Pode observar atentamente as imagens, por dentro e por fora: os irmãos Chevrolet Cobalt e Spin passam para o ano-modelo 2017 como eram na linha 2016. O sedan ainda traz parte do apelo de novidade por conta da reestilização apresentada no final do ano passado, enquanto a minivan apresenta os mesmos trejeitos estéticos de quando chegou ao nosso mercado, exatamente quatro anos atrás. Mas ambos passam a contar com alterações no motor 1.8 8 válvulas, agora com o sobrenome Eco, e outras alterações mecânicas para poupar combustível - a GM afirma que a Spin está até 30% mais econômica, e o Cobalt, gastando 21% a menos. O sedã chega às concessionárias ainda na primeira quinzena de agosto, e a minivan, na segunda quinzena deste mês.
Na Spin, uma das novidades mais relevantes é a grade ativa do radiador (pomposamente batizada Active Grille Shutters), que abre e fecha de acordo com as condições de velocidade do veículo e necessidade de refrigeração do motor - quando fechada, há redução do arrasto do ar. A minivan passa a contar com duas novas versões (complementares às existentes LT, LTZ e Activ): a opção de entrada LS e a intermediária Advantage, esta com câmbio automático de 6 marchas e baseada na LT.
Na versão LS, são itens de série: ar-condicionado, quadro de instrumentos parcialmente digital com bússola e indicador de troca de marcha, pintura em dois tons do painel, airbags frontais, freios ABS com EBD, alarme, vidros e travas elétricos com acionamento pela chave, faróis com máscara negra, adesivo preto nas colunas das janelas, OnStar com pacote Safe (o mais simples, que inclui recuperação veicular e aplicativo para smartphone com a função diagnóstico), direção elétrica, câmbio manual de seis marchas e grade ativa do radiador.
A versão LT traz rodas de liga leve de 15 polegadas, volante multifuncional com revestimento mais requintado, sistema multimídia MyLink (sem alterações) com tela sensível ao toque de 7 polegadas, rack de teto e retrovisor com botões OnStar (que por sua vez opera o pacote Protect, que realiza notificação automática em caso de acidente com acionamento dos airbags e transferência de ligação para o Chevrolet Road Service em caso de pane elétrica ou mecânica). Já a Spin Advantage vem com espelhos externos com ajuste elétrico, peças plásticas em preto-brilhante, rodas escurecidas, lanternas fumê, faróis de neblina, computador de bordo, luzes individuais de leitura, cobertura do porta-malas, sensor de estacionamento traseiro, câmbio automático e controlador de velocidade de cruzeiro.
Na versão LTZ, são itens de série: terceira fileira de bancos, capa dos retrovisores na cor da carroceria, faróis com máscara escurecida “Dark Chrome”, maçanetas internas cromadas e rodas de liga leve diferenciadas. Nesta configuração, o OnStar vem com o pacote Exclusive, com serviços de concierge (consulta a uma centra de atendimento humano) e navegação (as direções para um local poderão ser encaminhadas pelos atendentes para o GPS). A Spin LTZ tem opção de câmbio manual ou automático.
Já a Spin Activ, unicamente disponível com câmbio automático, traz a vestimenta aventureira: para-choques com apliques plásticos pretos ao seu redor e molduras prateadas na parte inferior, saias laterais, adesivos na soleira das portas, estepe na tampa traseira, porta-objetos no assoalho do porta-malas, lanternas escurecidas, rodas de alumínio de 16 polegadas, bancos com revestimentos em tecido exclusivo da versão e quadro de instrumentos diferenciado. O OnStar sempre é cortesia por um ano.
No caso do Cobalt, serão disponibilizadas para pessoas físicas apenas as versões LTZ e Elite, ambas com motor 1.8. Os dois trazem faróis de neblina com moldura cromada, ar-condicionado, direção elétrica, travas e vidros elétricos, chave-canivete com botão de abertura da tampa do porta-malas, banco do motorista e volante com regulagem de altura, freios ABS com EBD,airbag duplo, sensor de estacionamento traseiro, computador de bordo, volante com comandos de som, bancos com revestimento marrom, encosto de braço em material macio ao toque, controlador de velocidade de cruzeiro, novo sistema multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay, sistema OnStar Exclusive e rodas de alumínio aro 16''.
