A Lexus lança no Brasil a quarta geração do utilitário esportivo RX, disponível nas versões 350 e F-Sport, esta com apelo visual mais esportivo. O primeiro SUV da divisão luxuosa da Toyota foi lançada em 1998 e, agora, adota uma filosofia de design mais agressiva, tal qual o NX 200t (que briga diretamente com o Range Rover Evoque). Batizada de Spindle, a grade está mais encorpada, com bordas cromadas, e os faróis passam a ser inteiramente em LEDs, inclusive os de neblina.
Já as laterais trazem visual mais musculoso, com vincos prolongados até a traseira, que dão impressão de velocidade, além das rodas de liga leve de 20 polegadas. Ao se aproximar com a chave, luzes de LED se acendem e as portas são destravadas. Na traseira, as lanternas de LED em forma de L envolvem a tampa do porta-malas, e as colunas traseiras na cor preta, que dão a impressão do "teto flutuante" em voga nos utilitários.
A antena adota o estilo barbatana de tubarão e a pintura é resistente a leves arranhões, devido à utilização de um polímero macromolecular diferenciado, evitando por exemplo as indesejadas marcas de unhas ao redor das maçanetas. Em termos dimensionais, o novo Lexus RX 350 possui 4,89 metros de comprimento (12 cm mais longo), 1,895 m de largura (1 cm mais estreito) e 2,79 m de distância entre-eixos (5 centímetros a mais).
A antena adota o estilo barbatana de tubarão e a pintura é resistente a leves arranhões, devido à utilização de um polímero macromolecular diferenciado, evitando por exemplo as indesejadas marcas de unhas ao redor das maçanetas. Em termos dimensionais, o novo Lexus RX 350 possui 4,89 metros de comprimento (12 cm mais longo), 1,895 m de largura (1 cm mais estreito) e 2,79 m de distância entre-eixos (5 centímetros a mais).
A disposição do painel do RX 350 foi um dos principais pontos de atenção no projeto dos designers e engenheiros da Lexus, para que o condutor se concentre apenas na direção. Com isso, foram aprimorados o acesso aos comando e a posições de porta-copos e porta-objetos. A posição de dirigir está 1,9 m mais baixa, e o volante está mais vertical e ergonômico. Com espaço interno para cinco passageiros, o assoalho traseiro rebaixado proporciona maior área para os pés dos passageiros e o porta-malas dispõe da capacidade de 521 litros (61 litros a mais do que a geração anterior), contando com comando elétrico para abertura e fechamento da tampa, com acionamento interno ou remoto e por meio de botão instalado próximo à tampa.
O motor 3.5 V6 (2GR-FKS) funciona em ciclo Atkinson como nos híbridos, e conta com injeção direta e indireta de gasolina, atuando conforme a rotação do motor. Assim, o modelo gera 305 cavalos a 6300 rpm (cerca de 10% mais potência) e 38 kgfm de torque a 4700 rpm. A taxa de compressão subiu de 10,8:1 para 11,8:1. Além disso, o câmbio automático conta com 8 marchas.
A inclusão do VVT-iW (Variable Valve Timing with Intelligence Wide) na admissão oferece ângulos de abertura expandidos da válvula, resultando em maior eficiência de combustível, fator que permitiu a adoção do ciclo de Atkinson. Outra novidade da quarta geração é o Controle de Torque Dinâmico AWD, que processa as informações de uma série de sensores, incluindo os de velocidade das rodas e de ângulo de esterço das rodas dianteiras, transferindo a torque para as rodas traseiras em diferentes condições de estrada. Os níveis de distribuição de torque individualmente para cada roda são exibidos no quadro de instrumentos digital.
O Drive Mode Select dispõe de diferentes estilos de condução. Os ajustes regulam a força de amortecimento da suspensão, controlam a potência do motor e remapeiam o acelerador, entre outros ajustes. O modo “NORMAL” oferece um balanço estável entre desempenho e economia de combustível. O modo “ECO” reduz a potência entregue pelo propulsor, a resposta do acelerador e o ar-condicionado, melhorando a eficiência no consumo de combustível. O ajuste “SPORT S” oferece respostas fortes do acelerador e mais agilidade do conjunto motor/transmissão; há ainda o “SPORT S+”, que aguça as respostas da direção elétrica, além de entregar ajuste mais rígido na suspensão.
