Volkswagen revela T-Prime GTE Concept em Pequim


Que os utilitários esportivos são a bola da vez no mercado automotivo, todo mundo já sabe. A Volkswagen acredita que o segmento de SUVs de grande porte estará em franco crescimento entre 2017 e 2023, projetando crescimento de mercado de 18% na China e até 26% na Europa e Rússia. E as linhas do futuro utilitário da VW que sucederá o Touareg estão explícitas no carro-conceito T-Prime GTE, apresentado no Salão de Pequim (China).


Com conjunto mecânico híbrido, o T-Prime GTE traz motor 2.0 TSI (turbinado e com injeção direta de combustível) que, sozinho, gera 248 horsepower e 37,7 kgfm de torque; aliado ao conjunto elétrico, a força total entregue é de 375 horsepower e nada menos que 71,3 kgfm de torque. Assim, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 6,0 segundos e atinge a velocidade máxima de 223 km/h. Além disso, é possível rodar até 50 quilômetros apenas com a energia das baterias.


O design segue influências de outros conceitos de utilitários da Volkswagen, como o conversível T-Cross Breeze e o Cross Coupé GTE, adotando faróis incorporados à ampla grade, vincos bem definidos por toda a carroceria (pintada na cor Beihai Blue), rodas de 22 polegadas com pneus de perfil 285/40 e lanternas que trespassam a tampa do porta-malas. Construído sobre a arquitetura modular LMB, o T-Prime GTE possui 5,07 metros de comprimento, 2,00 metros de largura e altura de 1,71 metro.


Internamente, o conceito é dominado por telas de alta definição e superfícies sensíveis ao toque, até mesmo para a operação do câmbio automático de 8 marchas. O quadro de instrumentos Active Info Display, de 12 polegadas, exibe as principais informações para o motorista, enquanto a tela central curva de 15 polegadas pode ser comandada por gestos, toques ou comandos de voz. Atrás dos assentos dianteiros há dois tablets com telas de 10,1 polegadas. Em meio a tantos monitores, o teto solar panorâmico é um convite a contemplar a natureza.


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