Fervilhando de opções, o segmento de sedans médios no Brasil passa a contar com a nova geração do Chevrolet Cruze a partir de junho - praticamente nada sobrou do modelo que chegou ao Brasil em 2011. Do motor 1.4 Turbo ao recheio das versões, passando pelo formato da carroceria que permitiu reduzir o peso em 21% (cerca de 100 quilos), o Cruze mudou por completo, chegando com algumas semanas de antecedência em relação a outro representante do segmento que vai dar o que falar, o novo Honda Civic.
A carroceria possui formas mais fluidas e ligeiramente maiores, carregando os traços da atual filosofia de estilo da Chevrolet: faróis e lanternas mais prolongados, gravatinha na grade superior (não mais entre as aberturas frontais), luzes de LED incorporadas aos faróis (antes ficaram num alojamento adaptado), discreto aerofólio que envolve o brake-light e rodas aro 17'' em todas as versões. O coeficiente aerodinâmico da carroceria (Cx) é de 0,30 e a rigidez torcional cresceu 25%.
Há quatro novas opções de cores - Branco Abalone, Vermelho Edible Berries, Cinza Satin Steel e Preto Ouro Negro - que se somam às tonalidades existentes Branco Summit e Prata Switchblade. A silhueta é inspirada nos "cupês de quatro portas". Com comprimento esticado em 6,2 centímetros (com 1,5 cm de aumento da distância entre-eixos) e altura ampliada em 9 milímetros, a nova carroceria proporciona mais espaço para os ocupantes, ainda que o porta-malas tenha encolhido 10 litros, passando para 440 L.
Há quatro novas opções de cores - Branco Abalone, Vermelho Edible Berries, Cinza Satin Steel e Preto Ouro Negro - que se somam às tonalidades existentes Branco Summit e Prata Switchblade. A silhueta é inspirada nos "cupês de quatro portas". Com comprimento esticado em 6,2 centímetros (com 1,5 cm de aumento da distância entre-eixos) e altura ampliada em 9 milímetros, a nova carroceria proporciona mais espaço para os ocupantes, ainda que o porta-malas tenha encolhido 10 litros, passando para 440 L.
O interior segue a cartilha do Cruze norte-americano, embora não seja rigorosamente igual. O console central foi adaptado para receber o freio de mão e dois porta-copos. Já o acabamento recebeu maior atenção, com materiais agradáveis ao toque. Ao centro do console, uma luz azul de LED corre em volta dos comandos de ar-condicionado. Assim como por fora, quase não há similaridades frente ao Cruze anterior.
O quadro de instrumentos é assemelhado à S10 reestilizada, com caracteres mais legíveis e, ao centro, o computador de bordo (com tela colorida nas versões topo-de-linha de 4,2 polegadas, que traz informações gerais do veículo [pressão dos pneus, vida útil do óleo e distância do carro da frente]; informações de áudio, telefone, GPS e um menu configurável, com opção de indicar a velocidade digital ou a função ECO, para reduzir o consumo de combustível e verificar o rendimento dos últimos 50 quilômetros percorridos). E o novo volante incorpora teclas de atalho à frente e atrás.
Desde a versão LT (R$ 89.990), o Cruze vem com controles eletrônicos de tração e de estabilidade, freios ABS com EBD (distribuição da força de frenagem) e PBA (frenagem de emergência), direção elétrica, luzes diurnas, controlador de velocidade de cruzeiro, ar-condicionado digital, ajuste de altura e profundidade do volante, abertura e fechamento dos vidros pelo controle remoto, tomada de 12 Volts na dianteira e traseira, sistema de atendimento OnStar, revestimentos na cor preta e sistema ISOFIX para cadeirinhas infantis. Este modelo também passa a trazer assistente de partida em ladeiras, monitoramento da pressão dos pneus, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro e o sistema multimídia MyLink com tela sensível ao toque de 7 polegadas.
Na versão LTZ (R$ 96.990, exatamente o preço do Sentra SL), estão disponíveis: airbags laterais e de cortina (totalizando 6 airbags), faróis com regulagem de altura e luzes diurnas em LED, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, revestimentos na cor cinza, abertura das portas por sensor de aproximação na chave, partida por botão no painel e acionamento da ignição pela chave, retrovisores externos com rebatimento elétrico e aquecimento, espelho interno eletrocrômico, multimídia MyLink com GPS, compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay, trazendo tela de 8 polegadas; grade e maçanetas externas cromadas, além de rodas escurecidas.
Já o LTZ+ (R$ 107.450) traz mordomias como banco do motorista com ajustes elétricos, assistente de permanência na faixa (caso a seta não esteja acionada, o ângulo do volante é automaticamente corrigido para acompanhar a faixa de rodagem), alerta de colisão frontal iminente (caso o veículo à frente esteja em uma distância menor que a estabelecida pelo motorista), alerta de veículos em pontos cegos (uma luz alaranjada acende no retrovisor), auxiliar de estacionamento automático em vagas paralelas e perpendiculares, alternamento automático de farol baixo/alto e o carregador de bateria de celular wireless, via indução eletromagnética.
