Fotos e redação de Júlio Max, de Itatiba (SP)
Viagem à convite da Nissan
Algumas coisas na vida são boas, até que você conhece outras e... bom, acaba mudando de opinião. A direção hidráulica era uma grande vantagem em relação ao (pesado) sistema mecânico, mas bastou a direção elétrica ser difundida para o consumidor perceber a maciez em manobras, aliada a uma boa progressividade. O câmbio manual, que no passado já foi "dessincronizado", em alguns modelos adota relações mais longas, poupando o esforço de pisar na embreagem, engatar e marcha e... bom, você sabe. Mas os modelos automáticos estão ganhando cada vez mais mercado e a Nissan, visando alcançar mais e mais participação no mercado brasileiro, apresenta agora à imprensa o hatch March e o sedan Versa equipados com a transmissão continuamente variável XTronic CVT.
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No Brasil, existem compactos automatizados de embreagem única (grosso modo, são manuais convertidos para passarem marcha automaticamente, como up!, Fox, Gol, Sandero, Palio e Uno), os automatizados de dupla embreagem (Fiesta), automáticos com conversor de torque e 4 marchas (Etios) ou 6 marchas (Onix e HB20). Pesquisas da Nissan apontam que 40% dos compradores de compactos desejam adquirir um automático - e dos que possuem carros automáticos, 95% querem outro modelo com esta comodidade. March e Versa, assim como os Honda Fit e City, embarcaram na onda do CVT, com as premissas de entregar força sem perda de rotação e consumo de combustível contido. Será que cumprem a missão?
Outra levíssima mudança está nos retrovisores do Versa, agora com novo formato e piscas mais volumosos; além disso, a antena agora está na parte da frente do teto, em tamanho maior. As demais novidades estão relativas aos equipamentos - estas informações foram divulgadas com exclusividade pelo Auto REALIDADE no mês passado (veja aqui). As versões 1.0 S e 1.6 S do March passam a vir de fábrica com capas dos retrovisores na cor da carroceria e vidros elétricos traseiros (itens que existiam desde o lançamento, porém foram retirados na linha 2016). Já a versão SL incorpora o sistema multimídia Multi-App, que era um opcional vinculado ao Pack Colors.
No Versa, todas as versões passam a contar com vidros elétricos nas 4 portas, incluindo o modelo 1.0 de entrada, que passa a ser chamado Conforto. Na versão SV, a fixação de cadeirinhas infantis passa a ser de série, enquanto o SL incorpora o Multi-App (anteriormente vendido como opcional) e o Unique passa a existir somente com o câmbio CVT. Por R$ 1600 a mais em relação ao SL, traz aerofólio na tampa traseira, frisos nas portas e ponteira de escapamento cromada.
Neste test-drive foram disponibilizadas cinco unidades do March SL e 10 Versa Unique, mas o câmbio CVT também estará disponível para a versão intermediária 1.6 SV, sempre ao custo de R$ 4800. Após as explicações sobre as novidades, os jornalistas pegaram a estrada entre Itatiba e Guarulhos - um percurso de aproximados 110 quilômetros - com uma parada em Atibaia para revezamento dos convidados.
Nossa experiência ocorreu com o March SL prata de número 01 e, de fato, o modelo correspondeu às nossas expectativas. Em manobras de estacionamento, a direção é bastante cômoda e o curto raio de giro (4,5 metros no hatch, 5,2 m no Versa) facilitou o acesso a alguns locais durante o trajeto. E o câmbio proporciona grande comodidade na rodovia Fernão Dias, ainda mais considerando que enfrentamos trechos de lentidão, curvas acentuadas... No modelo manual, a embreagem certamente seria acionada algumas centenas de vezes nesta viagem... Além disso, a disposição do motor 1.6 continua bem interessante para quem pega estradas.
O visor de marcha no quadro de instrumentos é mera formalidade, já que a luz vermelha no próprio câmbio é mais informativa. Destaque para a central Multi-App, que demonstrou boas funcionalidades em todo o trajeto: câmera de ré com linhas de guia, aplicativo iGO com determinação precisa de toda a rota, CD/DVD Player... Sem falar no consumo de 14,5 a 14,7 km/l com gasolina na estrada obtido em nosso percurso. Assim até dá para relevar a capacidade do tanque de limitados 41 litros.