Como novidades, estas versões incorporam bússola, indicador de mudança de marchas e monitoramento da pressão dos pneus. São exclusividades da versão Elite: volante e encosto de braço com costura pespontada, frisos cromados nas laterais, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, bancos parcialmente revestidos em couro, além de rodas de estilo exclusivo para a versão.
O motor 1.8 SPE/4 ECO desenvolve 106 cavalos com gasolina e 111 cv com etanol, ante 106/108 cavalos do modelo anterior. O torque foi aprimorado para 16,8 kgfm com gasolina a 2800 rpm e, com etanol, 17,7 kgfm a 2600 rpm, 600 rpm mais cedo que antes. Além da ligeira agilidade extra (o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h é de 10,6 segundos com etanol), a minivan passa a registrar, com gasolina, 11,8 km/l na cidade e 13,7 km/l, de acordo com testes realizados pelo Inmetro. Com etanol, os resultados são de 8,1 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada.
Já no Cobalt, em velocidade de cruzeiro de 120 km/h, a rotação cai de 3300 rpm para 2650 rpm, reduzindo o nível de ruído. Segundo a General Motors, o modelo arranca de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos e chega a 170 km/h com etanol. Além disso, com gasolina faz 12,1 km/l na cidade e até 15,1 km/l na estrada; abastecido com etanol, as médias são de 8,3 km/l em ciclo urbano e 10,3 km/l em uso rodoviário, de acordo com o Inmetro. A capacidade do tanque de combustível é de 54 litros (na Spin, 53 L).
Nas versões manuais, o câmbio também passa a ter 6 marchas, para ajudar a poupar combustível e reduzir o nível de ruído em velocidade de cruzeiro, incorporando ainda um ícone de mudança de marcha no quadro de instrumentos. Já o câmbio automático ganhou comportamento mais suave, mesmo no modo sequencial Active Select, que permanece com o botão na alavanca para trocas manuais. Outras evoluções estão nos freios, rolamentos, pneus de baixa resistência à rodagem e redução de peso em cerca de 100 componentes, que deixaram a Spin 33 quilos mais leve, e o Cobalt, com 36 kg a menos.
O conjunto de pistões, bielas e anéis foi redesenhado e ficou mais leve, enquanto os anéis de pistão e o tipo de óleo lubrificante (0W20) sofreram alterações. A taxa de compressão foi ajustada para otimizar a performance. O módulo eletrônico está 40% mais ágil, e o novo sistema de gerenciamento de energia elétrica do veículo conta com monitoramento continuo da bateria e utilização otimizada do alternador, além de central de controle multivelocidades, ventilador sem escovas, trocadores de calor mais modernos e menor quantidade de líquido refrigerante.
Ambos passam a adotar direção elétrica progressiva, mais leve em manobras de estacionamento e mais firme em altas velocidades. Já as molas, amortecedores e batente da suspensão foram recalibrados: o conjunto recebeu novos cubo de roda e barra estabilizadora, ficando 10 milímetros mais baixo.
Foi mantida a qualidade do espaço interno para cinco passageiros (sete, no caso da Spin LTZ) e porta-malas - o Cobalt leva 563 litros, e a minivan, até 710 litros nas versões para 5 pessoas.
Como acessórios nas concessionárias, estão disponíveis itens como suporte para tablet na parte de trás do encosto de cabeça, câmera de ré compatível com o sistema multimídia, módulo para ativação da função Tilt Down do retrovisor externo direito ao engatar a ré, entre outros.
Tanto Spin como Cobalt agora podem vir nas cores Azul Blue Eyes e Preto Ouro Negro, ambas metálicas. Elas se juntam ao Cinza Grafite, ao Bege Peper Dust, ao Branco Summit, ao Branco Vintage e ao Prata Switchblade (o sedan ainda dispõe da tonalidade Marrom Mogno Brown). A garantia é de três anos para ambos.
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