O quadro de instrumentos é assemelhado à S10 reestilizada, com caracteres mais legíveis e, ao centro, o computador de bordo (com tela colorida nas versões topo-de-linha de 4,2 polegadas, que traz informações gerais do veículo [pressão dos pneus, vida útil do óleo e distância do carro da frente]; informações de áudio, telefone, GPS e um menu configurável, com opção de indicar a velocidade digital ou a função ECO, para reduzir o consumo de combustível e verificar o rendimento dos últimos 50 quilômetros percorridos). E o novo volante incorpora teclas de atalho à frente e atrás.
Desde a versão LT (R$ 89.990), o Cruze vem com controles eletrônicos de tração e de estabilidade, freios ABS com EBD (distribuição da força de frenagem) e PBA (frenagem de emergência), direção elétrica, luzes diurnas, controlador de velocidade de cruzeiro, ar-condicionado digital, ajuste de altura e profundidade do volante, abertura e fechamento dos vidros pelo controle remoto, tomada de 12 Volts na dianteira e traseira, sistema de atendimento OnStar, revestimentos na cor preta e sistema ISOFIX para cadeirinhas infantis. Este modelo também passa a trazer assistente de partida em ladeiras, monitoramento da pressão dos pneus, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro e o sistema multimídia MyLink com tela sensível ao toque de 7 polegadas.
Na versão LTZ (R$ 96.990, exatamente o preço do Sentra SL), estão disponíveis: airbags laterais e de cortina (totalizando 6 airbags), faróis com regulagem de altura e luzes diurnas em LED, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, revestimentos na cor cinza, abertura das portas por sensor de aproximação na chave, partida por botão no painel e acionamento da ignição pela chave, retrovisores externos com rebatimento elétrico e aquecimento, espelho interno eletrocrômico, multimídia MyLink com GPS, compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay, trazendo tela de 8 polegadas; grade e maçanetas externas cromadas, além de rodas escurecidas.
Já o LTZ+ (R$ 107.450) traz mordomias como banco do motorista com ajustes elétricos, assistente de permanência na faixa (caso a seta não esteja acionada, o ângulo do volante é automaticamente corrigido para acompanhar a faixa de rodagem), alerta de colisão frontal iminente (caso o veículo à frente esteja em uma distância menor que a estabelecida pelo motorista), alerta de veículos em pontos cegos (uma luz alaranjada acende no retrovisor), auxiliar de estacionamento automático em vagas paralelas e perpendiculares, alternamento automático de farol baixo/alto e o carregador de bateria de celular wireless, via indução eletromagnética.
Todas as versões contam com o novo motor 1.4 Turbo Ecotec, que rende 150 cavalos com gasolina a 5600 rpm e 153 cv com etanol a 5200 rpm. O torque é de 24,0/24,5 kgfm (alcançado em 2100/2000 rotações por minuto, com gasolina e etanol, respectivamente). Dotado não apenas do turbocompressor, como também de injeção direta de combustível, cabeçote com coletor de escape integrado, bloco e cárter de alumínio, comando variável de válvulas e o sistema Stop/Start, que desliga momentaneamente o motor em paradas de trânsito, o Cruze se sobressai em termos de consumo: com gasolina, obtém as médias de 11,2 km/l na cidade e 14 km/l na estrada, enquanto com etanol os resultados são de 7,6 km/l e 9,6 km/l, respectivamente. Uma palpável economia de cerca de 30% em relação ao Cruze anterior.
90% do torque do motor está disponível numa faixa plana entre 1500 rpm e 5000 rpm. O propulsor está aliado ao câmbio automático de 6 marchas com Active Select (trocas sequenciais através da alavanca), basicamente o mesmo utilizado pelo Cruze anterior, porém recalibrado para o novo motor. Além da agilidade (acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 9 segundos), a Chevrolet garante que o modelo 2017 está mais silencioso.
Agora há uma fileira de botões para ativação do OnStar no teto (junto à luz de ativação/desativação do airbag do passageiro frontal), ao invés de estarem diretamente incorporados ao espelho interno. É possível, por exemplo, solicitar a um atendente que encaminhe a localização de determinado ponto de interesse para o GPS do carro, e a orientação é feita por setas na tela do computador de bordo e comandos de voz. No Cruze, é incorporado o alerta de valet (ao ativá-lo, o usuário recebe uma mensagem caso o manobrista se distancie de um raio de 500 metros, sendo possível monitorar o deslocamento do automóvel e saber se ele ultrapassou o limite de velocidade predeterminado, através do app para smartphones).
Ao apertar o botão azul do OnStar, o motorista é conectado a uma central de atendimento humano que oferece serviços como pesquisas na internet, reservas e informações sobre situações de tráfego. Já o botão vermelho serve para emergências (assistência mecânica, elétrica ou médica). Este sistema avisa quando o automóvel está sendo furtado ou envolveu-se em um acidente que resultou na deflagração dos airbags. Pelo aplicativo (disponível para Android e iOS), é possível receber notificações quando o veículo inicia uma nova movimentação, saber qual é a sua localização atual e quando o velocímetro ultrapassar o limite de velocidade determinado. Porém o atendimento gratuito é válido apenas por 1 ano.
O Cruze 2017 está previsto para chegar às concessionárias Chevrolet a partir de junho, para demonstração e test-drive. Em julho começam as entregas aos primeiros pedidos. A garantia do modelo é de três anos.
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