A partir de agosto, chega às concessionárias Chevrolet a opção com visual aventureiro o Onix, batizada Activ, como a Spin. Confiante nos bons resultados de vendas de modelos com pegada off-road, trata-se do primeiro hatch da GM que aposta nesta vertente. Por fora, o Onix Activ aposta em para-choques com molduras prateadas ao centro e apliques sem pintura nas laterais, que se estendem para as caixas de roda e se prolongam pelas laterais. Os faróis combinam máscara negra e filetes de LEDs, disponíveis na versão LTZ, na qual se baseia.
Outros detalhes estéticos do Onix Activ são: rack de teto com suporte longitudinal traseiro, capas dos retrovisores pintadas de preto, adesivos foscos na coluna B e rodas com acabamento de superfície usinada, dez raios e 15 polegadas, calçadas em pneus 195/65. Maiores, os pneus e a suspensão recalibrada tornaram esta versão 3 centímetros mais alta e melhoraram o ângulo de ataque (do para-choque frontal) em 20%, o que para a Chevrolet é suficiente para superar terrenos mais acidentados e transpor pequenos alagamentos.
Serão seis opções de cores para a carroceria, entre elas o Laranja Burning das imagens (metálica). As outras são: Branco Summit, Prata Switchblade, Cinza Graphite, Vermelho Carmim e Preto Ouro Negro.
Por dentro, com a elevação da carroceria, o campo de visão do condutor foi ampliado em 40 milímetros em relação às outras versões. No interior, a cor laranja convive com os tons pretos nos revestimentos de porta, nos bancos e no painel. Há ainda uma plaquetinha "Activ" no porta-luvas.
A lista de equipamentos de série engloba direção elétrica progressiva com ajuste de altura (com recurso que compensa a inclinação da via em longos percursos e reduz as trepidações geradas pelo desbalanceamento das rodas), ar-condicionado, câmera de ré (reservada ao Prisma LTZ), banco do motorista com regulagem de altura, sensor de chuva com ajuste automático de intensidade do limpador de para-brisa, sensor de estacionamento traseiro, painel com velocímetro digital, bússola e indicador de mudança de marcha; cintos dianteiros com regulagem de altura, ajuste elétrico dos retrovisores, travas e vidros com acionamento remoto pela chave, entre outros.
Também é de série a segunda geração do sistema multimídia MyLink com tela de 7 polegadas sensível ao toque, espelhamento da tela de smartphones compatíveis com as tecnologias Android Auto e Apple CarPlay, além da central de atendimento OnStar, que permite, por meio de aplicativo no celular, conferir a quilometragem total percorrida e a pressão dos pneus, além de solicitar auxílio na recuperação veicular em caso de furto ou roubo - o carro pode ser monitorado e ter seu motor bloqueado remotamente pela Central de Atendimento, facilitando o trabalho da polícia - e as seguradoras costumam oferecer descontos para donos de carros equipados com esse tipo de tecnologia.
O OnStar também recebe orientações de navegação por setas e/ou instruções de voz pelo sistema multimídia. Pressionando um botão no retrovisor interno, contacta-se a uma central com atendimento humano que oferece serviços como pesquisas rápidas na internet, além de assistência mecânica, elétrica ou médica. No caso do hatch Activ, a Chevrolet oferecerá o OnStar em cortesia por um ano no pacote de serviços Exclusive (que inclui Diagnóstico, App/Web, Segurança, Emergência, Concierge e Navegação).
As teclas de avançar e retroceder do MyLink foram deslocadas do visor para a parte direita do aparelho e o botão do volume passa a ser giratório - há ainda comandos no volante. Além disso, a entrada USB permite agora conectar - por meio de um hub - externo dois dispositivos USB e um iPod, por exemplo, enquanto até 20 celulares podem ser emparelhados com o Bluetooth, sendo que somente um celular pode ser conectado de cada vez. O aparelho informa data, hora e temperatura externa, permitindo configurar vários parâmetros, como se o travamento das portas será automático ou qual período os faróis deverão permanecer acesos após o acionamento do alarme.
O Onix Activ incorpora as mudanças mecânicas pelas quais passaram Onix e Prisma. O motor 1.4 SPE/4 ECO é o mesmo, porém com adaptações para economizar combustível. Seu conjunto de pistões e bielas foi redesenhado, e o tipo de óleo lubrificante também sofreu alteração, enquanto o módulo eletrônico, responsável por controlar as diversas funções do motor, está mais ágil. Novo sistema de arrefecimento, freios de baixo arrasto e novo sistema de gerenciamento de cargas elétricas completam o pacote. Além disso, tanto o câmbio manual como o automático são de seis marchas.
O 1.4 desenvolve 98/106 cavalos de potência a 6000 rpm e 13,0/13,9 kgfm de torque a 4800 rpm (quando abastecido com gasolina com 22% de álcool e etanol, respectivamente). O Onix Activ 1.4 manual consome, com gasolina no tanque, 12,3 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada. Com etanol, faz 8,4 km/l (cidade) e 9,4 km/l (estrada).
Com garantia de 3 anos, o Onix Activ 1.4 manual tem preço de tabela de R$ 57.190. Já a versão das imagens (automático + pintura metálica) custa R$ R$ 64.540.
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