Test-drive: as impressões do Volkswagen Gol Connect



A nova série especial Connect representa bem as evoluções pelas quais passou o Volkswagen Gol em sua reestilização. Baseada na versão intermediária Comfortline, esta edição traz como diferenciais a cor Azul Lagoon, além de rodas de liga leve de 15 polegadas (com pneus de perfil 195/55), grade em preto-brilhante com friso cromado, maçanetas e capas dos retrovisores na cor da carroceria, faróis de neblina, retrovisores com luzes de seta, nova antena de teto e adesivo "Connect" na coluna C.



As mudanças internamente foram bem mais abrangentes, com o painel renovado e detalhes de acabamento também na cor azul. O volante traz base aplanada e comandos de som e computador de bordo. Bancos e painéis de porta trazem nova padronagem em seus tecidos. Nesta versão, o sistema multimídia Discover Media vem de série - com App-Connect, que permite o espelhamento da tela de smartphones compatíveis (HTC M8, Sony Xperia Z1, ZQ, Z2, Z3, Z3 Compact, Samsung Note 4, Note Edge, S5, S6, Série A, e os iPhones 5, 5C, 5S, 6, 6Plus, 6S e 6S Plus), além de trazer tela sensível ao toque de 6,33 polegadas, GPS, entradas USB, auxiliar e para 2 cartões SD, CD Player, Bluetooth para chamadas telefônicas e streaming de áudio, 4 alto-falantes e 2 tweeters.



Um item muito bem-vindo é o suporte para smartphones, que acomoda qualquer modelo de até 6 polegadas. Um de seus braços é expansível e segura o celular mesmo em pisos irregulares. O aparelho pode ser posicionado na horizontal, vertical, voltado ao motorista ou ao passageiro. E em sua base, há uma entrada USB que pode ser utilizada para carregar o smartphone.



O quadro de instrumentos é diferenciado em relação ao modelo Trendline (veja mais sobre ele aqui). Além dos grafismos concêntricos, a tela do computador de bordo I-System tem caracteres brancos no lugar dos vermelhos, informando sobre consumo instantâneo, dados do GPS, som, telefone, entre outros dados. Já os medidores de nível de combustível e temperatura do líquido do motor são analógicos.


O Gol Connect vem ainda com ar-condicionado com filtro de poeira e pólen, alarme, direção hidráulica, banco do motorista com regulagem de inclinação, computador de bordo I-System com dicas de como poupar combustível, chave tipo canivete, limpador, lavador e desembaçador traseiro, temporizador do limpador de para-brisa, palhetas do tipo Aerowischer, para-sóis com espelhos e iluminação, porta-revistas nos encostos dos bancos dianteiros, destravamento elétrico da tampa do porta-malas, tomada de 12 Volts no console central, copo removível e travas, retrovisores e vidros (nas quatro portas) elétricos.


No quesito segurança, o modelo traz de série: airbags frontais, freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem), palhetas dos limpadores do tipo Aerowischer, apoios de cabeça com ajuste de altura para os cinco ocupantes, três alças de teto, cintos dianteiros com pré-tensionadores e limitadores de carga, além de alerta luminoso de frenagem de emergência (ESS).



Com iluminação, o porta-malas tem a capacidade de 285 litros, com possibilidade de se rebater o encosto do banco traseiro e estepe com dimensões 175/70 com roda de aço de 14 polegadas.



Outra novidade é o motor 1.0 MPI de três cilindros e 12 válvulas, utilizado em versões do Fox e up!, mais leve, sem reservatório para partida a frio e que rende maior potência em relação ao propulsor 1-litro quatro-cilindros: saltou de 72 para 75 cavalos com gasolina e de 76 para 82 cv com etanol, a 6250 rpm. Já o torque é de 9,7 kgfm com gasolina e 10,4 kgfm com etanol, entre 3000 e 3800 rpm.

Assim, o Gol Connect acelera de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos com etanol (12,6 s com gasolina) e chega à velocidade máxima de 170 km/h (168 km/h com gasolina), de acordo com a VW. Esta motorização mostra uma disposição acima da média entre os carros de 1000 cm³.



Ao volante, o Gol continua se destacando pelo bom acerto de suspensão e, em especial, do câmbio manual, de cinco marchas e engates curtos. Há, inclusive, um indicador mais intuitivo de troca de marcha no computador de bordo, que visa poupar combustível. A direção hidráulica facilita a vida nas manobras, ainda que aquém da sensação da assistência elétrica oferecida nos up! e Fox. Com os três cilindros, o hatch ganha desenvoltura, mas lembre-se que ainda é um motor 1.0 ao tentar subir uma ladeira em terceira marcha com o ar-condicionado ligado... O crescimento do porta-luvas em cinco litros proporcionou maior aproveitamento deste espaço - e, para quem não gostou da ideia de pendurar seu celular no alto do painel, o aparelho pode ser guardado mais discretamente no nicho abaixo do comando giratório de ajuste dos faróis (desde que tenha aproximadamente 4,5 polegadas) ou perto das entradas USB e auxiliar no console central.



O Gol Comfortline 1.0 anterior chegava às médias de 11,6 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada, com gasolina no tanque. Já a linha 2017 obteve as médias de 11,9 km/l na cidade e 14 km/l na estrada, também com gasolina. Já com etanol, o modelo Connect alcançou 8,0 km/l em circuito urbano e 9,9 km/l em percurso rodoviário. Seu tanque de combustível tem capacidade de 55 litros e, na balança, o modelo regista 946 quilos.



O Gol Connect 1.0 tem preço de tabela de R$ 45.190, com garantia de 3 anos, e será oferecido apenas nos três primeiros meses de venda da linha 2017, estando disponível também com o motor 1.6 8 válvulas de 101/104 cavalos, por R$ 49.990 (com câmbio manual de 5 marchas) ou R$ 53.290 com a transmissão automatizada I-Motion, também de cinco velocidades.



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