A Ford apresenta na Europa um modelo bem conhecido dos brasileiros, o Ka, adaptado às exigências locais. Batizado de "Ka Plus" para diferenciá-lo do Ka anterior baseado na plataforma do Fiat 500 (e grafado como Ka+, como é o sedan vendido aqui), as modificações se iniciam pela parte externa, onde o hatch incorpora grade com filetes horizontais, para-choques levemente modificados, piscas incorporados aos espelhos retrovisores, moldura nos para-lamas dianteiros e rodas de liga leve de 5 raios vazados.
No Velho Continente, o Ka+ incorpora de série os airbags frontais, laterais e de cortina (aqui, são oferecidos apenas os frontais), controle eletrônico de estabilidade e auxiliar de partida em ladeiras (somente disponíveis na versão SEL no Brasil), além de itens como chave reserva programável MyKey, ar-condicionado, travas, vidros e retrovisores elétricos, limitador de velocidade e sistema de som SYNC com AppLink (interatividade com aplicativos de celulares). São duas opções de motorização 1.2 Duratec, com duplo comando independente de válvulas e rendimento de 70 ou 85 cavalos, sempre com câmbio manual de 5 marchas.
O Ka+ europeu não vem "importado" do Brasil e sim da Índia, onde é conhecido como Figo. A versão de 85 cavalos traz, adicionalmente, ar-condicionado com regulagem de temperatura automática, vidros traseiros escurecidos, retrovisores com rebatimento elétrico e aquecimento, rodas de liga leve de 15 polegadas, aquecimento dos bancos dianteiros, volante revestido em couro com comandos do controlador automático de velocidade, sensor de estacionamento traseiro e sistema de som DAB Radio.
O Ka+ possui porta-malas de 270 litros, encosto do banco traseiro bipartido na proporção 60/40 e 21 porta-objetos espalhados pela cabine, incluindo o porta-treco na parte interna do painel (acessível apenas com a porta do motorista aberta) e o MyFord Dock, compartimento para fixar e recarregar o celular.
Prezando por uma maior economia de combustível, o Ka+ recebeu nova calibração do motor, óleo de baixo atrito, componentes aerodinâmicos aprimorados, pneus de baixa resistência ao rolamento e frenagem regenerativa, que recarrega a bateria quando o carro desacelera ou freia. Assim, o consumo médio chega a 20 km/l de gasolina, com emissões de 114 g/km de CO2. A calibração final foi feita no Campo de Provas de Lommel, na Bélgica, e em estradas europeias.
Para apresentar o Ka+ europeu, a Ford criou uma ação usando a moda do “unboxing” (aqueles vídeos de desembalagem e exibição das características de novos produtos), convidando o "astro" Lewis Hilsenteger, cujo canal no YouTube, “Unbox Therapy”, tem mais de quatro milhões de assinantes, e a atriz Joanna Page, que estrelou a comédia “Gavin & Stacey” da BBC. Ela recebeu o Ka+ embalado em uma caixa de 4,2 metros, com muita espuma e plástico-bolha. A pré-venda do modelo na Europa será iniciada em junho, e as entregas serão realizadas no final de 2016.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).