Nissan revela novos conceitos BladeGlider e e-NV200 no Museu do Amanhã


Com a proximidade da abertura dos Jogos Olímpicos e a grande visibilidade mundial do Rio de Janeiro para todo o mundo, a Nissan apresenta no Museu do Amanhã dois inéditos conceitos: o BladeGlider, modelo esportivo elétrico, e o primeiro carro do mundo equipado com o sistema SOFC, Solid Oxide Fuel Cell (Célula de Combustível de Óxido Sólido, em português), sobre a base da minivan e-NV200.


Exibido primeiramente como um conceito estático de design no Salão do Automóvel de Tóquio, no Japão, em 2013, o Nissan BladeGlider surge agora em uma versão funcional. O modelo se destaca pela forma aerodinâmica da carroceria assemelhada a um asa-delta, uma vez que a parte da frente mais estreita e a traseira, mais larga.


As portas com abertura para cima são articuladas para trás e o teto é aberto, reforçado por uma estrutura integrada de proteção. O cockpit conta com o banco do motorista à frente e os outros dois passageiros ao lado, na parte de trás, o que proporciona melhor distribuição de peso e mais espaço para as pernas de quem senta atrás.


O visor no volante (!) exibe velocidade, estado de carga da bateria, modo de regeneração e mapa de torque; há ainda outras duas telas centrais, com imagens das câmeras traseiras colocadas atrás das rodas dianteiras – uma alternativa aos espelhos colocados nas portas. Os ocupantes contam com cintos de quatro pontos. Os bancos são revestidos com um tecido misto suave ao toque, que combina epóxi e material de revestimento, em duas cores: Cyber Green e Stealth Orange. Dois Nissan BladeGliders serão apresentados no Rio de Janeiro em agosto, durante os Jogos Olímpicos Rio 2016.


O BladeGlider conta com motor elétrico de 200 kW (equivalentes a 268 cavalos) e torque de nada menos que 72,1 kgfm distribuídos por dois motores em cada uma das rodas traseiras, para uma carroceria de 1300 quilos. De acordo com dados registrados pela Williams Advanced Engineering, o Nissan acelera de 0 a 100 km/h em menos de 5,0 segundos e ultrapassa 190 km/h.


Também apresentado hoje, o e-NV200 motorizado com a Célula de Combustível de Óxido Sólido (SOFC), é o primeiro a rodar movido a energia elétrica gerada por bioetanol e tem uma autonomia média de 600 quilômetros. O sistema possui uma célula de combustível com um gerador de força que utiliza a reação do oxigênio com múltiplos combustíveis, incluindo etanol e gás natural, para produzir eletricidade. A Nissan vai conduzir testes de campo em ruas públicas do Brasil utilizando o protótipo para avaliar a viabilidade de mercado.


A Nissan aposta na viabilidade deste projeto, já que o motor pode usar 100% de etanol ou mesmo etanol misturado a água; além disso, os custos operacionais equivalentes aos de um carro elétrico, porém com autonomia similar a um veículo com motor a gasolina. A bateria é de 24 kWh, sendo que o SOFC tem rendimento de 5 kWh, e a capacidade do tanque de combustível é de 30 litros.


Comentários