Nissan Micra estreia nova geração no Salão de Paris


Esqueça aquele jeitinho simpático das gerações anteriores do Nissan Micra (March aqui no Brasil): a quinta geração do compacto, fortemente inspirada no carro-conceito Sway, debuta no Salão de Paris com estilo ousado - na medida para rivalizar com o Ford Fiesta - e novas tecnologias. A carroceria poderá receber 10 cores (incluindo a vívida Energy Orange) e cresceu 17,4 centímetros no comprimento (passando a 3,999 metros), 7,7 cm na largura (1,74 m) e 7,5 cm na distância entre-eixos (2,52 metros), mas ficou 5,5 centímetros mais baixo (passando a 1,45 m).


O estilo do novo Micra segue as mais recentes diretrizes de estilo da Nissan, como se pode observar no Brasil com o Kicks: faróis e lanternas que avançam pelas laterais, grade frontal com V cromado, coluna traseira com moldura entre as janelas e vincos fortes por toda a carroceria - no caso do Micra, as maçanetas traseiras se camuflam próximo aos vidros traseiros. Este estilo lhe rendeu um coeficiente aerodinâmico significativamente melhor, de 0,29.


Não estranhe se o painel parecer familiar: como Micra e Kicks são parentes, elementos como o volante multifuncional de base achatada, os comandos de ar-condicionado, a moldura do painel revestida de couro e o sistema multimídia de 7 polegadas com GPS, Siri e Apple CarPlay são comuns a ambos. O quadro de instrumentos do Micra é idêntico ao do Sentra SL, incluindo a tela colorida do computador de bordo.


O compacto da Nissan passa a trazer recursos como: frenagem automática de emergência com detecção de pedestre, assistente de manutenção na faixa de rodagem caso a seta não seja acionada, reconhecimento de placas de trânsito, Around View Monitor (câmeras nos quatro cantos da carroceria mostra o que se passa ao redor do carro), monitoramento de veículos em pontos cegos e acionamento automático dos faróis altos. Outras boas novas: direção elétrica recalibrada e sistema de som Bose com 6 alto-falantes.


O novo Micra terá três opções de motorização: 0.9 Turbo a gasolina de 3 cilindros, 90 horsepower e torque de 14,3 kgfm (com incremento de pouco mais de 1 kgfm com o overboost), 1.5 Diesel de 4 cilindros, 90 HP e 22,4 kgfm de torque (!), e 1.0 a gasolina aspirado, de 3 cilindros, 73 horsepower e 9,7 kgfm. Todos contam unicamente com câmbio manual de 5 marchas.


Comentários