Os coxins do motor foram reposicionados e acoplados à estrutura inferior do chassi, perto do centro de gravidade do motor. A estrutura da suspensão foi modificada, a fim de melhorar a rigidez e reduzindo a rolagem - o RX 350 utiliza suspensão do tipo McPherson na dianteira e multilink na traseira. A Suspensão Adaptativa Variável (AVS) ajusta eletronicamente a força do amortecimento, de acordo com as condições e irregularidades da estrada. A direção com assistência elétrica (EPS) teve a rigidez da coluna aumentada para transmitir resposta mais precisa das condições da estrada ao volante.
O sistema multimídia possui tela de cristal líquido de 12,3 polegadas, com elevado nível de contraste que minimiza a variação de cor quando visualizado sob diferentes ângulos. Traz computador de bordo com cinco funções – consumo instantâneo, consumo médio, autonomia, velocidade média e temperatura externa – além de GPS, TV digital, HD Radio, Bluetooth, DVD Player compatível com CD-R/RW, MP3 e WMA, comando de voz, entrada para cartão Micro SD, entrada auxiliar, duas portas USB e 12 alto-falantes Pioneer, sendo oito falantes, um subwoofer e quatro tweeters. Além disso, o motorista conta com o Remote Touch Interface para operar as funções do sistema.
O Lexus RX 350 vem com ar-condicionado digital dual zone, banco do motorista e do passageiro com aquecimento e ventilação, abertura e fechamento elétricos do porta-malas, controlador de velocidade de cruzeiro, retrovisores externos com regulagem elétrica, aquecimento automático, luzes de seta, memória e recurso Tilt Down, Smart Entry System (destravamento das portas por proximidade da chave, ao colocar as mãos em uma das maçanetas, e partida por botão), teto solar elétrico, regulagem elétrica em 10 posições com memória de até três perfis para os bancos do motorista e passageiro, além da função Return & Away, enquanto na versão RX 350 F-Sport a regulagem elétrica é de oito posições para o motorista e passageiro, capacidade para armazenar até três perfis e função Return & Away somente para o motorista.
A nova geração do SUV conta ainda com 10 airbags (dois frontais, quatro laterais, dois de cortina, um de joelho para o motorista e um no assento do banco do passageiro), cintos de segurança dianteiros de três pontos com regulagem de altura, pré-tensionador e limitador de força, sensor de chuva, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré, sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis, servofreio com booster de dois estágios (diminuindo a sensação brusca quando o pedal do freio é acionado com mais força), freios ABS com (EBD) e assistente de frenagens emergenciais, controles de tração e estabilidade, além do assistente de subida.
A versão F-Sport 2016 conta com quadro de instrumentos diferenciado, com conta-giros e velocímetro digital, enquanto no RX 350 são analógicos. Também são exclusividades: pedaleiras em alumínio, paddle shifts para trocas sequenciais de marcha, volante esportivo com a logomarca F-Sport, teto solar panorâmico retrátil, carregador de celular sem fio, head-up display (projeta na base do para-brisa a velocidade e o ECO Monitor), aberturas da grade em formato de colmeia, capas dos retrovisores na cor preta, spoiler na parte inferior e protetor cromado com acabamento acetinado, além das rodas de 20 polegadas diferenciadas.
O Lexus RX 350 estará disponível nas cores Branco Sonic, Cinza Titânio Cosmopolita, Preto Clássico e a nova Marrom Âmbar. Para a versão F-Sport, as cores disponíveis são o Branco Super Nova, Titânio Cosmopolita e a nova Preto Grafite. O interior possui cor preta com acabamento alumínio madeira na versão RX 350, e preta ou vermelha com acabamento em alumínio na versão F-Sport. Os preços de tabela são de R$ 337 350, na versão RX 350, e R$ 352 950, na versão RX 350 F-Sport.
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