A nova série especial Connect representa bem as evoluções pelas quais passou o Volkswagen Gol em sua reestilização. Baseada na versão intermediária Comfortline, esta edição traz como diferenciais a cor Azul Lagoon, além de rodas de liga leve de 15 polegadas (com pneus de perfil 195/55), grade em preto-brilhante com friso cromado, maçanetas e capas dos retrovisores na cor da carroceria, faróis de neblina, retrovisores com luzes de seta, nova antena de teto e adesivo "Connect" na coluna C.
As mudanças internamente foram bem mais abrangentes, com o painel renovado e detalhes de acabamento também na cor azul. O volante traz base aplanada e comandos de som e computador de bordo. Bancos e painéis de porta trazem nova padronagem em seus tecidos. Nesta versão, o sistema multimídia Discover Media vem de série - com App-Connect, que permite o espelhamento da tela de smartphones compatíveis (HTC M8, Sony Xperia Z1, ZQ, Z2, Z3, Z3 Compact, Samsung Note 4, Note Edge, S5, S6, Série A, e os iPhones 5, 5C, 5S, 6, 6Plus, 6S e 6S Plus), além de trazer tela sensível ao toque de 6,33 polegadas, GPS, entradas USB, auxiliar e para 2 cartões SD, CD Player, Bluetooth para chamadas telefônicas e streaming de áudio, 4 alto-falantes e 2 tweeters.
Um item muito bem-vindo é o suporte para smartphones, que acomoda qualquer modelo de até 6 polegadas. Um de seus braços é expansível e segura o celular mesmo em pisos irregulares. O aparelho pode ser posicionado na horizontal, vertical, voltado ao motorista ou ao passageiro. E em sua base, há uma entrada USB que pode ser utilizada para carregar o smartphone.
O quadro de instrumentos é diferenciado em relação ao modelo Trendline (veja mais sobre ele aqui). Além dos grafismos concêntricos, a tela do computador de bordo I-System tem caracteres brancos no lugar dos vermelhos, informando sobre consumo instantâneo, dados do GPS, som, telefone, entre outros dados. Já os medidores de nível de combustível e temperatura do líquido do motor são analógicos.
Um item muito bem-vindo é o suporte para smartphones, que acomoda qualquer modelo de até 6 polegadas. Um de seus braços é expansível e segura o celular mesmo em pisos irregulares. O aparelho pode ser posicionado na horizontal, vertical, voltado ao motorista ou ao passageiro. E em sua base, há uma entrada USB que pode ser utilizada para carregar o smartphone.
O quadro de instrumentos é diferenciado em relação ao modelo Trendline (veja mais sobre ele aqui). Além dos grafismos concêntricos, a tela do computador de bordo I-System tem caracteres brancos no lugar dos vermelhos, informando sobre consumo instantâneo, dados do GPS, som, telefone, entre outros dados. Já os medidores de nível de combustível e temperatura do líquido do motor são analógicos.
O Gol Connect vem ainda com ar-condicionado com filtro de poeira e pólen, alarme, direção hidráulica, banco do motorista com regulagem de inclinação, computador de bordo I-System com dicas de como poupar combustível, chave tipo canivete, limpador, lavador e desembaçador traseiro, temporizador do limpador de para-brisa, palhetas do tipo Aerowischer, para-sóis com espelhos e iluminação, porta-revistas nos encostos dos bancos dianteiros, destravamento elétrico da tampa do porta-malas, tomada de 12 Volts no console central, copo removível e travas, retrovisores e vidros (nas quatro portas) elétricos.
Com iluminação, o porta-malas tem a capacidade de 285 litros, com possibilidade de se rebater o encosto do banco traseiro e estepe com dimensões 175/70 com roda de aço de 14 polegadas.
Outra novidade é o motor 1.0 MPI de três cilindros e 12 válvulas, utilizado em versões do Fox e up!, mais leve, sem reservatório para partida a frio e que rende maior potência em relação ao propulsor 1-litro quatro-cilindros: saltou de 72 para 75 cavalos com gasolina e de 76 para 82 cv com etanol, a 6250 rpm. Já o torque é de 9,7 kgfm com gasolina e 10,4 kgfm com etanol, entre 3000 e 3800 rpm.
