Hyundai HB20 Turbo chega ao mercado brasileiro


A partir de 26 de abril, estará nas concessionárias Hyundai a linha HB20 1.0 Turbo, uma alternativa intermediária entre o modelo 1.0 aspirado e o 1.6 16 válvulas. Com turbocompressor (porém sem injeção direta de combustível), o propulsor está 31% mais potente, com 47% mais torque, aceleração 23% mais ágil, velocidade máxima 13% maior e retomadas de 24% a 30% mais rápidas. Para ser mais específico, o motor Kappa passa a render 98 cavalos com gasolina e 105 cv com etanol, a 6000 rpm, e torque de 13,8/15,0 kgfm de torque já a 1550 rpm.


Disponível tanto para o HB20 Hatch quanto para o Sedan, apenas nas versões Comfort Plus e Comfort Style (excluindo Comfort, Premium, HB20X e R spec), o motor 1.0 Turbo Kappa é como se fosse um "1.4", suprindo a lacuna entre o 1.0 e o 1.6. Com 3 cilindros em linha, 12 válvulas e bloco e cabeçote em alumínio, traz comando de válvulas duplo no cabeçote e variável na admissão, sendo controlado por corrente, e vem com turbocompressor de geometria fixa, com baixa inércia e turbina de 34 milímetros de diâmetro. Seu regime normal de trabalho é de até 230 000 rpm e 1,9 bar.


O motor Turbo também demandou filtro de ar maior, sistema de alimentação de combustível com maior pressão e bicos injetores de maior vazão, nova especificação de óleo (ACEA A5), com volume de 3,5 litros (no 1.0 aspirado, 2,9 L), e o motor utiliza uma nova bomba de óleo de dois estágios. Com mais torque, foram designados novos coxins, bielas e bronzinas. Para arrematar, o câmbio manual passa a ser de seis marchas - as primeiras marchas são mais longas e o diferencial foi alongado em 10%. A embreagem tem agora 215 mm de diâmetro contra os 180 mm anteriores.



A sexta marcha funciona como overdrive, para economia de combustível e redução do nível de ruído: a 100 km/h em 6ª marcha, o motor gira a 2650 rpm (estaria na casa das 3200 rpm se fossem apenas 5 marchas).


Assim, tanto HB20 Hatch quanto Sedan com motor Turbo aceleram de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos com etanol (12,1 s com gasolina). Os tempos de retomada também são iguais para ambos: de 60 a 100 km/h, são demandados 9,8 segundos com etanol e 10,7 s com gasolina. Já para ir de 80 a 120 km/h, são 15,0 segundos com etanol e 16,5 s com gasolina.



A velocidade máxima do Hatch é de 182 km/h com etanol e 178 km/h com gasolina. Por conta da aerodinâmica apurada, o HB20S chega 1 km/h mais longe em ambos os casos, atingindo 183 km/h com etanol e 179 km/h com gasolina. Sem alterações estéticas, a única forma de identificar a versão é pelo logotipo Turbo na tampa do porta-malas.


Já no quesito consumo de combustível, ambos receberam o selo Conpet de eficiência energética nos testes do Inmetro. Com gasolina, o Hatch obtém 11,6 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada; já com etanol, as médias são de 8,2 km/l (cidade) e 10,1 km/l (estrada). O HB20S conseguiu resultados ligeiramente melhores: em percurso urbano, alcança 8,4 km/l com etanol e 11,9 km/l com gasolina. Já em circuito rodoviário, chega a 10,5 km/l com etanol e 15,2 km/l com gasolina.



A lista de itens de série dos modelos é mantida. O HB20 Turbo Comfort Plus, que custa R$ 47 445 na carroceria Hatch e R$ 51 475 na versão Sedan, traz ar-condicionado manual, direção hidráulica, airbags frontais, freios ABS com EBD, fixação ISOFIX para cadeirinhas infantis, vidros elétricos nas 4 portas com função um-toque na descida para o motorista, travas elétricas, retrovisores elétricos com luzes de seta, som blueAudio com comandos no volante, Bluetooth com streaming de áudio e acesso à agenda telefônica e histórico de chamadas, MP3 player, além de entradas USB e auxiliar; computador de bordo com 7 funções (incluindo aviso de manutenção), banco do motorista com regulagem de altura, chave tipo canivete com telecomando, travamento automático das portas a 15 km/h, alarme perimétrico, maçanetas externas e capas dos retrovisores na cor da carroceria, calotas aro 15'', pneus 185/60 e acabamento preto na moldura dos vidros.


Já o HB20 Comfort Style (R$ 51 595 na versão Hatch e R$ 55 225 na versão Sedan) traz adicionalmente: volante com regulagem de altura e profundidade, porta-óculos, alças de teto, rodas de liga leve de 15 polegadas, vidros elétricos com função um-toque para subida e descida (com comando pela chave-canivete), lanternas com estilo interno "Clear Type" e faróis de neblina com projetores. A pintura metálica ou perolizada custa R$ 1100 extras, exceto a cor Prata Sand, sem custo adicional.


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