3 4 cilindros, batizados Fire Fly e substitutos dos velhos 1.0 e 1.4 8 válvulas.
A mexida no visual serve mais para marcar a nova fase do que por necessidade demandada pelo mercado. As alterações concentram-se na área frontal. Todas as versões, inclusive o Sporting, passam a compartilhar o mesmo para-choque, com nova grade frontal interligando os faróis em lugar dos três quadradinhos estéticos que ficavam do lado esquerdo.
Os alojamentos dos faróis de neblina são envoltos em plásticos que se fundem com a moldura da placa frontal. Para arrematar, Way e Sporting ganham rodas mais belas, sendo que o modelo de apelo esportivo também lança mão de novos adesivos.
O que realmente interessa é que o Uno estreia novos recursos de segurança e tecnologia, ainda raros no segmento de compactos no Brasil e até mesmo entre automóveis médios. A direção elétrica com função City (que a deixa cerca de 50% mais leve em manobras de baixa velocidade), antes vista apenas em modelos como Stilo e Bravo, é item de série em todas as versões, garantindo mais progressividade aliado a um consumo energético bem mais reduzido (apenas 8% do que uma direção hidráulica demandaria).
O Start & Stop, recluso ao extinto Uno Evolution 1.4 (que era necessariamente manual), está disponível de série em todos os modelos 1.3, inclusive os equipados com o câmbio automatizado monoembreagem Dualogic. Este sistema desliga o motor em paradas de trânsito, religando ao se pisar no acelerador, visando economia de combustível.
Todas as versões são disponibilizadas em carrocerias de quatro portas. O Attractive só existe como 1.0 manual, enquanto o Way pode vir com motor 1.0 ou 1.3, sendo que o mais forte pode ser manual ou Dualogic. Já o Sporting, que é necessariamente 1.3, também pode receber câmbio mecânico ou automatizado.
Opcional nos Unos manuais e de série nos 1.3 Dualogic, está disponível o pacote que agrega controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em aclives e recurso antiderrapagem (ASR). Internamente, a principal novidade é o quadro de instrumentos com novos grafismos no display de 3,5 polegadas.
O Start & Stop, recluso ao extinto Uno Evolution 1.4 (que era necessariamente manual), está disponível de série em todos os modelos 1.3, inclusive os equipados com o câmbio automatizado monoembreagem Dualogic. Este sistema desliga o motor em paradas de trânsito, religando ao se pisar no acelerador, visando economia de combustível.
Todas as versões são disponibilizadas em carrocerias de quatro portas. O Attractive só existe como 1.0 manual, enquanto o Way pode vir com motor 1.0 ou 1.3, sendo que o mais forte pode ser manual ou Dualogic. Já o Sporting, que é necessariamente 1.3, também pode receber câmbio mecânico ou automatizado.
Opcional nos Unos manuais e de série nos 1.3 Dualogic, está disponível o pacote que agrega controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em aclives e recurso antiderrapagem (ASR). Internamente, a principal novidade é o quadro de instrumentos com novos grafismos no display de 3,5 polegadas.
Os novos motores 1.0 e 1.3, que atendem às resoluções Euro 6 e Proconve L6, além de prever o uso contínuo por 240 mil quilômetros, adotam a arquitetura de 2 válvulas por cilindro com geometria do conjunto otimizada e bloco em alumínio - com dimensão única de pistão e cilindros para baratear os custos de produção e manutenção, além da alta taxa de compressão (13,2:1). O Fire Fly 1.0 alcança potência de 72 cavalos e torque de 10,4 kgfm (com gasolina) ou 77 cv e 10,9 kgfm (etanol), enquanto o 1.3 rende 101 cavalos e 13,7 kgfm (gasolina) ou 109 cv e 14,2 kgfm (etanol).
Entre os itens tecnológicos do Uno 2017 estão a partida assistida (basta o motorista virar a chave em um leve toque e tirar a mão, o próprio sistema aciona o arranque até que o motor funcione) com função Tip Start (que evita partidas que possam danificar o veículo, como, por exemplo, tracionar o veículo no motor de partida), além dos opcionais Hydraulic Brake Assist (auxilia em frenagens de emergência) e Electronic Roll Mitigation (evita ou reduz a perda de contato de uma das rodas com o solo em manobras rápidas).
O quadro de instrumentos das versões Dualogic traz itens para ajudar o motorista na condução do veículo e utilização do sistema. Além disso, sensores reconhecem a posição N e garantem que a partida só seja feita com o cinto afivelado. Há um botão para desabilitar o sistema. Os modelos com Start & Stop receberam novo alternador, que otimiza a carga da bateria, evitando que o motor gere energia ao equipamento desnecessariamente. Quando o veículo está em frenagens, descidas ou desacelerações, parte da energia mecânica perdida nestes processos é recuperada e armazenada na bateria.