Assim, o Gol Connect acelera de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos com etanol (12,6 s com gasolina) e chega à velocidade máxima de 170 km/h (168 km/h com gasolina), de acordo com a VW. Esta motorização mostra uma disposição acima da média entre os carros de 1000 cm³.
Ao volante, o Gol continua se destacando pelo bom acerto de suspensão e, em especial, do câmbio manual, de cinco marchas e engates curtos. Há, inclusive, um indicador mais intuitivo de troca de marcha no computador de bordo, que visa poupar combustível. A direção hidráulica facilita a vida nas manobras, ainda que aquém da sensação da assistência elétrica oferecida nos up! e Fox. Com os três cilindros, o hatch ganha desenvoltura, mas lembre-se que ainda é um motor 1.0 ao tentar subir uma ladeira em terceira marcha com o ar-condicionado ligado... O crescimento do porta-luvas em cinco litros proporcionou maior aproveitamento deste espaço - e, para quem não gostou da ideia de pendurar seu celular no alto do painel, o aparelho pode ser guardado mais discretamente no nicho abaixo do comando giratório de ajuste dos faróis (desde que tenha aproximadamente 4,5 polegadas) ou perto das entradas USB e auxiliar no console central.
O Gol Comfortline 1.0 anterior chegava às médias de 11,6 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada, com gasolina no tanque. Já a linha 2017 obteve as médias de 11,9 km/l na cidade e 14 km/l na estrada, também com gasolina. Já com etanol, o modelo Connect alcançou 8,0 km/l em circuito urbano e 9,9 km/l em percurso rodoviário. Seu tanque de combustível tem capacidade de 55 litros e, na balança, o modelo regista 946 quilos.
Assim, o Gol Connect acelera de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos com etanol (12,6 s com gasolina) e chega à velocidade máxima de 170 km/h (168 km/h com gasolina), de acordo com a VW. Esta motorização mostra uma disposição acima da média entre os carros de 1000 cm³.
Ao volante, o Gol continua se destacando pelo bom acerto de suspensão e, em especial, do câmbio manual, de cinco marchas e engates curtos. Há, inclusive, um indicador mais intuitivo de troca de marcha no computador de bordo, que visa poupar combustível. A direção hidráulica facilita a vida nas manobras, ainda que aquém da sensação da assistência elétrica oferecida nos up! e Fox. Com os três cilindros, o hatch ganha desenvoltura, mas lembre-se que ainda é um motor 1.0 ao tentar subir uma ladeira em terceira marcha com o ar-condicionado ligado... O crescimento do porta-luvas em cinco litros proporcionou maior aproveitamento deste espaço - e, para quem não gostou da ideia de pendurar seu celular no alto do painel, o aparelho pode ser guardado mais discretamente no nicho abaixo do comando giratório de ajuste dos faróis (desde que tenha aproximadamente 4,5 polegadas) ou perto das entradas USB e auxiliar no console central.
O Gol Comfortline 1.0 anterior chegava às médias de 11,6 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada, com gasolina no tanque. Já a linha 2017 obteve as médias de 11,9 km/l na cidade e 14 km/l na estrada, também com gasolina. Já com etanol, o modelo Connect alcançou 8,0 km/l em circuito urbano e 9,9 km/l em percurso rodoviário. Seu tanque de combustível tem capacidade de 55 litros e, na balança, o modelo regista 946 quilos.
O Gol Connect 1.0 tem preço de tabela de R$ 45.190, com garantia de 3 anos, e será oferecido apenas nos três primeiros meses de venda da linha 2017, estando disponível também com o motor 1.6 8 válvulas de 101/104 cavalos, por R$ 49.990 (com câmbio manual de 5 marchas) ou R$ 53.290 com a transmissão automatizada I-Motion, também de cinco velocidades.
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