Nova geração do Chevrolet Cruze é lançada na Argentina



Esqueça o Cruze mostrado na China ou mesmo a nova geração apresentada nos Estados Unidos: a segunda geração do sedan da Chevrolet que realmente será comercializada no Brasil é esta, apresentada na Argentina - a fábrica de Rosario (Santa Fe, que produzia o Agile) recebe um investimento de US$ 740 milhões para a produção tanto do novo sedan quanto da futura geração do Sport6, que será apresentado no Salão de São Paulo.



Do Cruze anterior, sobrou apenas o nome: a nova geração conta com uma nova arquitetura, que além de torná-lo mais espaçoso aos passageiros (com distância entre-eixos de 2,70 m), o permitiu ter peso reduzido em nada menos que 113 quilos e aerodinâmica mais apurada. As linhas do novo Cruze seguem o padrão dos novos Chevrolet norte-americanos, como Impala e Malibu: a gravata da Chevrolet passa a estar na grade superior e não entre as aberturas frontais, enquanto faróis (com luzes diurnas de LED) e lanternas ganharam formas mais horizontais e a lateral está mais fluida, com vincos prolongados. O sedan cresceu 6,8 centímetros em largura e está 2,5 cm mais baixo em relação ao modelo anterior.



Estarão disponíveis as versões LT e LTZ, ambas com câmbio manual ou automático, além do LTZ+ (pronuncia-se Plus), unicamente com câmbio automático (nos EUA, o topo-de-linha recebeu o nome Premier). Antes equipado com um motor 1.8 ECOTEC aspirado, o Cruze se rendeu à tendência downsizing, adotando o 1.4 Turbo com injeção direta de combustível e Start/Stop (desligamento automático em paradas de trânsito), mais potente (153 cavalos a 5000 rotações por minuto) e 25,0 kgfm de torque a 2000 rpm. Assim, o sedan automático acelera de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos.



Por dentro, o conceito "dual cockpit" foi mantido, mas o acabamento recebe superfícies suaves ao toque e texturizadas, além de volante multifuncional e bancos revestidos em couro, com 4 ajustes manuais para o motorista e 2 para o passageiro da frente, além de banco traseiro com encosto bipartido nas proporções 60/40.

O novo sistema multimídia MyLink, com tela sensível ao toque de 7 ou 8 polegadas, incorpora Bluetooth, entradas USB e auxiliar, recarga de bateria de celulares (na versão LTZ+) e conectividade com o sistema OnStar de concierge, central de atendimento humano que oferece auxílio em caso de roubo, acidentes e oferece variadas informações aos consumidores.

O novo Cruze traz de série airbags frontais e laterais, freios ABS com distribuição da força de frenagem, controles eletrônicos de tração e estabilidade, cintos de 3 pontos e apoios de cabeça para os cinco ocupantes, fixação ISOFIX para cadeirinhas infantis, alerta do não-afivelamento do cinto para os passageiros dianteiros, travamento das portas em velocidade, luzes de neblina na dianteira e traseira, além de monitoramento da pressão dos pneus.


A versão LTZ possui, adicionalmente, airbags de cortina e sensor de estacionamento dianteiro. Já o LTZ+ vem com alerta de veículos em pontos cegos, monitoramento da distância do veículo à frente, alerta de colisão frontal iminente, assistente de reboque e sistema de estacionamento automático.

Desde a versión LT, o Cruze traz ar-condicionado automático, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, computador de bordo, controlador da velocidade de cruzeiro, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro, entre outros itens. O LTZ vem com luz traseira de cortesia, dois focos de leitura dianteiros, retrovisor interno eletrocrômico, chave presencial com partida por botão, faróis com regulagem de altura manual, sensor de chuva, retrovisores externos elétricos com rebatimento elétrico e aquecimento, além do MyLink com GPS e comandos de voz. Já o LTZ+ traz banco do motorista ajustável eletricamente em altura e partida remota do motor - este último um recurso também presente no LTZ automático.

Na Argentina, o Cruze estará disponível em 6 cores (Abalone White, Summit White, Switchblade Silver, Satin Steel Gray, Edible Berries e Black Meet Kettle), com garantia de 3 anos ou 100 mil quilômetros. A previsão é de que o novo sedan chegue ao Brasil em junho.

Comentários