Em determinadas condições de aceleração, o alternador diminui ou até suspende temporariamente a absorção de potência do motor. Quando o veículo está em marcha constante, é regulada a potência gerada pelo alternador para satisfazer a necessidade de balanço ao mínimo custo energético; há também o recurso de resguardar a bateria quando atinge um estado crítico.
Desde a versão Attractive 1.0, o Uno 2017 vem com ar-condicionado, direção elétrica com função City, acionamento do pisca-alerta em frenagem de emergência, faróis de neblina, função Lane Change (com um leve toque na chave de seta, pisca momentaneamente), vidros elétricos dianteiros com funções um-toque e anti-esmagamento, travas nas portas com acionamento automático a 20 km/h, quadro de instrumentos com conta-giros, "welcome moving" (ao dar a partida, os ponteiros giram até o final) e computador de bordo com operações pelo volante.
O Uno 2017 Way 1.0 traz barras longitudinais no teto, detalhes internos na cor grafite, faróis com máscara negra, maior altura em relação ao solo, frisos laterais com inscrição Way, lanternas escurecidas e retrovisores externos com luzes de seta. Já o 1.3, além do Start&Stop, inclui chave-canivete com botões de abertura e fechamento de portas, vidros elétricos nas 4 portas e rádio RDS com entrada auxiliar e USB, além de leitor de MP3/WMA.
No Uno Way 1.3 Dualogic, estão incluídos: auxílio para arrancadas em aclive, borboletas atrás do volante para trocas sequenciais de marchas, controles de estabilidade e tração, além do ASR (antiderrapagem).
A versão Sporting 1.3 chega trazendo suspensão com acerto esportivo, aerofólio traseiro na cor preto brilhante, rodas de liga leve de 15 polegadas, ponteira de escapamento dupla central cromada, grade superior na cor preto brilhante, para-choque dianteiro com detalhes em vermelho, maçanetas externas e retrovisores em preto brilhante, faixa horizontal no painel e detalhes do interior (maçanetas, quadro de instrumentos e aplique do volante) na cor Vermelho Royal. E o Sporting com o câmbio automatizado Dualogic traz, adicionalmente, paddle shift, controles de estabilidade e tração, ASR e Hill Holder.
Todas as versões oferecem dois pacotes de opcionais: Kit Comfort e Kit Tech.
Tabela de preços
Uno Attractive 1.0 - R$ 41 840
Uno Way 1.0 - R$ 42 970
Uno Way 1.3 - R$ 47 640
Uno Sporting 1.3 - R$ 49 340
Uno Way 1.3 Dualogic - R$ 51 990
Uno Sporting 1.3 Dualogic - R$ 53 690
Cores metálicas
R$ 1319 - Attractive
R$ 1547 - Way e Sporting
Cores metálicas
R$ 1319 - Attractive
R$ 1547 - Way e Sporting
Kit Tech
R$ 3740 - Attractive 1.0
R$ 3340 - Way 1.0
R$ 4500 - Way 1.3
R$ 4050 - Way 1.3 Dualogic
R$ 3700 - Sporting 1.3
R$ 2970 - Sporting 1.3 Dualogic
Alarme, chave-canivete com botões para abertura e fechamento das portas, Hill Holder + controle de estabilidade + controle de tração, maçanetas e capas dos retrovisores na cor do veículo, rádio Connect integrado ao painel com função RDS, entradas USB e auxiliar, Bluetooth com função Audio Streaming e chamadas telefônicas, comandos do rádio e telefone no volante, retrovisores elétricos com luzes de seta e rebatimento automático do espelho direito ao acionar a ré, adesivos nas colunas das janelas e vidros elétricos nas 4 portas com acionamento por um toque e recurso anti-esmagamento.
+ Sensor de estacionamento traseiro com visor gráfico (Sporting e Way 1.3)
+ Rodas de liga leve aro 14 com pneus "verdes" 175/70 (Way 1.3)
Kit Comfort
R$ 1300 - Attractive 1.0, Way 1.0
R$ 890 - Sporting 1.3, Sporting 1.3 Dualogic, Way 1.3, Way 1.3 Dualogic
Três apoios de cabeça no banco traseiro e cintos de 3 pontos para todos, alças de segurança traseiras retráteis, apoio de braço dianteiro, descansa-pé para o motorista, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido, abertura interna do porta-malas e da tampa do tanque de combustível, console no teto com porta-objetos, espelho no para-sol do motorista, porta-celular, porta-óculos, bancos com padronagem diferenciada e soleiras das portas.
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