Depois do tradicional MINI Cooper (que chegou em meados de 2014), de sua versão 5-portas e ainda da peruinha Clubman, a linha da marca no Brasil ganha a opção da nova geração do Cooper Cabrio, lançado mundialmente em fevereiro de 2016 e que por aqui que será oferecido em versão única (S), equipado com o motor 2.0 TwinPower Turbo de quatro cilindros e 192 cavalos. Seu preço: R$ 164 950.
O novo teto retrátil é revestido de tecido e abre ou fecha totalmente em 18 segundos. Ambas as operações são ativadas por um interruptor situado na parte superior do para-brisa, logo acima do retrovisor interno - a operação pode ser feita com o veículo em movimento, a velocidades de até 30 km/h, Há ainda a opção de abrir apenas a parte frontal da capota - isso pode ser feito com o veículo a qualquer velocidade. A estrutura da capota recebeu melhorias para garantir maior isolamento térmico e acústico em comparação ao antecessor.
Por fora, o novo MINI Cabrio se destaca pela grade de formato hexagonal e moldura cromada, além da dupla ponteira de escape ao centro do para-choque traseiro, dos faróis com luzes Full LED diferenciadas, e das lanternas, que aumentaram de tamanho e, agora, encostam na tampa do porta-malas. Os cromados estão presentes nos contornos do conjunto óptico e no friso que percorre a linha das janelas.
Os logotipos "S" estão presentes na grade, na tampa traseira, e nas pequenas molduras das luzes indicadoras de direção, nos para-lamas dianteiros. A nova geração do conversível será oferecida no País em 13 opções de cores externas, entre elas a inédita verde Caribbean Aqua (metálica, nas imagens), além de quatro cores de interior e duas opções de capota.
Os logotipos "S" estão presentes na grade, na tampa traseira, e nas pequenas molduras das luzes indicadoras de direção, nos para-lamas dianteiros. A nova geração do conversível será oferecida no País em 13 opções de cores externas, entre elas a inédita verde Caribbean Aqua (metálica, nas imagens), além de quatro cores de interior e duas opções de capota.
Por dentro, o conversível conta com o MINI Central Cluster posicionado ao centro, que conta com o MINI Excitment (circundado por um anel de LED) e com tela de 8,8 polegadas com GPS de cartografia em três dimensões e som Hi-Fi Harman/Kardon de 12 alto-falantes e potência de 410 Watts. Outros destaques são o head-up display (em que são exibidos dados como velocidade, nível de combustível, temperatura externa, além de informações de orientação do GPS) e os interruptores na parte inferior do console, entre os quais o que dá a partida.
Com 3,85 metros de comprimento, 1,72 m de largura e 1,41 metro de altura, o novo MINI Cabrio é 9,8 centímetros mais longo, 4,4 cm mais largo, e 1 milímetro mais alto em comparação ao modelo anterior. A distância entre-eixos cresceu 28 mm. Os bancos da frente possuem agora maior amplitude de de ajustes, enquanto os passageiros traseiros se beneficiam de um acesso mais fácil, mais espaço para os joelhos (36 mm), superfície de assento maior e apoios laterais. A praticidade no dia a dia também melhorou. Também há mais porta-copos e porta-objetos distribuídos pelo habitáculo do conversível. O porta-malas tem só 160 litros, mas o anterior era ainda menor (125 litros).
A versão conversível traz reforços específicos na carroceria, localizados nas partes dianteira, traseira e embaixo da carroceria, além de uma placa de proteção posicionada sob o motor. Em termos de segurança, há 4 airbags (dois frontais e 2 laterais), pontos de fixação ISOFIX para assentos infantis e proteção em caso de capotamento com atuadores conectados aos dispositivos de segurança (assim que os sensores detectam risco de tombamento, duas barras de proteção feitas de alumínio de alta resistência, posicionadas atrás dos bancos traseiros, se elevam para proteger a cabeça dos ocupantes).
O motor 2.0 de quatro cilindros em linha, 16 válvulas e movido a gasolina gera 192 cavalos a 5000 rpm e torque de 28,5 kgfm entre 1250 e 4600 rpm, aliado ao câmbio automático Steptronic de seis marchas, com Paddle Shifts posicionadas atrás do volante. O motor incorpora injeção direta de combustível, com injetores em posição central, além de controle de comando de válvulas variável (duplo-Vanos) e sistema de variação do tempo de abertura das válvulas Valvetronic.
O câmbio conta ainda com a função Launch Control, para otimizar aceleração e tração no momento da partida, e um sistema de controle capaz de usar dados de navegação para ajudar o motorista a engatar as marchas no ponto ideal. Com tração dianteira, o MINI Cabrio acelera de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e atinge a velocidade máxima de 228 km/h.
O câmbio conta ainda com a função Launch Control, para otimizar aceleração e tração no momento da partida, e um sistema de controle capaz de usar dados de navegação para ajudar o motorista a engatar as marchas no ponto ideal. Com tração dianteira, o MINI Cabrio acelera de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e atinge a velocidade máxima de 228 km/h.
São itens de série: direção Servotronic, controles dinâmicos de estabilidade e tração, controles de velocidade cruzeiro, suspensão adaptativa, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiro, de chuva e crepuscular, e o MINI Driving Modes, em que é possível optar entre três modos de condução – Green (econômico), Sport (esportivo) e MID (balanceado). Entre os opcionais estão disponíveis a capota MINI Yours Union Jack, faixas para capô nas cores preto ou branco, capas dos espelhos retrovisores externos em preto, branco ou na cor do veículo, bancos em couro Lounge Cinza Satellite ou Chester Maltg Brown, além do Pacote Parking, que agrega sensor de estacionamento dianteiro e Parking Assist.
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