Enfim, a nova geração do Audi A4 chega às concessionárias do Brasil com importantes novidades em suas versões Launch Edition (branco, R$ 172.990) e Ambiente (azul, R$ 182.990), ambas equipadas com o motor 2.0 TFSI, turbinado e aliando as injeções indireta e direta de combustível. Do sedan anterior foi mantido apenas o nome; este mês, chega a versão de entrada Attraction (R$ 159.900), e no segundo semestre estarão nas autorizadas o A4 Ambition, equipado com motor 2.0 de 252 cavalos, e a versão station wagon, A4 Avant.
A carroceria possui traços mais contemporâneos e aerodinâmica aprimorada, com Cx de 0,23 (quanto menor o valor, mais reduzido será o arrasto aerodinâmico). Com 4,73 metros de comprimento e distância entre-eixos de 2,82 metros, o novo A4 dá a impressão de que ficou mais largo, com o aumento da área da grade Singleframe e dos faróis (full LED) e lanternas mais afilados. Os vincos no capô, nos para-lamas e nas laterais estão mais encorpados, e os retrovisores passam a ser ancorados nas portas, ao estilo do Audi TT.
A versão Launch Edition traz rodas de liga leve de 17 polegadas, enquanto a versão Ambiente possui rodas aro 18''. Na tampa do porta-malas, o vinco na porção superior cumpre a função de aerofólio e as lanternas (com 48 pontos de LED, cada uma) são prolongadas até próximo ao alojamento da placa. A nova arquitetura modular e a utilização de materiais mais leves e novas tecnologias de construção fizeram com que o A4 2017 ficasse até 120 quilos mais leve, dependendo da versão.
Internamente, o A4 se destaca pelo baixo nível de ruído a bordo e pela modernidade do ambiente. A parte central do painel traz saídas de ar mais horizontais e porção superior macia ao toque. O Virtual Cockpit assume a função de quadro de instrumentos: na tela de 12,3 polegadas de TFT (Transistor Film Technology), as informações podem assumir os modos de visualização clássico (conta-giros e velocímetro ficam maiores, com as demais informações do computador de bordo exibidas ao centro) e "infotainment" (os instrumentos ficam menores para darem espaço a menus, mapa do GPS, telefone, seletor de modos de condução e outros dados (compare abaixo).
Aliado ao Virtual Cockpit está o sistema multimídia MMI e o Head-up Display, que projeta a velocidade e outras informações no para-brisa, dentro da linha de visão do motorista, item incluso no Pacote Tech opcional.
O A4 passa a trazer a interface Audi para smartphones, que integra celulares com sistema operacional iOS em uma interface específica. De série, o sedan traz o rádio MMI plus com GPS e conexão Bluetooth. Como opcional está disponível o sistema de som Bang & Olufsen, com efeito tridimensional, 755 watts de potência e 19 alto-falantes.
Dentro de alguns meses, o A4 passa a trazer o ACC (controlador adaptativo de velocidade) com o Traffic Jam Assist, que pode assumir a direção do veículo em velocidades de até 65 km/h quando o trânsito está congestionado, utilizando-se de sensores de radares e de ultrassom combinados a uma câmera frontal, ajustando a direção e controlando a velocidade de acordo com o tráfego ao redor.
O motor 2.0 TFSI ultra, com 1984 cm³, traz coletor de exaustão integrado ao cabeçote, gerenciamento térmico com válvula rotativa, Audi Valvelift System, taxa de compressão aumentada de 9,6:1 para 11,7:1, válvula de alívio elétrica do turbocompressor e injeção direta e indireta de combustível, entregando 190 cavalos (de 4200 a 6000 rpm) e torque de 31,4 kgfm entre 1450 e 4200 rpm.
Desta forma, o A4 acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e chega à velocidade máxima de 240 km/h. Além disso, o sedan obteve nota A do Inmetro, com 11,0 km/l aferidos na cidade e 14,3 km/l na estrada, sempre com gasolina.
Desta forma, o A4 acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e chega à velocidade máxima de 240 km/h. Além disso, o sedan obteve nota A do Inmetro, com 11,0 km/l aferidos na cidade e 14,3 km/l na estrada, sempre com gasolina.
Já o câmbio é o S tronic de dupla embreagem e 7 marchas, passando a contar com função roda-livre, que favorece a economia de combustível em conjunto com o Start-Stop. O A4 também conta com o Audi drive select, que permite alternar entre cinco modos de condução: Dynamic, Efficiency, Comfort, Automatic e Individual.
A versão Launch Edition traz: seletor Audi Drive Select, Virtual Cockpit, faróis Full-LED com ajuste automático de altura, ar-condicionado automático analógico, start-stop, rodas aro 17'', retrovisores externos eletricamente rebatíveis, sensor de estacionamento traseiro, sistema multimídia MMI com GPS, Bluetooth e interface para smartphones, sensores de luzminosidade e chuva, ajuste elétrico do banco do motorista, lavador de faróis e bancos de couro.
Opcionalmente, o A4 traz ar-condicionado digital com três zonas independentes de temperatura, bancos dianteiros com ajustes elétricos, controle de velocidade de cruzeiro, rodas de 18 polegadas, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e teto solar elétrico, itens disponibilizados no Pacote Plus.
Outros pacotes são o Assistance (inclui os sistemas Audi Pre Sense Rear, Audi Side Assist e a câmera de ré) e o Tech (que reúne o Head-up Display, a chave com dispositivo Keyless-go e o som Bang & Olufsen, com 19 alto-falantes.
Fotos - Audi A4 Ambiente
Fotos - Audi A4 Launch Edition
Bônus: A5 Sportback, S3 Sedan e SQ5
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).