Não, não foi desta vez que a Toyota melhorou o visual dos Etios Hatch e Sedan... Mas os modelos trazem substanciais novidades na linha 2017: os motores 1.3 e 1.5 Dual VVT-i ganharam potência e torque, sendo que o câmbio manual para a versão 1.5 passa a ser de seis marchas, e o câmbio automático de 4 velocidades passa a estar disponível para todas as versões.
Complementam a lista de boas-novas o quadro de instrumentos digital com visor de 4.2 polegadas – o Toyota Smart Screen – mais equipamentos de série em todas as versões, isolamento acústico melhorado, suspensão e direção elétrica recalibradas e revisões no acabamento interno, que se somam a características como bom espaço interno e baixo custo de propriedade. As vendas iniciam dia 28 de abril.
Em seu lançamento, em setembro de 2012, o Etios era simples de dar pena. Passaram-se os anos e a Toyota promoveu alguns aprimoramentos atendendo aos pedidos dos consumidores, essencialmente inclusões de equipamentos - e no ano de 2015, a marca comercializou 61 mil unidades no Brasil.
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E o Etios Cross possui rodas com estilo diferenciado, costura exclusiva dos bancos, manopla do câmbio revestida em couro e jogo de tapetes com a inscrição Cross.
Os motores 1.3 e 1.5 16 válvulas Flex Fuel passam a ser fabricados nacionalmente, na planta de Porto Feliz (SP). O 1.3 rende 88 cavalos com gasolina e 98 cv a 5600 rpm com etanol - oito cavalos a mais com o combustível vegetal - com torque de 12,3/12,8 kgfm a 4000 rpm - um ganho de 9%.
Já o propulsor 1.5 passa a gerar 102/107 cavalos a 5600 rpm e torque de 14,0/14,4 kgfm a 4000 rpm: uma melhoria de 11% em torque e de 11 cavalos em relação à versão anterior. Ambos trazem bicos injetores dotados de sistema de pré-aquecimento, dispensando reservatório de partida a frio.
O ar-condicionado manual passa a contar com novo software no compressor: assim, após um período constante de uso do equipamento, o sistema é desligado por alguns segundos e religa automaticamente, para não exigir tanta potência do motor e poupar combustível. A direção elétrica progressiva foi recalibrada, mantendo os raios de giro de 4,8 metros no hatch e 4,9 m no sedã, e molas e amortecedores foram recalibrados.
A transmissão automática era a principal reivindicação dos consumidores. Com 4 marchas, traz software de gerenciamento AI Shift Control, que analisa a condição de uso do veículo (ladeiras, trânsito, etc.), a posição do pedal do acelerador e, assim, selecionar e manter a marcha mais adequada. Já nas versões manuais há o IMT, que funciona como um auxiliar de arranque, evitando que o motor "morra" assim que o motorista tira o pé da embreagem para por o carro em movimento. Além disso, foi adotado o acionamento hidráulico da embreagem, adicionada a sexta marcha e ajustada a relação do câmbio para reduzir o consumo de combustível e o nível de ruído em velocidade de cruzeiro.
Todas as versões têm interior predominante em tons escuros, incluindo os revestimentos dos bancos e painéis de porta. O quadro de instrumentos "Toyota Smart Screen" exibe, no lado esquerdo, o velocímetro e o nível do tanque de combustível, enquanto ao lado direito está o conta-giros e o termômetro do motor, exibindo também informações sobre condução, como a marcha usada pelo câmbio automático. Nas versões XS, XLS e Cross, a iluminação "clear blue" pode ser regulada em intensidade.
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Duas cores foram introduzidas – Prata Premium e Cinza Cosmopolita – e se somam às tonalidades Azul Journey, Branco Bossa Nova, Branco Perolizado, Prata Lua Nova, Preto Infinito e Vermelho Fúria.
A Toyota apurou que, do total de clientes que trocaram seus Etios, 65% compraram um zero-quilômetro. Entre outros fatores está o de baixo custo de manutenção: até os 60 mil quilômetros, o custo total com revisões é de R$ 2400.
Tabela de preços
Etios Hatch
X 1.3 manual | R$ 43 990
X 1.3 automático | R$ 47 490
XS 1.5 manual | R$ 48 995
XS 1.5 | R$ 52 495
XLS 1.5 manual | R$ 53 895
XLS 1.5 automático | R$ 57 395
Cross 1.5 manual | R$ 57 395
Cross 1.5 automático | R$ 60 895
Etios Sedan
X 1.5 manual | R$ 48 495
X 1.5 automático | R$ 51 995
XS 1.5 manual | R$ 51 695
XS 1.5 automático | R$ 55 195
XLS 1.5 manual | R$ 56 795
XLS 1.5 automático | R$ 60 295
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