Para ser mais específico, de acordo com o Inmetro o March obteve as médias de 7,8 km/l com etanol na cidade e 9,7 km/l na estrada. Com gasolina, os números são de 11,7 km/l em percurso urbano e 14,5 km/l em percurso rodoviário. Já o Versa, na cidade, chega a 7,8 km/l com etanol e 11,6 km/l com gasolina, enquanto na estrada o sedan atinge 10,0 km/l com etanol e 14,1 km/l com gasolina.
Assim como o Sentra 2017 e o Fluence GT Line que avaliamos recentemente, o câmbio CVT garante a March e Versa níveis baixos de ruídos e de rotações, sem passagens perceptíveis de marcha e uma suavidade em baixas velocidades digna de deixar os automatizados passarem vergonha. Estas características casam bem com as propostas dos modelos de oferecer bom espaço interno aos passageiros e um nível de equipamentos ainda incomum neste segmento.
No mais, hatch e sedan mantém suas características. O March SL traz rodas de 16 polegadas, ar-condicionado digital com regulagem automática, central Multi-App, airbags frontais, freios ABS com EBD e Brake Assist, revestimentos dos bancos e portas dianteiras em veludo, maçanetas cromadas, aerofólio, faróis e lanternas escurecidos, chave com botões de travamento/destravamento e alarme, faróis de neblina e regulagens de altura da coluna de direção e banco do motorista. Já o Versa Unique vem também com bancos de couro (combinação de material natural e sintético), quadro de instrumentos com graduação da iluminação, entradas USB e auxiliar entre os bancos, abertura do porta-malas pela chave, fixação ISOFIX para cadeirinhas infantis e moldura traseira cromada.
O motor 1.6 com variação contínua da fase da abertura das válvulas, de quatro cilindros e 16 válvulas, rende os mesmos 111 cavalos a 5600 rpm e 15,1 kgfm de torque a 4000 rpm, seja com gasolina ou etanol. Os números da Nissan demonstram desempenho satisfatório: o March realiza a prova de aceleração de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos (ante 9,3 s do modelo manual) - com o CVT, o March SL pesa apenas 999 quilos, 19,5 kg a mais do que com câmbio mecânico. A velocidade máxima dos modelos, assim como a aceleração do Versa (que pesa 1100,5 quilos na versão Unique), não está disponível.
Tanto March quanto Versa CVT chegarão às concessionárias brasileiras a partir da próxima semana. Confira abaixo os valores de todas as versões:
Tabela de preços
March
1.0 Conforto: R$ 38.790
1.0 S: R$ 41.690
1.0 SV: R$ 44.690
1.6 S: R$ 46.190
1.6 SV: R$ 49.290
1.6 SV CVT: R$ 54.090
1.6 SL: R$ 53.590
1.6 SL CVT: R$ 58.390
Versa
1.0 Conforto: R$ 44.690
1.0 S: R$ 47.990
1.6 S: R$ 50.690
1.6 SV: R$ 53.190
1.6 SV CVT: R$ 57.990
1.6 SL: R$ 59.890
1.6 SL CVT: R$ 64.690
1.6 Unique CVT: R$ 66.290
Os modelos contam com 3 anos de garantia, 2 anos de assistência 24 horas e um dos menores custos de manutenção do segmento - R$ 2344 para realizar todas as revisões até os 60 mil quilômetros, com intervalos de 10 mil km ou 12 meses.
Para o March, as cores disponíveis são: Preto Premium, Vermelho Alert, Branco Aspen (sólidas), Prata Classic, Cinza Magnetic (metálicas), Azul Pacific e Branco Diamond (perolizadas), enquanto o Versa dispõe das tonalidades Branco Aspen (sólida), Prata Classic, Preto Premium, Cinza Titanium, Cinza Magnum e Vermelho Malbec (metálicas).
Se esta galeria de fotos dos Nissan Versa e March estiver apreciável, então o frio de SP valeu a pena!
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