Volkswagen Voyage completa 35 anos de mercado brasileiro


Sedã do Gol apresentado ao Brasil em julho de 1981, o Volkswagen Voyage celebra 35 anos "interruptos" de história, acumulando mais de 1 milhão de unidades vendidas. O pioneiro Voyage chegou com carroceria de duas portas mas também foi produzido com 4 portas para atender aos taxistas. Nos primórdios, estavam disponíveis as versões S e LS, com opção de motores movidos a álcool ou a gasolina, ambos 1.5 litro e refrigerados a água, um avanço em relação aos primeiros Gol com motor a ar. O câmbio era de quatro marchas.


O Voyage teve mais de 410 mil unidades exportadas para 61 países, entre eles Egito, Haiti, Libéria, Bahamas, Angola e Jordânia.. Quinto Volkswagen mais vendido do mercado brasileiro, o Voyage registrou 14.102 unidades comercializadas no mercado nacional no primeiro semestre de 2016.


A produção do Voyage teve início na fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo, que fabricou 340 891 unidades entre 1981 e 1987 e entre 1990 e 1996. Nos anos de 1988 e 1989 o carro foi produzido na fábrica de Taubaté, no interior do estado de São Paulo. Desde 2008, o modelo voltou a ser produzido em Taubaté.


O Voyage só é com este nome na Argentina, onde também foi vendido com o nome Gacel ("gazela", em espanhol). Nos demais países da América do Sul, América Central e México, o Voyage é conhecido como Gol Sedan.


Já nos Estados Unidos e no Canadá, onde foi vendido de 1987 a 1993, foi chamado de Fox e somou mais 202 mil unidades comercializadas. Em relação às versões comercializadas no Brasil, os modelos receberam aproximadamente 2.000 modificações, incluindo suspensão, injeção eletrônica de combustível e câmbio de quatro marchas com “overdrive” (alongado). Atualmente, o Voyage é exportado para oito países: Argentina, México, Bolívia, Chile, Colômbia, Peru, Paraguai e Uruguai.


A primeira geração Voyage teve algumas séries especiais ao longo dos anos, como o Voyage Plus, de 1983, o Voyage Los Angeles, caracterizado pela cor azul metálica, que homenageava os Jogos Olímpicos realizados nos EUA, e o Voyage Sport de 1993 com visual esportivo. Sua produção se estendeu até 1996, quando o modelo foi substituído no portfólio da Volkswagen pelo mal-sucedido Polo Classic.


Em 2008, com plataforma PQ24 baseada no Polo, o Voyage retornou ao mercado, trazendo motor transversal e uma carroceria condizente com os níveis de exigência do mercado brasileiro do século 21. Oferecido com motores Total Flex 1.0 e 1.6, a partir do ano seguinte ele também passou a contar com a opção da transmissão automatizada I-Motion de cinco marchas.


No início de 2016, o Voyage recebeu nova dianteira, painel redesenhado e a opção das centrais multimídia compatíveis com espelhamento de tela, comandos de voz, entre outras funcionalidades.

Cronologia

1981 – Lançamento do Voyage, com duas portas, motor de 1,5 litro refrigerado a água (o mesmo usado no VW Passat) a álcool ou gasolina, nas versões S e LS

1982 – Eleito Carro do Ano pela revista AutoEsporte. Início da fabricação também na Argentina, onde foi inicialmente comercializado com o nome Gacel, e da exportação para países da América do Sul com os nomes Senda e Amazon

1983 – Primeira série especial, o Voyage Plus. Motor passa a ser 1.6

1984 – Lançamento da versão com quatro portas. Série especial Los Angeles, homenagem aos Jogos Olímpicos realizados nos Estados Unidos, na cor azul metálico e equipamento diferenciado como bancos Recaro e aerofólio traseiro (limitada a duas mil unidades). Câmbio de cinco marchas passa a ser oferecido como opcional

1985 – Passa a utilizar os motores AP 1.6 e 1.8

1986 – Série especial “GLS Super” com motor 1.8

1987 – Início das exportações para os Estados Unidos, juntamente com a Parati. Durante sete anos, rebatizado de Fox, o Voyage, teve 202 062 unidades exportadas para os EUA. Para atender às exigências legais e do mercado americano, as versões CL (Comfort Luxo), GL (Gran Luxo) e GLS (Gran Luxo Super) passaram por aproximadamente 2.000 modificações, incluindo mudanças na suspensão, câmbio de quatro marchas com overdrive, novos faróis, lanternas e para-choques

1990 – Comemoração da produção de 600.000 unidades do Voyage no Brasil.

1991 – Mudanças nos faróis, lanternas, grades, capô e para-lamas. O Voyage atinge a marca de 700 mil unidades produzidas, dessas mais de 400 mil foram destinadas ao mercado interno e o restante para o externo, principalmente para os Estados Unidos, e Argentina (onde recebeu o nome de Gacel e Senda), além de outros países da América Latina, África e Europa. Até 1991 a VW já havia exportado mais de 170 mil unidades para os EUA.

1993 – Série especial Sport, com motor 1.8

1994 a 1995 – Novas cores e revestimentos. Novos rádio e toca-fitas, como opcionais

1996 – A produção do Voyage é encerrada após 465.176 unidades fabricadas, dando lugar ao Polo Classic


2008 – Volta do Voyage após 12 anos de aposentadoria. Desenvolvido juntamente com o Gol, o carro tem motor transversal 1.0 ou 1.6 e nova carroceria.

2009 – Versão I-Motion, com câmbio automatizado ASG e motor 1.6

2010 – Novos equipamentos de série: temporizador do limpador do para-brisa e preparação para som, nas versões 1.0 e 1.6


2012 – Alcança o marco de 1 milhão de unidades produzidas no Brasil. Sedã passa a contar com design global e novos equipamentos. Voyage passa a contar com o motor 1.0 TEC

2014 - Passa a utilizar nomenclatura global para diferenciar suas respectivas versões: Trendline, Comfortline e Highline. É lançado o Voyage Evidence, posicionado acima da versão Highline


2016 – Modelo recebe evolução de design, interior renovado e central multimídia App-Connect. Estreia o motor 1.0 de três cilindros Total Flex (82 cavalos com etanol).

Comentários