Ford funde Mustangs 1965 e 2015 para mostrar evoluções


Aberto ao público, o Hall da Fama Nacional dos Inventores (Virginia, Estados Unidos) passa a ser palco de uma curiosa atração: a união de 60% de dois Ford Mustang - ambos conversíveis, um de 1965 e outro de 2015 - para mostrar semelhanças e mudanças que o pony-car apresenta ao longo das cinco décadas.


Os veículos são unidos no comprimento, inclusive no interior, que é funcional. O evento inclui uma homenagem a Henry Ford no Hall da Fama dos Inventores. O Mustang “máquina do tempo” faz parte de uma exposição permanente que celebra o poder da propriedade intelectual no museu do Escritório de Marcas e Patentes dos EUA.


Os visitantes do museu podem sentar em ambos os lados do carro e comparar suas características e detalhes de estilo, do rádio AM, janela manual, ventilação e cintos de segurança de 1965, à tela sensível ao toque do Mustang 2015. No lugar do motor, os alto-falantes comparam o ronco dos motores V8 original e atual em marcha lenta.


A mostra inclui várias patentes do Mustang atual e do carro original. Quando o esportivo da Ford foi lançado, não houve registro de suas patentes de estilo. Só depois que o carro provou ser um grande sucesso – vendendo mais de 1 milhão de unidades em 18 meses – é que as patentes foram consideradas. "Foi tudo tão rápido, desde o projeto à produção do Mustang original, que não foram criadas patentes de estilo na época", diz Chris Danowski, diretor de comercialização de tecnologia e licenciamento de propriedade intelectual da Ford. "No carro atual, só o Mustang conversível 2015 gerou 36 patentes de estilo, que garantem suas características únicas. Ele também tem muitas patentes funcionais para itens como a estrutura dos airbags, Assistência de Emergência e outras.”


A partir de 1965, o Mustang usou mais de 100 patentes da Ford, incluindo detalhes alto-falante traseiro e capota conversível elétrica. Há também funções que depois se tornaram comuns, como a patente 3.271.540 (que representava o pisca com desligamento automático). Já a sexta geração incorporou o primeiro airbag de joelho incorporado ao porta-luvas - que gerou 15 patentes - o controle de arrancada e o banco com almofada patenteada que se ajusta, caso o passageiro esteja levando uma carteira ou celular no bolso da calça.

Comentários

Xracer disse…
Show de bola o carro e as inovações patenteadas, impressionante a evolução do carro ! Um sonho meu de consumo comprar um carro desses ! Valeu pelo post !